Archive for Fevereiro, 2013

Aviso: ajuste no sistema de expulsões de OPs eleitos

A partir da próxima rotação de OPS eleitos, às 12h de Quinta-feira dia 28, será efectuado o seguinte ajuste no sistema de expulsões de OPs eleitos:
Quando um OP eleito expulsa um guru ou visitante, o expulso e a sala são informados da expulsão, sendo indicado como seu autor o nick mais votado do OP, independentemente do nick com que o OP se encontre presente na sala.

214 Comments

Hoje é Quinta-Feira

Parabéns aos 91 OPs eleitos que mantiveram o voto dos gurus da sua sala e continuam em funções. Boa sorte aos 14 novos OPs que hoje foram eleitos.

15 Comments

OPs eleitos entraram em funções

 

Nos últimos 7 dias, 973 velhos gurus cinco estrelas exerceram o seu direito de voto na sala ou salas em que o podiam fazer.

Foram entregues 871 votos em 53 salas que podiam ter OPs.

Às 12h de hoje, os primeiros 105 OPs Eleitos do Blá iniciaram os seus mandatos.

 

Os OPs hoje eleitos passam a ter, na(s) sala(s) em que o são, as seguintes funções activas:

ø WALK: Um OP de uma sala pode entrar nessa sala mesmo que a mesma esteja esgotada.
ø TALK: Um OP de uma sala pode dirigir-se em privado, anonimamente, a um utilizador presente na sala. A fala apenas é vista pelo destinatário, e aparece identificada como sendo do Bladimir.
ø KICK: Um OP pode convidar qualquer dos presentes a sair da sala. Ao contrário dos OPs ‘nomeados’, a expulsão por OPs eleitos é pública: todos os presentes na sala são informados de que o nick x foi expulso pelo OP y.

Um OP eleito em qualquer momento para uma sala saberá que o é se, depois de fazer ‘login’, encontrar à entrada o botão ligeiramente maquilhado: ‘ ø ENTRAR

 

Os OPs agora eleitos terão toda a liberdade de usar, ou não, estas funções. A identidade dos OPs eleitos nunca será tornada pública pela administração do Blá. Cada um decidirá se dá ou não a conhecer as suas funções, por palavras ou actos. Quem nunca disser que é OP e nunca agir como tal, nunca o terá sido.

 

Não há nenhuma regra ou manual de conduta que a Administração do Blá possa ou queira hoje transmitir aos novos OPs eleitos.

Apenas deixamos o que será o ‘ethos’ dos OPs eleitos:

Quem bem sempre fizer, nunca será demais.
Quem mal fazer quiser, uma vez pode ser jamais.

 

Os OPs eleitos não têm mandato com tempo certo. A votação é um processo contínuo. Em qualquer altura em que possa votar numa sala, um Guru pode votar, mudar ou retirar o seu voto.

Às quintas-feiras, o Bladimir contará os votos válidos no momento e identificará quem são os novos OPs Eleitos do Blá. Alguns manterão os seus votos e as suas funções na sala. Outros, terão dado o seu lugar a novos OPs eleitos. Compete aos velhos gurus cinco estrelas escolher quem querem que sejam os OPs das suas salas.

 

Resta-nos assim, aos eleitos e a todos os que com o seu voto contribuem para um Blá melhor, dar os nossos Parabéns.

85 Comments

Sistema de eleição de OPs, Fase 1, lançado

Está desde ontem a funcionar, em modo experimental, a primeira fase do novo sistema de eleição de OPs do Blá. Neste momento decorrem as votações, daqui a uns dias serão apurados os primeiros OPs de cada sala.

Nesta fase, os Gurus com passaporte >1 ano e pelo menos 1 nick 5* que o sistema identifique como sendo gurus de uma sala podem votar num guru de entre os que o sistema tenha identificado que possam ser Ops dessa sala.

Havendo alguns gurus com dúvidas pertinentes acerca do modo de funcionamento do sistema, aqui ficam alguns esclarecimentos importantes:

 

1. Quem pode votar e ser eleito

Parece ter passado despercebido que o principal critério para se poder votar / ser eleito não é ter passaporte 1 ano e nicks 5 estrelas. É ser Guru da sala em que se vota.

Ou seja: um Guru de n anos/5* pode votar e ser elegível numa sala, mas não noutra. Um guru antigo que não tenha tido participação recente numa sala, não é Guru da sala.

A questão fundamental é portanto: o que é ser Guru da sala?

Genericamente, o sistema identifica, num dado período de tempo, quem são os utilizadores com participação activa numa determinada sala. De todos os gurus com participação activa, os 60% com ‘mais participação activa’ são eleitores da sala. Os 20% com ‘mais participação activa’ pode ser votados. A identificação da ‘participação activa’ pelo sistema é feita com um algoritmo complexo, que não tem nada a ver com o sistema simples de atribuição de pontos para estrelas. Ter participação activa numa sala não é entrar e sair, estar plantado na sala, ou dizer disparates. O ‘Bladimir’ é meio estúpido, mas está um pouco mais esperto nesta tarefa de identificar ‘os gurus da sala’.

