Testes alargados de balanceamento de tráfego


Os testes de balanceamento de tráfego iniciados a semana passada com as salas Amizade / Esplanada / de Espera foram hoje estendidos a um grupo mais alargado de salas, incluindo a sala AEIOU.
As salas mais sobrelotadas do Blá têm agora um mecanismo de redireccionamento de visitantes. A partir de um certo limite de lotação, os visitantes ao entrar na sala são redireccionados para uma outra sala. Cada sala lotada possui o seu próprio grupo de salas redireccionadas.
Este mecanismo aplica-se apenas aos visitantes, pelo que os registados continuam a poder entrar livremente na sala que pretendem, desde que não esteja esgotada – situação que tenderá a ocorrer menos frequentemente.
Uma vez analisado o efeito deste modelo, cujos objectivos são de ordem técnica, funcional e social, será tomada uma decisão quanto à sua implementação ou não. Deixem por favor as vossas opiniões em comments neste post.

Update, 2010/07/29:
Após análise dos testes em curso e considerando os aspectos detalhados nos comments, a implementação do modelo de balanceamento proposto, nos actuais moldes, está suspensa.

  1. #1 by ZEnn at Julho 29th, 2010

    Não vejo qualquer problema em relação à medida nova… Ainda que as questões levantadas contra a sua implementação são muito poucas as razoáveis e de carácter significativo. Tenho para mim que é como uma forma de se fazer quase como uma segunda sala igual a que estaria esgotada, visto que as pessoas redireccionadas vão com o intuito de um ambiente especifico irão transformá-las, a sala em que “caem”, também um pouco com o ambiente que estariam dispostos a viver na inicialmente escolhida, logo só muda o nome da sala. Claro que isto é uma opinião, pode até eventualmente ser uma má decisão, verse-a. Uma coisa há que salientar, boa ou má esta medida, temos sempre que lembrar que a direcção do Blá está a fazer de tudo para inovar, metendo assim estes “testes” à prova, acho bem e dou os meus parabéns mais uma vez por depois de tantos anos colocarem os usuários tão próximos da direcção e por podermos dar as nossas opiniões.

  2. #2 by SemTeklar at Julho 29th, 2010

    Vá agora vou comentar a sério.. pode ser que o comentário não seja apagado!
    Eu na minha opinião o modelo de redireccionamento é bom, assim os utilizadores estão mais espalhados por salas que raramente atingem mais q 5 utilizadores..
    E torna.se possivel ler em salas que antes eram mais cheias.
    Por exemplo:
    “Amanhá à noite, não podemos cometer a malvadez de enviar o kido_2 para a Esplanada e a Joaninha_2 para a Praia.”
    E se o modelo em vez de não ser aplicado ser aplicado de outra forma?
    O kido_2 ao tentar entrar na sala aeiou quando está lotada recebe um alerta ou algo a indicar que por motivos de a sala ter atingido a lotação premitida vai ser redireccionado para outra sala.
    Ao receber o alerta ele tem a opção “aceitar” ou “Cancelar”.
    Se aceitar vai para a sala que o blá redirecciona.
    Se cancelar espera que a sala tenha lotaçao para ele poder entrar.
    Porquê que a culpa é do modelo de eles não se encontrarem?Porque o modelo não avisa que eles vão para outra sala!E não dá opções.Porque eles com modelo ou sem modelo, têm que esperar que a sala tenha lotaçao para eles na mesma.
    Também se podia criar uma especie de “espera” Ou seja, um utilizador tentava entrar numa sala com a lotação maxima atingida e o blá indicava 3 opçoes:
    -Aceitar ser redireccionado para outra sala.
    -Cancelar o redireccionamento.
    -Entrar em modo espera.
    Entrar em modo espera era o utilizador ao clicar nisso, tinha um lugar “reservado” mal saia um utilizador ele entrava logo.. O modo espera expirava prai num minuto para dar lugar a outros.

  3. #3 by Felpudo at Julho 29th, 2010

    Venho ao blá desde que foi criado, apesar de nunca ter comentado neste blogue, por não ter tido qualquer necessidade de o fazer. Reconheço que algumas das alterações feitas são positivas, mas esta última é péssima.

    Não vou a um chat para ver sempre as mesmas 20 pessoas registadas, sempre com as mesmas conversas entre si, que é no que algumas salas se tornaram, principalmente as das idades (30-40 para cima). Hoje passo lá e todas as salas são assim, até a principal. Assim o blá perde todo o interesse. O vosso servidor não aguenta 100 pessoas ou mais numa única sala? Curioso que este chat era muito mais rápido e prático há vários anos atrás. Não estarão a complicá-lo demais?

    Eu vou a um chat para falar com pessoas novas, e se o blá se mantiver assim terei de ir para outros chats.

    • #4 by kick at Julho 29th, 2010

      Caro Felpudo,

      As salas têm um limite de lotação por uma razão funcional simples: o Blá aguenta salas com 100 pessoas, mas com esse número a velocidade a que as falas correm torna impossível a sua leitura. A AEIOU chegou a ter lotação 70 e era impraticável ler as falas. Mesmo na actual lotação de 65, por vezes é difícil.

      Este aspecto é o segundo dos motivos pelos quais experimentámos este modelo de balanceamento, que, como referido no post, tem razões técnicas, funcionais e sociais.

      No entanto, como clarificámos ao iniciar os testes com a sala Amizade na semana passada, estamos a experimentar o modelo para testar a sua viabilidade. Se fosse inquestionável a sua virtude, não o testaríamos – limitávamo-nos a lançar e anunciar o facto, como fizemos com outras medidas.

