Archive for Agosto, 2009

Quem Está – Ajuste Final

Foi efectuado um ajuste final no interface de selecção de falas do Blá, com as seguintes alterações principais:
- foi removido o limite do número de “ignorados”
- a área de lista de nicks foi bastante alargada
- o número de nicks visível foi aumentado
- a função “Ignorar” passou para a direita
- a actualização automática passou para 30s nova caixa falar
- ao actualizar, a lista não “salta”
- foi removido o “scroll” horizontal

Na sequência desta alteração, foi necessário ajustar o posicionamento do menu de funções, que passou para a parte superior.
Ficou um pouco mais “feio” (?), mas acreditamos que os ganhos em funcionalidade, ergonomia e facilidade de utilização serão notórios.

Estas alterações foram colocadas online às 12.50h, pelo que nos minutos seguintes poderão ter ocorrido temporariamente comportamentos estranhos.
Reportem por favor quaisquer problemas que detectem posteriomente.
Divirtam-se…

77 Comments

Salas Privadas Personalizadas

sala privadaDaqui a cerca de 2 meses, com o lançamento do “Passaporte Blá” (o novo sistema de registo de nicks), os utilizadores com passaporte poderão ter uma sala privada personalizada. Está a ser construído um interface público, para que cada utilizador possa criar e personalizar pessoalmente a sua sala.

Este interface será lançado ainda antes do “passaporte”, dentro de dias, e será usado experimentalmente pelos cerca de 40 utilizadores que ganharam salas privadas nas comemorações dos 10 anos do Blá.

Recordamos que, para tal, os premiados deverão indicar-nos previamente o nome pretendido para a sala, pelo que os que ainda não o fizeram (GW, Eu, Man_X, Joana Almeida, Sentada.ao.Luar, An@45, catia, D0rminh0c@, Tigresa, Zed, Dama__cOokie, Princesa_Butterfly, sentada_na_lu@) deverão enviar-nos por email para “10anos@bla.pt” uma lista de 3 nomes possíves.

59 Comments

Envio de prémios “Blá 10anos”

Serão aceites, até à próxima segunda-feira, dia 17 de Agosto, os últimos emails com as moradas dos vencedores dos passatempos levados a cabo nas comemorações do Blá 10 anos.

Os emails deverão ser enviados para 10anos@bla.pt.

Seguirão por correio no decorrer da próxima semana.

19 Comments

Ajustes na caixa “Falar”

Na sequência de problemas reportados por alguns utilizadores acerca do comportamento da caixa “Falar” das salas, foi feita uma optimização da mesma, que esperamos tenha resolvido o problema.
caixa falar
Aproveitando a intervenção, foi efectuada uma alteração do comportamento da caixa “Falar”, que deixa a partir de agora de recarregar em cada fala. Com esta alteração espera-se obter uma ligeira melhoria da experiência de utilização da função “Falar”.

Notem no entanto que não se deve falar com comida na boca nem demasiado depressa… sob pena de nos engasgarmos.

106 Comments

Ajustes no Interface “Quem Está”

Lançadas as duas novas funcionalidades “Listas” e “ Ignorar“, foram corrigidos os problemas detectados. Detalhes no post “UPGRADE ao Blá concluído“. Agradecemos a todos os que prontamente nos enviaram informações sobre os mesmos.

novo selector de conversaAlém das correcções efectuadas, foi feita uma análise à funcionalidade do novo interface de selecção de nicks (caixa “Quem Está”), na sequência da qual foram efectuados os seguintes ajustes em relação ao comportamento inicialmente previsto:

1. Foi aumentado o tamanho de letra do texto nos nicks.
2. Ao clicar num nick na lista, os restantes são automaticamente desmarcados.
3. Para seleccionar múltiplos nicks, usa-se apenas a “checkbox” à esquerda.

Como balanço deste upgrade, após as correcções e ajustes efectuados, parece poder considerar-se que:
- a instalação das funcionalidades decorreu conforme o previsto
- a optimização do motor tecnológico de falas resultou numa melhoria do funcionamento das mesmas e aumento da rapidez do chat para a generalidade dos utilizadores.

A título de reflexão pessoal, uma nota: a função Ignorar foi planeada como apenas mais uma ferramenta, para ser útil em alguns casos pontuais. Não pretende resolver todos os problemas do Blá nem trazer a paz ao Mundo. Mas olhando melhor para ela, quando passar o efeito novidade, nos cansarmos de “experimentar” e começarmos a usá-la realmente… talvez venhamos a concluir que “Ignorar” é uma ferramenta bem mais poderosa do que o inicialmente previsto. O tempo o dirá…

Opiniões e comentários bem vindos, e divirtam-se.

