Novo: Sistema de Mensagens do Blá


Foi esta tarde activado o Sistema de Mensagens do novo Blá.
Esta funcionalidade permite aos utilizadores com Passaporte consultar rapidamente, sem sair do Blá, os títulos das mensagens recebidas no endereço de email do seu passaporte.

Os emails relacionados com registo de nicks, ou quaisquer assuntos da vida do Blá, são agora enviados apenas para o email do Passaporte do utilizador, e estão assim acessíveis de imediato dentro da sala.

Este mesmo Sistema de Mensagens será também a base de uma nova funcionalidade, a lançar futuramente, que permitirá a um utilizador com Passaporte receber mensagens de outro utilizador, sem ter que divulgar o seu email.

Bom fim de semana, e divirtam-se…

———————————————————-
P.S.: Nota acerca de passaportes e nicks registados
Desde o lançamento do Blá foram registados 3691 passaportes, aos quais estão associados já cerca de 8500 nicks registados. Há 312 passaportes pendentes ou com problemas e cerca de 500 passaportes activos mas ainda sem nicks associados.
Qualquer utilizador que esteja neste momento com dificuldades com o seu passaporte ou respectivos nicks, e que não as resolva consultando o Manual de Instruções do Passaporte, deverá enviar um email para passaporte@bla.aeiou.pt, descrevendo o mais detalhadamente possível o problema em causa e indicando o passaporte e/ou nicks afectados.

  1. #1 by pedro at Maio 13th, 2010

    Nas salas a função mensagens esta desativada como funciona agora ?Faz falta activar a dita cuja e ja peca pela demora. É so isto.tks

  2. #2 by Xanuca at Maio 11th, 2010

    cada vez percebo menos disto..e a culpa é do Bládas!

  3. #3 by PiQenu at Abril 30th, 2010

    Claro,resumindo somos nós que estamos a fazer crescer o blá. No entanto, todos e como qualquer coisa precisa de beneficios. E eu,falando por mim claro estarei aqui para me juntar á equipa .

    By – PiQenu®

  4. #4 by Dama__coOkie at Abril 29th, 2010

    Ai, ainda não vi se os meus subiram.. *.*

    Obrigadinha :p

  5. #5 by Dama__coOkie at Abril 29th, 2010

    Não acho normal reclamarem o preço de um simples SMS. Se há dinheiro para pagar a internet, há certamente 20 centimos que sejam, no telemóvel, para enviar a tal SMS de registo do Passaporte.

    O que não concordo é termos que pagar para conseguir kudos. Há outro modo de ganhar os mesmos, kick? Ou os utilizadores com passaporte que quiserem usufruir das novas funcionalidades do blá – como por exemplo o “Mercado” – terão que pagar €’s? (Tenho andado com esta dúvida.)

    :) *

    • #6 by Semteklar at Abril 29th, 2010

      Os kudos ganham-se com o tempo também..
      Quem espera sempre alcança…
      Se não lhe apetece esperar,
      carregue aqui a sua carteira:

      Acho que é com o tempo, os meus têm “subido”..lol

    • #7 by lol at Maio 2nd, 2010

      Não acho normal reclamarem o preço dos kudos. Se há dinheiro para pagar a Internet, há certamente dinheiro suficiente, seja onde for, para comprar os ditos kudos.

      :P

  6. #8 by Bombeiro20 at Abril 28th, 2010

    Boa tarde.

    Estou de boca aberta com o que consigo ler aqui..
    Essa da mensagem então é que foi o cumulo da…
    Vejo aqui muitos a falar, e a pensar em ajudar quem nos da a liberdade de usar esta forma de convivio?
    Meus deus

