Archive for Julho, 2010

Hum… Malaguetas…

Foi lançado e estará em testes funcionais durante este fim de semana um novo modelo de auto-moderação da comunidade, cujos detalhes serão dados a conhecer na próxima segunda-feira.

27 Comments

Testes alargados de balanceamento de tráfego

Os testes de balanceamento de tráfego iniciados a semana passada com as salas Amizade / Esplanada / de Espera foram hoje estendidos a um grupo mais alargado de salas, incluindo a sala AEIOU.
As salas mais sobrelotadas do Blá têm agora um mecanismo de redireccionamento de visitantes. A partir de um certo limite de lotação, os visitantes ao entrar na sala são redireccionados para uma outra sala. Cada sala lotada possui o seu próprio grupo de salas redireccionadas.
Este mecanismo aplica-se apenas aos visitantes, pelo que os registados continuam a poder entrar livremente na sala que pretendem, desde que não esteja esgotada – situação que tenderá a ocorrer menos frequentemente.
Uma vez analisado o efeito deste modelo, cujos objectivos são de ordem técnica, funcional e social, será tomada uma decisão quanto à sua implementação ou não. Deixem por favor as vossas opiniões em comments neste post.

Update, 2010/07/29:
Após análise dos testes em curso e considerando os aspectos detalhados nos comments, a implementação do modelo de balanceamento proposto, nos actuais moldes, está suspensa.

11 Comments

Finalmente… os Portapegs!

Uma ideia antiga do Blá está finalmente disponível: a possibilidade de guardar e/ou mostrar mais do que uma só foto no Cartão de Visita de Guru.

Com os novos Portapegs hoje lançados, tal é finalmente possível.

Um guru que tenha um Portapegs no seu nick, pode agora guardar até 10 fotos e escolher quais as que quer mostrar, sem ter que deitar fora a foto anterior quando quer aparecer de cara lavada.

Ao consultar um cartão de visita de um guru, o Portapegs é identificado por uma pequena barra abaixo da foto, com o número de fotos que pode… ahem… cuscar.

E ainda… os Kinocárdios !

Além dos novos Portapegs, os gurus encontram agora também na loja dos nicks os fantásticos Kinocárdios, que quando activados num cartão permitem ao guru mostrar fotos animadas.

Com os Kinocárdios, o Blá passa assim a permitir o formato “gif animado” na foto de cartão. E temos a certeza de que rapidamente os gurus o usarão para mostrar toda a sua criatividade e (quase sempre) o seu bom gosto.

Então um bom fim de semana para todos!

21 Comments

Testes de balanceamento de tráfego em curso

Está em período de testes nas salas Amizade, De Espera e Esplanada um novo modelo de balanceamento de tráfego aplicável a visitantes.
O novo mecanismo procura gerir o excesso de lotação de algumas salas, redireccionando para salas alternativas os visitantes que cheguem a uma sala sobre-lotada ou esgotada.
Assim, neste período de testes, quando a sala Amizade estiver acima de determinada lotação, os visitantes são redireccionados para a sala De Espera ou Esplanada, até se atingir um ponto optimo de distribuição.
Caso o impacto do modelo seja positivo, o mesmo poderá vir a ser aplicado à sala AEIOU e/ou a outras salas que dele possam tirar partido.
Divirtam-se…

5 Comments

Kudos por Multibanco

Por sugestão de diversos gurus que nos contactaram nesse sentido, foi acrescentada a opção de carregamento rápido da carteira por Multibanco. Os gurus que não tenham PayPal ou forma de carregar por QuickPay podem agora acrescentar Kudos à sua carteira usando esta opção.

7 Comments

Indigestão com leite e vodka em Chrome

Foi identificado um problema com utilizadores do browser “Chrome” que provocava a sua saída involuntária (seguida de entrada como “visitante”) ao aceitar as bebidas “um copinho de leite” e “uma garrafa de vodka“.

O problema em causa foi corrigido, pelo que os utilizadores do referido browser podem agora aceitar sem problemas estas ou qualquer outra das fantásticas bebidas vitaminadas que lhes são oferecidas.

As nossas desculpas aos utilizadores afectados, a quem agradecemos que façam o favor de pedir / aceitar as referidas bebidas e confirmar por email ou em comments neste post se o problema está resolvido.

Divirtam-se … com moderação :-)

9 Comments

Ajuste no funcionamento do scroll das falas

Entre outros ajustes, foi hoje implementado um novo mecanismo de “scroll” das conversas nas salas. Com o novo método de “scroll”, o “deslizamento para cima” das falas é mais suave e deixa de acontecer em “saltos bruscos”. A alteração será mais visível nas salas mais cheias, sendo agora mais fácil clicar nos links (nicks dos utilizadores, “ignorar também”, aceitar bebida, etc) no meio das conversas.
Enviem pf o vosso feedback ou reportem quaisquer anomalias que detectem, em comments neste post.

Update, 16/09: foi identificada uma anomalia na nova função de scroll que provoca que em algumas situações pontuais, alguns utilizadores não consigam entrar com os seus nicks registados. A função foi temporariamente inactivada, e será reposta assim que for encontrada forma de não provocar o efeito referido.

15 Comments

¿Y sus vitaminas, con o sin hielo?

Tenemos nuevos fresquitos en Blá. Weeee!

A partir de hoy pueden entonces deliciar-se con los nuevos sabores vitaminados :shock: que el Barman del Blá nos sirve: leche, Puerto, mojitos, vodka, rum…

Y tal como lo habíamos prometido, hoy hay una rodada grátis de todas las bebidas, entre las 8 y las 9 de la noche.