Este sistema não faz um ‘juízo de valor’. Um Guru com boa participação numa sala pode não ser elegível num dado momento porque nessa sala nesse momento há muitos muitos gurus com ‘mais participação recente na sala’.

Assim, a ‘administração’ do Blá não tem qualquer papel na identificação dos gurus que podem votar, nem na eleição dos OPs. O sistema identifica quem pode votar numa sala, e quem pode votar escolhe os seus OPs.

O sistema, como todas as máquinas, é meio estúpido, mas é completamente cego em relação a nicks, surdo a pressões e matematicamente justo nas escolhas que faz. Sendo imperfeito, é  melhor que a alternativa: escolhas feitas ‘pela administração’, que é ‘presa por ter cão e por não ter’, por fazer e não fazer, e que, dizem, faz escolhas ‘duvidosas’ com critérios falíveis.

Ao longo das próximas semanas iremos analisando resultados e ajustando o algoritmo de identificação de gurus da sala. O Bladimir irá ‘aprendendo’ a identificar melhor os Gurus das salas.

 

2. As listas estão ‘em construção’. Sempre.

O sistema de identificação de Gurus é completamente dinâmico, estando em permanência a analisar a participação recente dos gurus nas salas e a actualizar as listas de eleitores / elegíveis. Um guru que hoje vota numa sala, amanhã ou para a semana pode não ser eleitor. Um Guru que hoje até pode votar numa sala (está nos 60% com mais participação) pode não aparecer na lista de elegíveis, porque não está nos 20% com mais participação. Mas amanhã ou depois pode já aparecer na lista, ou porque ‘aumentou a sua participação’, ou porque alguns dos que estavam na lista participaram menos.

Poder votar e poder ser eleito não é um estatuto eterno e permanente, é um estado temporário que podemos manter ou perder. É o estado de quem participa, enquanto participa.

 

3. Os OPs não são eleitos para sempre

Não há  hora certa para votar nem dia certo para ser eleito. A votação é um processo permanente. Numa dada sala, um Guru que num dado momento possa votar, ‘entrega o seu voto’ a um dos gurus que podem ser eleitos. Num dado momento, são OPs da sala os gurus elegíveis que tenham mais votos ‘depositados’ por gurus eleitores da sala.

Os votos entregues pelos eleitores contam para a votação dos elegíveis enquanto e sempre que num dado instante o eleitor e o elegível o sejam. Em qualquer altura em que possa votar, um eleitor pode mudar o seu voto para outro elegível, ou votar em branco. Se não o fizer, o seu voto continua entregue.

 

4. Um passaporte, uma sala, um voto

Um Guru que possa votar entrega o seu voto nessa sala apenas a um nick elegível. Se ‘clicar noutro nick’ está a mudar o seu voto nessa sala. O nick que estiver ‘selecionado’ em qualquer altura é o ‘voto actual’ do Guru.

Um Guru pode votar em mais do que uma sala (se for Guru da Sala em mais do que uma) mas em cada sala só pode votar num elegível de cada vez.

 

5. Vários nicks, um passaporte, um OP.

O sistema identifica os passaportes que podem votar, e os nicks que podem ser eleitos. Os eleitores votam em nicks, e os passaportes são eleitos OP.

Assim, um Guru que consiga numa sala ter participação activa suficiente com mais do que um nick, pode ter mais do que um nick na lista de elegíveis. Para a identificação do OP eleito, contam os votos depositados em todos os nicks elegíveis do mesmo passaporte.

 

6. Intervenção da administração no processo

A ‘administração do Blá’ não tem qualquer  intervenção na identificação dos eleitores ou elegíveis. Num dado momento, qualquer Guru que cumpra os requisitos ‘técnicos’ (1 ano, 5 estrelas, participação) pode aparecer na lista. E pode ser votado. A escolha é dos eleitores, compete-lhes escolher bem.

O critério ‘nunca ter sofrido nenhuma acção sancionatória grave por parte da administração do Blá’ referido no post ‘OPs eleitos: como vai ser‘ não impede o Guru de se ser eleitor, ou ser elegível, apenas de ter as funções OP activas se for eleito. A administração não vota, veta.

 

Nas últimas horas diversos Gurus levantaram a mesma questão: “sou 5 estrelas (no Blá e não só!) há muito tempo e o meu nick não aparece nos elegíveis / não posso votar. Porquê ??”

Os esclarecimentos acima pretendem principalmente responder a esta questão, mas a resposta num par de palavras poderá ser apenas esta: “Neste momento.

Nos próximos dias traremos a este post quaisquer esclarecimentos adicionais que possam ser úteis. Comentem aqui por favor as vossas dúvidas, sugestões e críticas construtivas.

 

E assim… calma, serenidade, fé no Bládimir… e divirtam-se ! rolleyes

 

 

44 Comments