    Cumprimentos,

    Bombeiro20

  7. #9 by AkeleRapaz at Abril 27th, 2010

    Boa noite.
    Antes de mais quero definir aqui 2 termos para que percebam melhor o que vos quero transmitir. Antigamente a autenticação no Blá era feita com uma combinação nickname-password, vou referenciar esse tipo de conta como conta-nickname. Depois da última actualização a autenticação passou a ser feita com a combinação passaporte-password e vou chamar a essa combinação de conta-passaporte.
    Há uns 3 ou 4 anos atrás PAGUEI 2€ por uma conta-nickname e utilizei-a até à implementação da última actualização. Com a chegada da nova actualização essa conta ficou INUTILIZÁVEL porque agora a autenticação é feita utilizando o sistema conta-passaporte.
    Os responsáveis pelo Blá implementam uma interface mais atractiva e funcional, que confesso gostar, mas não se deram ao trabalho de dar uma conta-passaporte a quem já tinha uma conta-nickname registada, a quem já tinha PAGO por uma (ou mais) contas-nickname. Não houve nenhum processo de conversão.
    Em vez disso disponibilizaram uma página para que os utilizadores PAGASSEM NOVAMENTE para se registarem utilizando o novo sistema (conta-passaporte). A nova página reduz o custo para o registo de novos nicknames, o que é bom. Contudo, os utilizadores veteranos do Blá, aqueles que possuíam uma conta-nickname têm que PAGAR NOVAMENTE por uma conta-passaporte se quiserem VOLTAR A SER gurus e garantir a sua identidade.
    Contactei-vos várias vezes mas a senhora Renata Castro não responde directamente às perguntas que coloco. Em vez disso pede-me para visitar este blog para mais informações. Corrijam-me se estou errado, ou se estou a ser injusto ao pensar que fui vítima de uma injustiça.
    Atenciosamente
    AkeleRapaz

    • #10 by kick at Abril 28th, 2010

      Caro AkeleRapaz,

      Permita-me que o congratule pelo raciocínio, que apenas peca por ser baseado em 2 premissas completamente falsas.

      Em primeiro lugar, o envio de um SMS de validação no Blá nunca custou 2€. Nem há 3 anos, nem há 4 anos, nem nunca. Os SMS de validação foram sempre de valor normal, nunca foram de valor acrescentado. Custam 0€, ou 12 cêntimos, ou o que quer que seja que a sua operadora lhe cobre para enviar um SMS normalíssimo.
      Portanto, ou está a fazer confusão com algum serviço de toques daqueles que todas sabemos com funcionam, ou com alguma linha de valor acrescentado, ou com outra coisa qualquer que lhe tenha custado 2€.
      Ou então, aconselho-o vivamente a mudar de operadora, ou de plano tarifário.

      Em segundo lugar, é errado da sua parte considerar que ao enviar um SMS (de 12 cêntimos, ou grátis) está a PAGAR um serviço ao Blá.
      O custo do SMS de validação (se existir) não reverte, no todo ou em parte, para o Blá. O Blá não recebe nenhuma percentagem das receitas que o SMS geram, que são da operadora. Explicando melhor: o Blá ganha 0 (ZERO) com o SMS de validação. Se lhe custar 2€, mude de operadora, mas o Blá ganha zero. Se lhe custar 12 cêntimos, o Blá ganha zero. E se enviar o SMS lhe custar zero, o Blá ganha, adivinhe… ZERO.

      O SMS não é, nem nunca, foi um “pagamento de serviço” do Blá, e é uma distorção demagógica (ou ingénua) afirmá-lo.

      O SMS é a forma que o Blá usa para validar certos serviços, por motivos funcionais. É um custo funcional, que pode existir ou não, e não tem nada a ver com o Blá. Não é um pagamento.

      Se um utilizador quiser visitar o Blá, paga (ou não) o PC que usa, paga (ou não) electricidade para o ter ligado, paga (ou não) para aceder à Internet. Paga mais de electricidade se estiver mais tempo no Blá. Paga menos se estiver menos. O Blá não tem nada a ver com isso. Nem com o custo do SMS de validação, se houver.

      Penso que esta explicação responde clara e directamente às perguntas que colocou à Renata, e que terá portanto condições para concluir se está ou não a ser injusto nas considerações que teceu. Caso tal não se verifique, terei concerteza oportunidade de encontrar forma de o esclarecer melhor.

  8. #11 by Black.Ice at Abril 27th, 2010

    Serenna cusca

  9. #12 by Chrissy at Abril 25th, 2010

    Serenna cuskaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa :lol:

  10. #13 by Serenna at Abril 25th, 2010

    Ahhhhhhhhh……bjinhos:)*******

  11. #14 by Serenna at Abril 25th, 2010

    E eu aki…………..a kuskar :p

  12. #15 by PalavraSoltas at Abril 25th, 2010

    Kick

    Agora sim…fiquei mais esclarecida.
    Grata :-)

  13. #16 by Puma at Abril 25th, 2010

    Meus amigos,

    Deixem o papel de criticar e de ovelha negra para mim.

