Archive for Setembro, 2012

Aviso: Fim do coiso conhecido como ‘Ocultos’

Há cerca de 3 anos foram introduzidas no Blá algumas melhorias importantes, baseadas em diversas funcionalidades de filtragem e optimização de cadência das falas dos utilizadores.

Estas funcionalidades tinham como objectivo eliminar ou reduzir dramaticamente, com uma abordagem técnica simples, alguns dos males que na altura afligiam o Blá: o ‘spam’, muito ‘spam’, ‘spam’ que enchia as salas com lixo nas falas.

Os gurus mais antigos lembrar-se-ão das ‘espanholas’, dos ‘paus’, e daquelas figurinhas de texto em forma de barco à vela com que alguns utilizadores se ‘divertiam’ a encher as salas. Esses comportamentos, de uma forma ou de outra, foram sendo eliminados do Blá.

Mas o Blá é uma comunidade viva, uma força incontrolável, com utilizadores engenhosos e motivados, capazes de encontrar soluções imprevistas e usos inesperados para qualquer função que o Blá ofereça.

Foi assim que, primeiro discretamente e depois de boca em boca, uma das funções pensadas há 3 anos como ferramenta anti-spam, passou a ser usada como forma de teclar em privado com um utilizador sem sair da sala: o coiso conhecido como ‘ocultos’.

No Blá sempre optámos por não facilitar que utilizadores que estejam numa sala pública, falem em privado entre si. Quem quiser privar, vai para uma sala privada. Quem quiser estar numa sala pública a ler o que os outros escrevem, tem que escrever para todos lerem.

Sendo esse o espírito do Blá, desde sempre os gurus encontraram forma de privar nas públicas, fosse com os messengers, fosse agora com os ocultos. Não vem daí grande mal ao mundo.

Acontece no entanto que se tornou nos últimos tempos claro e incontornável que a função ‘ocultos’ tem sido usada frequentemente como uma forma intolerável de interacção não solicitada, de agressão escondida que dá cobertura a comportamentos indignos.

Coisas dessas acontecem muitas vezes no Blá, sem que nada possamos fazer. Neste caso, podemos.

Vamos ‘acabar com os ocultos’.

Os ocultos acabarão na 2ª feira, dia 1 de Outubro. Da alteração é dado conhecimento antecipado para que quem usa ‘ocultos’ de forma inofensiva não seja apanhado desprevenido em situações desagradáveis.

E se as ‘espanholas’ regressarem, que venham daí. Sempre fazem menos mal que o que se faz com os ‘ocultos’, e depois tratamos delas de novo, de outra forma qualquer.

Olé!

38 Comments