Archive for Agosto, 2010

Ajustes e correcções diversas

Foi identificado e corrigido um problema que impedia o envio de notificações por email. São agora novamente recebidas no email do passaporte as notificações de acções como receber prendas, registar nicks, etc.

Foi alterado o mecanismo de geração de referências Multibanco do carregamento de kudos de modo a gerar referências únicas para um dado par “passaporte / montante”

Foram alteradas as permissões de OP de Salamia. A acção de expulsar de um OP tem agora apenas efeito na Salamia em causa.

8 Comments

E por fim as Salamias!


Estão desde hoje disponíveis no Mercado do Blá as novas Salamias: as salas pessoais dos gurus do nosso chat.

Com uma das novas Salamias do Blá, o dono da sala poderá:
- ser “admin” da sua Salamia
- configurar a sua Salamia:
- -> definir a lotação da sala
- -> se é aberta a visitantes ou só para registados, etc
- manter a sua Salamia “privada”, ou
- -> dá-la a conhecer ao mundo propondo-a para as salas VIP
- convidar amigos para serem OPs da sua Salamia
- usar o Pantografador para decorar a sua Salamia:
- -> escolher as cores
- -> escolher uma imagem de fundo
- -> definir transparências, etc

Alguns detalhes e notas de interesse:

1. as Salamias estão disponíveis na Loja das Salas do Mercado

2. ao comprar uma sala, o guru propõe 3 nomes para validação
- nomes de salas publicas ou pessoais que já existam são automaticamente removidos da lista proposta

3. o guru escolhe também se quer, caso nenhum dos nomes seja aceite, que “o bladimir escolha um nome” ou que lhe sejam devolvidos os kudos

4. a validação posterior dos nomes propostos terá em consideração o teor dos mesmos, o seu caracter genérico ou não, e a eventual compatibilidade com nicks registados

5. após a validação do nome, a Salamia fica acessível na área “Salas” do menu “Passaporte”

6. a configuração da Salamia está acessível clicando no seu nome na lista de Salamias aprovadas

7. apenas o admin da salamia a pode propor para as salas VIP e convidar OPs para a sala

8. a decoração da Salamia será sujeita a verificação caso seja proposta para sala VIP

9. os utilizadores que anteriormente ganharam salas decoradas como prémio Blá 10anos têm já a sua Salamia activa

Oportunamente, caso seja necessário, será dada informação adicional acerca das novas Salamias, e eventualmente um Manual de Instruções do Pantografador.

Então assim sendo, divirtam-se… numa Salamia por aí! :-)

46 Comments

Salas VIP e Favoritas: recolha de opiniões

Dentro de algumas horas, será lançado o sistema de Salas Pessoais personalizadas. Na altura, serão eventualmente feitos alguns ajustes ao Mapa de Salas lançado há 8 dias, em função das opiniões entretanto recebidas.
Gostaríamos de colocar à vossa consideração os seguintes aspectos:

1. Salas VIP: foi sugerido por alguns utilizadores que “salas VIP” é um pouco “pomposo” e que talvez fosse mais apropriado usar a designação “salas GURU”. Qual a vossa opinião?

2. Salas Favoritas: alguns utilizadores sugerem que se as salas só aparecem a registados, e são para estar “sempre à mão”, deveriam estar acima do mapa de salas oficiais e não abaixo. Que vos parece? As Favoritas são de facto úteis? Deveriam aparecer acima das salas normais?

Enviem por favor as vossas opiniões por email, ou em comments nest post, e divirtam-se.

P.S.: Quando for lançado o mecanismo de Salas Pessoais, os gurus que há um ano ganharam salas pessoais como prémio nas actividades de comemoração dos 10 anos do Blá terão as suas salas já associadas ao seu passaporte.

22 Comments

Correcções efetuadas em IE

Foram identificados problemas pontuais que afectavam utilizadores com algumas versões do browser Internet Explorer, impedindo o correcto funcionamento dos seguintes mecanismos:
- “atirar Malaguetas”, concordar / discordar com malaguetas atiradas
- definir salas favoritas do passaporte
- votar nas Salas VIP
Os referidos problemas foram corrigidos. Caso identifiquem problemas adicionais, reportem por favor em comentários neste post.

15 Comments

As novas salas Blá – Parte 1: o Mapa


Foi lançado o novo mapa de salas do Blá, ou seja, a estrutura das salas que se encontram nas páginas de entrada de cada sala.

O Mapa do Blá tem algumas diferenças relativamente ao actual e traz algumas novidades, entre as quais:
- organização visual das salas principais em “grupos de salas” (1)
- o regresso das salas “mundo” (5)
- a criação do conceito de “4 salas de entrada”
- o desaparecimento do “gizmo” de navegação
- 2 áreas novas de salas escolhidas pelos gurus. (2)(3)

As salas principais do Blá (1) ficaram agora “arrumadas” em 4 grupos de salas e visualmente organizadas de forma a que seja mais fácil encontrar a sala que se pretende.