    • #17 by SemTeklar at Abril 25th, 2010

      Nah.. nem penses, para ti deixo do santinho do blá em 2007, agora já não sei..E fazes bem. :)

    • #18 by Puma at Abril 25th, 2010

      Como assim já não sabes?

    • #19 by Semteklar at Abril 25th, 2010

      Já não sei se és santinho como antes ou não.

    • #20 by Puma at Abril 27th, 2010

      Enquanto não perder a única coisa que ainda tenho (a minha manita) serei sempre um santinho…

  14. #21 by Solaris at Abril 24th, 2010

    A culpa é do kick (mas ele vai negar tudo!) :-p

  15. #22 by Dama__coOkie at Abril 24th, 2010

    SemTeklar :
    Sim porque eu fiquei muito nervoso e tal..LOL
    Só respondi o que achava, não estive nervoso em momento nenhum..Mas parece que alguém fica ao me ler, mas isso opah..TEMOS PENA.
    Nunca gostei de me ” comer e calar”.

    Nem eu como e calo… Por isso é que dei a minha opinião. :p

  16. #23 by Dama__coOkie at Abril 24th, 2010

    SemTeklar :

    Solaris :SemTeklar, vou contar-te uma história,
    “era uma vez dois burros que se chamavam primeiro e Segundo. Os dois íam, muito carregados, por campos alagados a pensar numa maneira de se livrarem das cargas que hes punham o dorso em carne viva. O burro Primeiro, como transportava sal, resolveu rebolar-se na água para se aliviar da carga, já que o sal se dissolve na água. E assim foi, o burro Primeiro, depois de muito rebolar na água, conseguiu livrar-se da carga toda.Ao ver o seu amigo aliviar a carga, o burro Segundo não pensou duas vezes e imitou-o. Contudo não resultou, já que o burro Segundo transportava esponja e, esta, com a água duplicou o seu peso!”
    Moral da história: Imitar ou aceitar o comportamento de alguém só porque é bonito, está na moda ou nos dá jeito pode trazer-nos alguns dissabores! Pensa nisto, rapaz!

    Historias conta aos teus putos para dormir,ok?
    O meu comentário não tinha mal nenhum e começam com coisas porquê?Eu não preciso de dar graxa, não gosto da arte de “sapatos” a minha arte é outra..
    Essa história do burro pareceu-me que tu eras o “segundo burro”, sim porque eu não vou por modas nem nada disso.Apenas gostei e disse que não gostei, também não gosto que um nick tenha a possibilidade de falar para ele mesmo e no entanto dá para o fazer..
    E é assim se existe alguém que já criticou muito fui eu, e caso não saibas até sem nicks já fiquei ok?Depois sou eu que dou graxa ou serão vocês ?Agora não critico porque gosto!
    Por dar a minha opinião é dar graxa?
    Parece-me que ficam irritadinhos com os meus comentários, não gostam não os lêm..E se os meus comentários fossem assim tão maus seriam apagados por o “moderador” do blog que tem poder sobre o que é comentado aqui.
    Dispenso histórias que têm criticas por tras, CRITIca logo sem ser por histórias, tal como eu o fiz.
    Mal educado não é quem diz vai-te foderE sim quem o faz de outras formas!
    Os santinhos estão no céu, não estão no chat..

    Não fiques nervoso que isso faz-te mal… Olha as rugas.. :p

    • #24 by SemTeklar at Abril 24th, 2010

      Sim porque eu fiquei muito nervoso e tal..LOL
      Só respondi o que achava, não estive nervoso em momento nenhum..Mas parece que alguém fica ao me ler, mas isso opah..TEMOS PENA.
      Nunca gostei de me ” comer e calar”.

  17. #25 by Solaris at Abril 24th, 2010

    SemTeklar, deixa-me dar-te um abraço, rapaz! :-)

    Ah, e sou de facto o segundo burro… Aliás, deixa-me ser os dois burros, posso?

    Sabes que não te quis chamar nada – a fábula tem a ver com a necessidade de encontrarmos o nosso próprio caminho!

    Fica bem, amigo!