      Após o início dos testes na AEIOU, recebemos opiniões divididas em relação a esta questão. Há quem goste da mudança, mas há quem a repudie – por razões geralmente descabidas.

      A sua opinião é no entanto de todo respeitável e o principal argumento que apresenta muito válido: um dos fundamentos do Blá é ser um ponto de encontro para conhecer pessoas diferentes.

      Encontrámos no entanto um outro argumento, ligeiramente diferente, contra o modelo em testes. Um pequeno detalhe, que, na sua simplicidade se torna inquestionável, incontornável e imbatível, e que invalida todas as outras virtudes do modelo testado: esta noite, alheios a esta questão, um anónimo Kido_2 e uma desconhecida Joaninha_2 conheceram-se na AEIOU. E combinaram encontrar-se no dia seguinte, na mesma sala, à mesma hora, com os mesmos nicks.

      Este é outro dos fundamentos do Blá: não queremos apenas conhecer pessoas diferentes, quando as conhecemos queremos voltar a encontrá-las no mesmo sitio. Amanhá à noite, não podemos cometer a malvadez de enviar o kido_2 para a Esplanada e a Joaninha_2 para a Praia.

      E este é o principal motivo pelo qual amanhã, terminados os testes, provavelmente o modelo será considerado não viável e decidida a sua não aplicação – pelo menos, nos actuais moldes.

      Procuraremos, e eventualmente encontraremos, outra forma de abordar os problemas que o modelo tenta resolver. Sempre que necessário, faremos experiências. Sempre que o fizermos, estaremos atentos aos seus efeitos, às suas implicações e às opiniões que nos chegam. E sempre que necessário, concluiremos da inviabilidade das experiências. Mas nunca deixaremos de tentar com o receio de errar, porque o pior erro é não tentar.

  4. #5 by Alfred at Julho 28th, 2010

    Peço desculpa, fui mal educado reconheço, mas fiquei irritado quando quis entrar numa sal e fui ter a outra!!
    Mas compreendam, isto é o mesmo que entrar numa loja de artigos de pesca e só encontrar arroz e batatas…
    Bem de qualquer forma peço de novo desculpa se fui mal educado, especialmente ao kick já que foi ele que iniciou o tópico. Fica aqui expressa a minha opiniã e as minhas desculpas… um abraço a todos…

  5. #6 by sp@ce at Julho 28th, 2010

    gostei mt dessa medida nova…. acho que o chat ta cada dia que passa melhor, as criticas sao normais poix elas proprias fazem parte de td em qualquer parte do mundo agora critiquem com respeito sem vocabulario ofensivo, quem nao gostar oh tiver mal mude-se dispençamos gente que so sabe criticar aquilo que os otros fazem pois nao tem o minimo de capacidade quando conseguir fazer algo do genero… kick obrigado por aguentares as salas…

    • #7 by Puma at Julho 29th, 2010

      O blog às vezes acerta mesmo nos bonecos…

  6. #8 by Puma at Julho 28th, 2010

    Olá. Venho deixar a minha opinião.
    Discordo totalmente desta medida.
    Se uma pessoa quer entrar em determinada sala sem ser com motivos pouco bons, como insultar, ou sem ser com nicknames desagradáveis, como já foi tratado, tem todo o direito de permanecer nela, a menos que ela esteja obviamente esgotada. Até 2005 foram apenas impostos motivos técnicos à entrada dos nicks, como a lotação da sala. Se está esgotada, não se entra e acabou.
    Em fins 2005 foram impostas novas medidas: a partir de certo número de utilizadores, apenas os registados podem entrar.
    Agora basta a sala ter 20 nicks mal ‘nickados’ e os não registados vão corridos a shuto para outra sala?
    Concordo obviamente no reforço dos privilégios de um registados e era do interesse do blá que os utilizadores fossem todos registados. No entanto, os outros nicks, apesar de não registados, fazem parte do blá. Arrisco mesmo a dizer que mais de 50% dos utilizadores do blá são não registados e felizes com isso, porquê tirar-lhes essa felicidade? Uma coisa é dar um privilégio a uns, outra coisa é tirar duns para dar a outros.
    E é a minha opinião. :-)

  7. #9 by Alfred at Julho 28th, 2010

    Francamente por esse caminho podeis ficar com a merda do vosso chat. Paradigmas, kudos, só treta.. eu quando venho ao bla é para entrar na sala que escolho e nunca numa sala que querem me empurrar! lamento muito, lamento vocês mudarem para pior, lamento alterarem o que é simples, lamento complicarem o que devia ser simples… lamento a incompetência, lamento que sejam vocês a querem acabar com um espaço que já foi muito divertido… Continuem assim, continuem a querer mandar na vontade dos outros. Já muitos se foram, outros irão e vocês ficarão às moscas… talvez aí meus amigos fiquem satisfeitos porque afinal vocês não queriam um chat para todos mas sim apenas para alguns… Um abraço!

    • #10 by kick at Julho 28th, 2010

      Caro senhor,
      Agradeço a sua opinião, embora dispensasse o vernáculo que usa.
      Se como bem diz, “muitos se foram”, é porque algo estava mal.
      E o que está mal, muda-se.

    • #11 by Tiago at Julho 28th, 2010

      Alfred… repara:

      “Uma vez analisado o efeito deste modelo … será tomada uma decisão quanto à sua implementação ou não.”

      Para já é só um teste… Se algo não te agrada, podes sempre manifestar o teu desagrado e dar a tua opinião (como podes constatar com a última frase do post) MAS de uma forma educada!

(will not be published)

  1. No trackbacks yet.