Os 4 grupos de salas são encabeçados por 4 salas de acolhimento:
- aeiou
- Vida
- Tempo
- Portugal

A sala “Tempo” é uma sala um pouco diferente :-)

Ao chegar ao Blá, os utilizadores são recebidos aleatoriamente por uma destas 4 salas, podendo escolher então a sala que pretendem. Este sistema substitui o modelo de balanceamento testado há dias sem sucesso.

O “gizmo” (a “bola de navegação”) desaparece e é substituído pela caixa de entrada rápida “mudar / criar sala” que conhecemos do interior das salas (4)

Os gurus passam a ter uma área nova de salas “Favoritas” (2), onde podem ter sempre à mão as salas que mais visitam, as suas salas especiais, e brevemente as suas salas pessoais.

Cada guru pode assim escolher, no link “Salas” do seu Passaporte, até 8 salas favoritas que apenas são vistas por si próprio. Naturalmente, um visitante ou um guru que esteja com o passaporte fechado não vê esta área.

E finalmente, a grande novidade: a secção de Salas VIP (3). Este grupo de salas é escolhido pelos gurus, num sistema de “votação em leilão mensal”.

Qualquer guru ou grupo de gurus pode propor uma sala para votação, e as salas mais votadas num dado mês aparecem na secção de salas VIP.
Assim, salas que não se encontram neste momento no mapa principal poderão ganhar o seu lugar no mapa. Por exemplo a Abobrita poderá ver regressar a sua sala Casino – se mais alguns gurus concordarem e votarem na sala.
E daqui a mais alguns dias, quando finalmente nascerem as “salas pessoais”, o admin (dono) de uma sala pessoal (ou os OPs da sala, se o admin tiver convidado OPs) poderão propor a sua sala, tê-la visivel no Mapa, e criar a sua própria comunidade no Blá.

Mas esse já é assunto para outro dia, provavelmente para um “As novas salas Blá – Parte 2: Salas Pessoais” que brevemente vos trará mais novidades.

Até lá… divirtam-se.

46 Comments

Saldos de Quarta-Feira: Portapegs

Tendo em consideração os gurus que têm manifestado interesse no Portapegs mas têm poucos kudos disponíveis, esta quarta-feira é dia especial de saldos: Portapegs a 100 kudos!

Entretanto, os refrescos que ultimamente têm animado as salas foram normalizados: todos a 10 kudos. Divirtovsky… moderovsky!

6 Comments

(Quase) Tudo Sobre Malaguetas

Foi desenvolvido e posto em prática um novo modelo de moderação auto-controlada de comunidade no Blá: o sistema de Malaguetas.

A essência do modelo pode ser resumida desta forma:

- um guru que tenha malaguetas pode “atirá-las” a outro guru
- os restantes gurus presentes podem concordar ou discordar
- para concordar ou discordar não é preciso malaguetas
- se gurus suficientes concordarem, o guru salpicado será expulso
- as malaguetas atiradas “gastam-se”
- um guru que discorde faz gastar mais malaguetas a quem atirou
- concordar ou discordar não tem nenhum efeito em quem o faz
- atirar malaguetas, concordar e discordar são acções anónimas.

Depois de nas ultimas semanas terem sido abordados alguns aspectos de moderação de comunidade relacionados com visitantes, esta nova funcionalidade dá resposta a uma necessidade manifestada pela maioria dos gurus: poderem, em circunstâncias excepcionais, agir também perante comportamentos impróprios de um ou outro guru, em salas sem OPs ou na sua ausência.

Tal como no caso dos pontos de moderação de visitantes, o princípio das Malaguetas é baseado na moderação auto-controlada: a capacidade de agir gasta-se se o fizermos.

Porém, ao contrário da moderação de visitantes, a capacidade de moderar gurus será escassa. As Malaguetas serão um bem precioso, distribuídas com parcimónia, por um algoritmo semi-automatizado que procurará inferir, a partir de múltiplos critérios de análise da actividade regular e antiguidade de um utilizador, se o mesmo deve ter Malaguetas, e quantas. Ocasionalmente, o referido mecanismo entrará em acção e fornecerá malaguetas a alguns utilizadores: umas vezes a uns, outras vezes a outros, umas vezes 1 ou 2, outras vezes mais algumas.

Durante as próximas semanas o modelo estará em análise e a quantidade global de malaguetas disponíveis no sistema será regulada para que se atinja o ponto óptimo que na astrofísica tem o nome de Princípio de Cachinhos Dourados: nem tão longe que seja demasiado frio, nem tão perto que não se aguente o calor. Haja vida no Blá, e divirtam-se!

53 Comments