    Um abraço! :-)

    • #26 by SemTeklar at Abril 24th, 2010

      Se tiver dificuldade em encontrar um caminho compro um gps, decerteza me irá indicar o mais curto. :-)
      E claro que podes ser quantos burros quiseres, até podes ser mais coisas que não vou dizer.
      Se quiser ler fábulas vou pesquisar..
      Deste a entender que eu só comentei aquilo porque os outros comentaram, se subires esta página vais ver que fui o #5 a comentar a favor, logo seria impossivel eu ter seguido o caminho dos que são a favor.
      Se fui o primeiro, teria mais sentido terem eles seguido o meu caminho..
      Eu é raro comentar no blog sobre se gosto ou não gosto a maior parte dos meus comentários são a tentar ajudar quem tem dificuldades,devias andar mais atento… Quando ao abraço odeio cinismo, e acaba aqui as respostas.Deixa os abraços para as meninas. :)

  18. #27 by SemTeklar at Abril 24th, 2010

    Solaris :SemTeklar, vou contar-te uma história,
    “era uma vez dois burros que se chamavam primeiro e Segundo. Os dois íam, muito carregados, por campos alagados a pensar numa maneira de se livrarem das cargas que hes punham o dorso em carne viva. O burro Primeiro, como transportava sal, resolveu rebolar-se na água para se aliviar da carga, já que o sal se dissolve na água. E assim foi, o burro Primeiro, depois de muito rebolar na água, conseguiu livrar-se da carga toda.Ao ver o seu amigo aliviar a carga, o burro Segundo não pensou duas vezes e imitou-o. Contudo não resultou, já que o burro Segundo transportava esponja e, esta, com a água duplicou o seu peso!”
    Moral da história: Imitar ou aceitar o comportamento de alguém só porque é bonito, está na moda ou nos dá jeito pode trazer-nos alguns dissabores! Pensa nisto, rapaz!

    Historias conta aos teus putos para dormir,ok?
    O meu comentário não tinha mal nenhum e começam com coisas porquê?Eu não preciso de dar graxa, não gosto da arte de “sapatos” a minha arte é outra..
    Essa história do burro pareceu-me que tu eras o “segundo burro”, sim porque eu não vou por modas nem nada disso.Apenas gostei e disse que não gostei, também não gosto que um nick tenha a possibilidade de falar para ele mesmo e no entanto dá para o fazer..
    E é assim se existe alguém que já criticou muito fui eu, e caso não saibas até sem nicks já fiquei ok?Depois sou eu que dou graxa ou serão vocês ?Agora não critico porque gosto!
    Por dar a minha opinião é dar graxa?
    Parece-me que ficam irritadinhos com os meus comentários, não gostam não os lêm..E se os meus comentários fossem assim tão maus seriam apagados por o “moderador” do blog que tem poder sobre o que é comentado aqui.
    Dispenso histórias que têm criticas por tras, CRITIca logo sem ser por histórias, tal como eu o fiz. :-)
    Mal educado não é quem diz vai-te foderE sim quem o faz de outras formas!
    Os santinhos estão no céu, não estão no chat..

  19. #28 by Solaris at Abril 24th, 2010

    Chissy,
    foi implementado no blá um novo sistema de consulta directa do correio electrónico que recebes no teu email do xekmail (domínio @aeiou.pt) – esse que registaste aquando da criação do teu passaporte. Podes encontrar essa funcionalidade se clicares no separador “mensagens” na aba do lado direito da sala de chat onde estiveres.
    Em relação ao novo sistema de envio de mensagens de correio electrónico “user to user” isso ainda há-de ser implementado… Brevemente o kick irá fornecer-nos informações mais precisas sobre essa funcionalidade… Digo eu!

    :-)

    • #29 by Chrissy at Abril 24th, 2010

      Bigada,essa parte da consulta direta eu ja tinha percebido,as duvidas eram,são,em relaçao a enviar e receber mensagens. Não seria nada agradavel começar a recebe-las de cada doidinho que as quisesse enviar :lol:
      De qualquer modo,grata pela pronta resposta :)

  20. #30 by Chrissy at Abril 24th, 2010

    Bem,então é assim… Sinceramente ainda não percebi como conseguirei mandar mensagem a um determinado utilizador através do Xekmail…
    Não encontrei opção que me permita faze-lo apenas através do nick …
    Depois… Tambem não encontrei o local onde definir de quem ou se desejo receber mensagens de alguem que desconheça…
    Sinceramente,estou completamente a anhar em relaçao a tudo isto…
    Se alguem tiver a amabilidade de me explicar eu agradeço :)

  21. #31 by Dama__coOkie at Abril 24th, 2010

    Assim ainda julgam que ambos fazemos parte de um complô contra o blá, ó Solaris… :)