112 Comments

UPGRADE ao Blá concluído

Foi efectuada uma actualização no Blá para instalação das novas funções descritas no post abaixo.
Paralelamente, com esta actualização foi instalada uma nova versão optimizada do motor tecnológico de falas.
É possível que haja durante as próximas horas haja alguma instabilidade no sistema.
Reportem por favor em comments neste post quaisquer problemas que se manifestem.

106 Comments

Novo Blá: dia zero

Concluída há dias a migração do Blá para novos servidores, chegou a hora do novo Blá.

Há umas semanas, iniciámos o desenvolvimento daquele que será, um dia, o “Blá 5.0″.
Foi decidido fazê-lo de forma gradual, evolutiva, ou seja, não ficaremos 5 ou 7 meses à espera de ver nascer o novo Blá. Traçámos um caminho, com a ajuda das opiniões aqui deixadas pelos utilizadores, e vamos percorrer esse caminho vendo nascer o novo Blá à medida que o fazemos.

Na primeira etapa deste caminho, antes de abordar aspectos funcionais ou estéticos, iremos concentrar-nos em aspectos sociais e comportamentais, procurando resolver aqueles que parece claro serem neste momento os principais problemas da comunidade.

Dentro de poucos dias, serão dados os 2 primeiros passos nesse caminho, com alterações importantes no funcionamento do Blá em dois aspectos:
–> Alteração de comportamento do interface “Quem Está”
–> Alteração de comportamento das falas com links.
O passo seguinte, daqui a umas semanas, trará um novo mecanismo / conceito de registo de nicks.
Segue-se abaixo informação importante acerca destas duas alterações. A vossa opinião é bem vinda e o vosso contributo necessário, poderão fazê-lo em comments a este post.

————————————————————————–
ALTERAÇÕES NO FUNCIONAMENTO DO BLÁ:
————————————————————————–

novo selector de conversa1. Alteração de comportamento do interface “Quem Está”

O novo interface de selecção de falas trará as seguintes alterações:
- deixará de ser necessário clicar na tecla “control” para seleccionar múltiplos utilizadores
- para seleccionar um (ou mais) utilizadores, bastará clicar no seu nome ou na checkbox “Falar” à esquerda (max.3).
- tendo múltiplos utilizadores seleccionados, clicar num deles afecta apenas esse utilizador.
- haverá uma 2ª checkbox, com uma nova função: “Ignorar”
- quando se clica na checkbox “Ignorar”, deixamos de receber as falas do utilizador seleccionado.
- quando se clica num utilizador ignorado, voltamos a ler as falas do utilizador.
- de cada vez que usamos a função “ignorar”, os utilizadores na sala são informados de que estamos a ignorar ou a ler o utilizador seleccionado.

A mais importante destas alterações é a nova função “Ignorar”. Uma vez lançada, iremos analisar o seu real impacto na dinâmica da sala. Tem como principal objectivo dotar os utilizadores de um mecanismo de defesa pontual contra quem “incomoda” e estigmatizar quem o faz. Adicionalmente, será mais uma forma de defesa contra os comportamentos residuais de “spam” que ainda se manifestam ocasionalmente.

2. Alteração de comportamento das falas com links

Dois dos problemas “sociais” com que o Blá se debate são, tal como são conhecidos na comunidade, as “espanholas” e os “paus”. São problemas diferentes, com soluções diferentes.
Para tentar endereçar especificamente o problema das “espanholas”, vai ser alterado o comportamento de injecção na sala de falas com links, da seguinte forma:
- quando uma fala contiver um endereço web (http//..) “desconhecido”, o comportamento normal da fala passará a ser NÃO transformar o endereço em link, isto é, não será “clicável”, dificultando aos utilizadores o acesso ao link e tornando menos “rentável” fazer spam de endereços.
- haverá uma “whitelist de domínios”, isto é, uma “lista branca” de endereços conhecidos considerados “bons”, permitindo que se clique normalmente nos links do YouTube, Hi5, Google, etc…
- haverá uma “blacklist de domínios”, isto é, uma lista negra de endereços conhecidos considerados “maus”, que, se enviados para a sala, trarão consequências “desagradáveis” para quem os envia.

Estas duas listas de endereços conhecidos “bons” e “maus” serão mantidas dinamicamente e actualizadas com a ajuda dos utilizadores. Contamos com essa ajuda, desde já.
————————————————————————–

No primeiro comment a este post, são dadas as primeiras sugestões para as listas branca e negra de domínios conhecidos. Façam o favor de enviar as vossas sugestões para a construção das duas listas, bem como quaisquer outros comentários ou opiniões que achem por bem aqui deixar.

170 Comments