30 Comments

E agora algo completamente diferente



Com o calor que tem feito, era inevitável: abriu hoje a nova Esplanada do Blá.

Para abrir a Esplanada em grande, temos bar aberto! A partir de hoje, todos os gurus podem oferecer e aceitar bebidas diversas: chá, café, cerveja, tequilla… e outras que amanhã estarão disponíveis.

Divirtam-se então… mas com moderação, porque beber em excesso pode ter consequências inesperadas!

21 Comments

Medidas importantes na dinâmica do Blá

O Blá tem 11 anos e alguns dias. Ao longo deste tempo, todos nós percebemos que neste espaço de convívio há “coisas bonitas” e “coisas más”. Uma destas “coisas más” é o fenómeno que ficou conhecido na comunidade como a “praga dos paus na web”. Não é fácil combater esta praga. Foram sendo tomadas medidas técnicas pontuais, de eficácia relativa.

Mas hoje é dia de declarar “guerra” sem quartel a esta praga. Para tal, foram tomadas 3 medidas radicais (duas de carácter técnico e uma de carácter “social”) que damos a conhecer abaixo. São medidas violentas, com as quais queremos passar uma mensagem muito clara a todos os “paus na web” que nos visitam: não são bem vindos!

Medida 1: “Algoritmo Natural de Truncagem Impercetível Parcial de Arrobas e Urls” :roll:
O mecanismo de falas foi ajustado de modo a que, quando um utilizador envia uma fala que contenha uma expressão que seja identificada como um endereço de email/msn, a sua fala apenas é lida pelo próprio e pelo utilizador a quem se dirige.

Medida 2: Sala de acolhimento para lista negra de nicks
Os visitantes que entram no Blá numa sala com mais de 1 pessoa, usando um nick que contenha uma expressão que esteja presente numa nova “lista negra de palavras não aceitáveis para nicks”, são desviados para uma sala especialmente concebida para os acolher, e onde todos nós desejamos que sejam muito felizes.

Medida 3: Mecanismo simplificado para “Ignorar por Recomendação”
O mecanismo de ignorar foi ajustado de modo a que, quando um utilizador é ignorado, a notificação da acção nas falas contenha um link que permita aos restantes utilizadores presentes “Ignorar Também“, de forma simplificada e imediata.

Esta medida 3 é a de “caracter social”. É um apelo que hoje aqui lançamos a todos os utilizadores que querem construir um Blá melhor: vamos criar uma nova tradição no Blá!

O Blá tem muitas tradições castiças e originais. Hoje, propomos que seja o primeiro dia de uma nova tradição, a de que quando alguém ignora um utilizador com comportamento indesejado ou nick inaceitável.. a sala toda o faça também! E portanto, seja o primeiro a ignorar um utilizador indesejado. Mas se não for… ignore também!

E com tal tradição, estaremos a passar uma mensagem muito clara: queremos que o nosso Blá seja um espaço de convívio saudável, divertido e amistoso, e estamos dispostos a fazer por isso!

75 Comments

Novo logotipo, nova sala aeiou e outras novidades

1. Blá adopta novo logotipo

Nasceu hoje um novo logotipo do Blá, o terceiro na sua história, e com ele uma nova estética para a sala principal. O novo logotipo inspira-se no “balão” usado no logotipo AEIOU recentemente adoptado e em relação aos anteriores opta pela simplificação. As linhas são mais “clean”, o Blá Blá Blá Blá dá lugar ao… Blá Blá.

2. Novo carregamento rápido de kudos

Dada a grande popularidade que as “Prendas do Blá” rapidamente atingiram, diversos gurus manifestaram necessidade de uma forma de carregamento que fosse mais simples e totalmente anónima.
Nesse sentido, foi hoje lançada uma nova modalidade de carregamento rápido de kudos na carteira: o Quick Pay . Com esta opção, os gurus podem carregar instantaneamente 500 kudos, no máximo uma vez por dia, com um simples telefonema (apenas rede fixa Portugal Telecom, Ar Telecom, Oni), por 2€+IVA.

3. Upas aos visitantes

Foi identificado corrigido um problema no script que elimina sessões activas antigas que provoca que, em determinadas circunstâncias pontuais, um visitante presente numa sala saia involuntariamente, no momento em que entra um outro visitante, que assume o seu número. As nossas desculpas a todos os visitantes inocentes que, nas últimas semanas, sem ter sido expulsos e sem saber porquê, se viram a olhar para a entrada da sala.
O problema está em resolução resolvido.

Na próxima semana haverá mais novidades, até lá.. divirtam-se!

19 Comments

Portanecos já disponíves!

portanecos

A pedido de muitas famílias, foi hoje lançado o novo Portanecos. Este fantástico e mui útil objecto tornou-se essencial à vida no Blá, em particular para quem já tem o seu cartão recheado de Fiorinas, Bládios e Tokens.

Assim, com o novo Portanecos, todos os gurus podem guardar as suas prendas, deixando à vista apenas as que quiserem mostrar.

O Portanecos está disponível na Loja dos Nicks, mas para assinalar o seu lançamento, o Bladimir resolveu oferecer um Portanecos a cada guru que já tenha recebido pelo menos uma prenda. O Portanecos de cada um estará guardado no Alforge do Passaporte, e terão que o activar escolhendo o nick em que pretendem usá-lo.

A partir de agora, quando um guru receber uma prenda num nick que tenha Portanecos, e a recusar, a prenda fica automaticamente guardada no Portanecos. Os gurus que “acidentalmente” tenham recusado prendas, se activarem o Portanecos no nick que as recebeu, encontram as prendas recusadas guardadas no Portanecos.

9 Comments