    • #32 by Solaris at Abril 24th, 2010

      Não!
      Tu sabes bem o quanto gosto do blá… e sabes que me preocupo e que tento ajudar! Se temos um conluio este será, não contra o blá, mas a favor dele e daquilo que representa! Este chat é uma paixão para mim…
      E tu, sempre correcta e atenta, és uma presença necessária porque impões imparcialidade nas tuas atitudes… Pudesse o Kick (O tal sr. Armando que não conheço) ter no chat mais gente como a operadora Yawn, Dama_coOkie e outros tantos tão giros, a trabalhar com alegria para todos nós!

      (e não, também não te conheço!) ;-p

  22. #33 by Dama__coOkie at Abril 24th, 2010

    Oh minha gente, vamos lá ver.. (Isto vai p’r'aqui um monte de graxa que só visto, enfim…)

    Em primeiro lugar, quem falou no caso dos Op’s fui eu. Porque sou uma, e há imensos registados que procuram a ajuda de Op’s (a minha inclusivé), e não acho correcto disponibilizarem o meu e-mail, ainda que “indirectamente”, para que qualquer utilizador com Passaporte entre em contacto comigo. Eu se quiser ser contactada, dou o meu gmail, como faço muitas vezes, e recebo lá alguns mails com as ditas “queixas”.
    Parafraseando o Solaris, eu não sou adivinha… Se podemos então escolher se queremos ou não ser contactados pelos restantes utilizadores, fico então mais descansada. :) Mas o kick devia ter explicado à partida esses pormenores – que só por acaso até são importantes – no post.

    Não estou aqui para dar.. (como é a palavra…) graxa! :) Quando não gosto, digo que não gosto. Quer os outros aprovem ou não. Não tenho que concordar com tudo o que o Armando – e restante administração – decide ou deixa de decidir. Felizmente ainda há alguma liberdade de expressão, e eu aproveito a minha ao máximo. Não tenho que ir atrás feita cordeirinha.

    Mais a mais, acho que é para isso que este blog foi feito.. Para revelar as novidades, e para expormos as nossas opiniões. Ou estou errada, kick? :)

    Certamente quando leram este post sobre os mails, muitos dos utilizadores pensaram como eu, mas nem se dão ao trabalho de comentar. (E se calhar é o que devo começar a fazer, uma vez que aqui é tudo do lado do Boss, e ninguém se dá ao trabalho de o contrariar. Deve ser para não parecer mal, fazerem boa figura.)

    Acho que é tudo. Se me lembrar de mais alguma “fita”, eu venho p’r'aqui vender peixe. :)

    Fiquem todos bem. *

    • #34 by Solaris at Abril 24th, 2010

      SemTeklar, vou contar-te uma história,

      “era uma vez dois burros que se chamavam primeiro e Segundo. Os dois íam, muito carregados, por campos alagados a pensar numa maneira de se livrarem das cargas que hes punham o dorso em carne viva. O burro Primeiro, como transportava sal, resolveu rebolar-se na água para se aliviar da carga, já que o sal se dissolve na água. E assim foi, o burro Primeiro, depois de muito rebolar na água, conseguiu livrar-se da carga toda.
      Ao ver o seu amigo aliviar a carga, o burro Segundo não pensou duas vezes e imitou-o. Contudo não resultou, já que o burro Segundo transportava esponja e, esta, com a água duplicou o seu peso!”

      Moral da história: Imitar ou aceitar o comportamento de alguém só porque é bonito, está na moda ou nos dá jeito pode trazer-nos alguns dissabores! Pensa nisto, rapaz!

  23. #35 by Solaris at Abril 24th, 2010

    Ora vamos lá ver, quer-me parecer que estamos a descontextualizar isto tudo: eu não sou Operador (ou moderador, ou seja o que for que lhe chamem), não quero ser nem nunca fui convidado para tal! Só escrevi a minha opinião… :-p

  24. #36 by Solaris at Abril 24th, 2010

    Bom, isso dos “estrelados de primeira” constroi-se com o tempo! E é muito tempo (anos e anos de dia e de noite) a colaborar na construção deste chat; portanto, nada mais há a dizer em relação a este assunto.

    Caríssimos,
    no que à mensagem diz respeito, a minha intenção primeira – aquela que realmente tinha em mente – era a de alertar para um grave problema de privacidade que daí poderia advir: é que a postagem do kick não menciona tudo (e tão pouco sou um mestre nas artes da adivinhação – outros o serão, eu não!); daí o meu desconforto. Agora que o esclarecimento levantou a ponta do véu, e sendo certo que haverá nessa futura funcionalidade a possibilidade de permitir (ou não!) esse envio directo de mensagens, fico mais descansado. Assim, acreditem, não me custa aplaudir e aceitar de bom grado mais esta inovação, desde que me seja permitido impedir que “estrelados” – sejam eles de primeira ou de segunda (até podem vir das distritais) – me invadam a caixa de entrada com aquelas mensagens tão cheias dessas conversas interessantes que tantas vezes, vós como eu, lemos na sala de chat!

    Cumprimentos!

    • #37 by SemTeklar at Abril 24th, 2010

      Por acaso concordo com o BlaBlando,e se te “indentificaste” com o comentário dele..
      não é por andares aqui ha mais tempo que queira dizer que as tuas sugestões sejam melhores que de um utilizador que frequenta isto ha menos tempo que tu, isso é para primeiro..
      E se és OP e não gostas de receber queixas ou é porque andas prai a expulsar a toa ou não sei..
      Com as criticas é que deviam melhorar, em vez de existir um manual para noobs sobre o Passaporte devia de existir um manual para os noobs dos Ops.
      Se os OPs queixam-se tanto de serem criticados é porque secalhar nem o sabem ser..
      Logo se dá tanto incomodo ser op não sei porque aceitaram ser..
      “Os meninos das estrelinhas têm a mania” dito por não registados.. :p

  25. #38 by Tiago at Abril 24th, 2010

    Gostei da ideia e ainda mais da explicação.

    Parece estar tudo planeado ao milímetro :D

    Que venha o novo sistema de mensagens do Blá !

  26. #39 by BlaBlando at Abril 24th, 2010

    Tambem concordo.

    Tenho aqui amigos ao lado que se riram com algumas afirmações escritas :)

    Então os Ops não desejam receber queixas?
    Foram muitos anos a precisar deles,sem praticamente actuarem….concordo,de preferencia que os E-Mails sejam “directos”façamos uma comunidade para n se depender mais de “estrelados” de primeira:)

  27. #40 by Di@bo at Abril 24th, 2010

    Concordo Kick,a maioria tem o xekemail só para passaportes,mandem sim,agora tambem reclamam por tudo e por nada e logo EX Ops tststssttstst

  28. #41 by Sol_@ at Abril 24th, 2010

    “Tudo o que exige uma mudança ‘radical’ é criticado, mesmo sem conhecimento total da causa”

    Bom.. Adorei a ideia.
    Estou plenamente de acordo com o “ti”

  29. #42 by ManuGuna at Abril 24th, 2010

    De facto ,parece-me uma boa ideia,é de salutar.O que gostaria de saber era se o envio de emails terá uma eficácia imediata,por exemplo mandar um email e passado sei lá 20 segundos a pessoa em questão receberia esse email,se fosse assim (coisa que duvido,mas prontos só vendo para crer como Jesus no Benfica loooooool) já não era necessário trocar de sala para teclar algumas poucas palavras esporádicas com pessoa X ou Y ,se fosse assim era um processo veloz e simples de contactar diversas pessoas espalhadas ao longo das salas de blá,criando uma comunicação momentânea,Passar bem ;) [[[[]]] e mu@@@@@

  30. #43 by kick at Abril 24th, 2010

    Caros,

    Obviamente que o sistema de envio de mensagens entre utilizadores com passaporte estará associado à definição prévia das preferências pessoais de cada um.

    Será opcional se as queremos ou não receber de todo, se apenas queremos receber de um determinado grupo de contactos (nomeadamente, da nossa … err… trança pessoal… :shock: ). E querendo receber, poderemos gerir uma lista de exclusões. E haverá mecanismos de moderação para evitar spam…

    As mensagens entre utilizadores serão uma ferramenta útil para quem vive o Blá, não uma praga como as habituais dos Facebooks e afins.

    Para quem não tenha reparado, as antigas “Mensagens” do Blá anterior (a “lateral”, como lhe chamavam), desapareceram misteriosamente do novo Blá. R.I.P.
    Por um motivo simples: não estava a servir os propósitos para os quais tinha sido concebido, em 2003, e estava a causar mais dano do que benefício. Mas tinha de facto 2 propósitos funcionais :
    1. permitir que os utilizadores enviassem “pregões e declarações” para a sala, como forma de exprimir e registar publicamente as suas opiniões
    2. permitir que um utilizador deixasse na sala uma mensagem tipo “estive aqui e não te encontrei” dirigida a alguém de quem não tivesse contacto alternativo.

    Este novo Sistema de Mensagens não tem nada a ver com a anterior “lateral”, mas pensamos que a ideia das mensagens directas entre utilizadores é o substituto natural da função “estive aqui” do antigo sistema. E queremos que este Blog assuma, de forma saudável e construtiva, o papel de espaço de expressão dos utilizadores – como agora mesmo aconteceu com os comments acima.

    Permitam-me entretanto uma nota: a troca de mensagens entre utilizadores nunca seria um problema de privacidade (o nosso endereço do passaporte nunca é conhecido dos outros); poderia ser um problema de “intrusão não desejada”, se não fosse opcional e parametrizável. Pelo contrário, será uma forma de aumentar a privacidade, permitindo que os utilizadores troquem contactos sem necessidade de “divulgar o seu email”.

    E… se o envio de mensagens directas entre utilizadores resultar bem, se o sistema se tornar de facto a forma preferencial de contacto entre os verdadeiros utilizadores do Blá… se deixarmos de ter necessidade de trocar emails no Blá… então talvez, apenas talvez, tenhamos aberto o caminho para poder intervir “tecnicamente” numa das praga do Blá: então, se e talvez, a verdadeira utilidade do novo Sistema de Mansagens teria sido… permitir acabar com os paus, webs e outros que tal.

  31. #44 by SemTeklar at Abril 24th, 2010

    Eu concordo, a maioria apenas tem o xekmail por causa do passaporte, logo é um mail mais “alternativo” e exclusivo para o chat.
    Só vão ler as mensagens se quiserem..
    Se não apaguem..mesmo sem ler.
    Mas para evitar que muitos gurus que não querem ser chateados por outros gurus.. sim porque ler um mail incomoda imenso.. ir ao chat já não, poderia haver a opção de “este utilizador não está a permitir mensagens privadas” ou seja a pessoa teria a opção de poder escolher se recebe essas tais mensagens ou não.E ficam todos felizes para sempre..ehehehe.

  32. #45 by PalavraSoltas at Abril 24th, 2010

    Kick

    Acho interessante esta possibilidade de consultar o meu email sem sair do Blá :-)

    Quanto a receber emails de utilizadores desconhecidos…também não concordo :-)

  33. #46 by Dama__coOkie at Abril 24th, 2010

    Kick, não achas isto de mais? Quer dizer então que posso receber e-mails de qualquer utilizador que tenha passaporte. Não acho correcto… Nem como guru, nem como Op.. Agora os mails dos Op’s vão andar cheiínhos de queixas, ‘tou mesmo a imaginar.. Lool.

    Concordo com o Solaris. Se eu quiser que X utilizador me contacte, eu dou o meu endereço.. Assim como fazia algumas vezes com o meu gmail.

    Acho um disparate qualquer alminha que tenha passaporte, me possa enviar um mail. É de mais. :)

    • #47 by Solaris at Abril 24th, 2010

      Dama_coOkie estou convicto de que a equipa que gere o blá vai reconsiderar e reflectir profundamente em relação a este assunto! Eles sabem que assim não pode ser – é que a privacidade é um direito.
      Se a preocupação com a nossa segurança não for um dos paradigmas do blá a atitude a ser tomada – e falo só por mim – terá de ser radical!

  34. #48 by Solaris at Abril 24th, 2010

    Permitam-me este pequeno reparo, que faço apenas com a intenção de ajudar a melhorar o nosso chat. Não acho que seja (e no meu caso não aceito e não autorizo se me for permitido dar o meu aval) que me mandem emails directamente através do blá. Abre-se aqui um precedente grave no que à privacidade diz respeito. É que um endereço de correio elctrónico é pessoal e pretendo ter a liberdade de o fornecer apenas a quem quiser. Já há muito Spam a circular na rede e não me parece que fique satisfeito com mais esta preocupação… É que ainda que não saibam qual é o meu endereço de correio electrónico, podem contudo contactar-me através dele… Horrível!

(will not be published)

  1. No trackbacks yet.