OPs eleitos: como vai ser


Satisfazendo a natural curiosidade levantada pelo anúncio da implementação para breve de um sistema de eleição de OPs do Blá, adiantamos abaixo, de forma genérica, informações úteis acerca dos princípios em que o sistema se vai basear.

Estando o sistema ainda em desenvolvimento, este é o momento adequado para que acerca dele se pronunciem já os Gurus. Sugestões úteis e opiniões construtivas vão a tempo de contribuir para que a mudança seja para melhor.

Aqui ficam então as perguntas mais frequentes que nos têm chegado.

1. Que salas vão ter OPs eleitos?
Algumas salas vão ter OPs eleitos, mas nem todas. A Kamasutra, por exemplo, não tem, nunca teve, e não vai ter OPs.
Salas em que não haja Gurus, não terão OPs. Pelo menos, até terem Gurus que o justifique.
Salas com poucos Gurus e visitantes vão ter poucos OPs eleitos. 2 ou 3.
Salas com muitos Gurus e visitantes vão ter mais OPs. 3 ou 4, por exemplo.

2.Quem pode eleger?
Numa sala que possa ter OPs, os mesmos serão eleitos pelos Gurus da sala que tenham passaporte há mais de um ano e que tenham pelo menos um nick com 5 estrelas. O Guru vota com o seu passaporte.

3. Quem pode ser eleito?
Numa sala que possa ter OPs, são elegíveis os Gurus da sala que tenham passaporte há mais de um ano, que tenham pelo menos um nick 5 estrelas nesse passaporte, e que nunca tenham sofrido nenhuma acção sancionatória grave por parte da administração do Blá.

4. Em quem é que se vota?
Vota-se no nick que seja ‘guru da sala’, independentemente do número de estrelas do nick, desde que o passaporte desse nick seja elegível.
Por exemplo, se a sala ‘Chat das 5′ tiver OPs, e o sistema identificar que o passaporte do nick ‘Camomila’ tem mais que 1 ano e pelo menos um nick 5 estrelas, o nick ‘Camomila’ é o que aparece para ser votado, apesar de ter apenas uns dias e 1 estrela.

5. E quem são os gurus da sala?
O ‘Bladimir’ encarregar-se-á da árdua tarefa de identificar quem é que, num dado período de tempo, é Guru de uma determinada sala.

6. Durante quanto tempo se é OP da sala?
Por tempo indeterminado, até serem eleitos outros OPs. Ao votar num elegível, o Guru está a entregar o seu ‘voto de confiança’ a outro guru. Em qualquer altura o voto de confiança pode ser retirado ou dado a outro candidato. Periodicamente, o ‘Bladimir’ verifica, em cada sala, quais são os gurus elegíveis nessa sala com mais votos de confiança de gurus eleitores nesse momento nessa sala, e determina quem são os OPs.

7. Onde e como é que se vota?
Em cada sala em que possa votar, um Guru terá acesso ao ‘boletim de voto’ com os nicks elegíveis nessa sala, aqui:

 

8. O que vai poder fazer um OP eleito?
Tudo o que um OP faz agora.

9. Incluindo expulsar outros OPs?
Não. Um OP (eleito ou não) não pode expulsar outro OP. Apenas um OP Global pode expulsar um OP.

10. Que vai acontecer aos OPs actuais? Terão que ser eleitos?
Os OPs (Globais ou não) actualmente activos mantém toda a confiança do Bladimir e continuarão em funções por tempo indeterminado.

11. O que acontece se elegermos um OP e ele actuar incorrectamente?
Retira-se-lhe o voto, dá-se a outro Guru. O Bladimir vai ser muito rápido a perceber que naquela sala afinal o Guru com mais votos é outro.

12. Um Guru pode escolher não ser votado?
Não. Desde que seja Guru da sala, o nick aparece na lista. Se for eleito, o Guru pode recusar-se a ser OP, bastando para tal ‘nunca fazer nada’.

13. Que acontece se um Guru for eleito, e nunca fizer nada?
Nada. Muda-se o voto para um Guru que faça.

14. O que acontece quando um OP da sala deixa de vir à sala durante muito tempo?
Muito antes que passe muito tempo, deixou de ser um ‘Guru da Sala’, não é?

15. Mas isto tudo vai funcionar bem?
Vamos rezar aos anjinhos para que corra tudo bem.

16. Vamos saber quem são os OPs da sala?
Não. Num dado momento, não se saberá quem são os Gurus que nessa sala têm mais votos e são OPs. Apenas se saberá, quando um Guru expulsar alguém, que esse Guru é um dos que, naquele momento, naquela sala, é OP.
Excepto, claro, no caso dos Gurus que forem eleitos e puserem um card a dizer ‘Mãe, eu sou OP!’.

17. Não vão surgir grupinhos a ‘controlar as salas’?
Depende. Um passaporte, um voto. Se uma sala tiver um grande grupo, esse grupo deve poder eleger ‘o seu OP’, não é?
Mas se tentar eleger todos os OPs da sala, arrisca-se a não conseguir eleger nenhum.

18. O ambiente não vai piorar com os Gurus a ‘portarem-se bem’ só para ser eleitos?
Importa-se de repetir?

19. Um Guru que consiga ser OP não vai poder influenciar as votações seguintes, afastando outros candidatos?
O Bladimir está atento a isso e previu um mecanismo que impede o enviesamento da elegibilidade por acção de OPs eleitos.

20. Mas não é uma irresponsabilidade deixar que sejam os Gurus a escolher os OPs? Não é muito mais correcto o sistema actual em que os OPs são ‘escolhidos pela administração do Blá’?
Há quem diga que sim. Há quem diga que não.
Aparentemente, ‘a administração do Blá’ acha que os Gurus poderão fazer um melhor trabalho a escolher os seus OPs, com mais conhecimento de causa, mais rapidamente, mais reactivamente, menos subjectivamente e com ‘mais justiça’.
Viva a democracia!

21. Ok, e quando é que começa?
Assim que estiver pronto.

  1. #1 by Tone at Janeiro 14th, 2017

    Alguem me sabe dizer se ao “concordar ” ou “discordar” das expulsões se perde pontos ou karma? é tudo por agora. obrigada

  2. #2 by Carlos Gil at Março 7th, 2016

    Gostaria de reportar uma situação a quem de direito: Nas ultimas semanas tem entrado por vezes na sala Kamasutra um nick registado (Pedro.Passos.Coelho e Antonio.costa) que unica exclusivamente expulsa da sala too e qualquer nick feminino independentemente de sequer ter estabelecido uma conversação, basta entrar que imediatamente é expulso. já manifestei a minha discordancia a essas expulsoes (sempre que vejo e posso) mas gostaria de ver alguem de direito a tomar uma atitude acerca do assunto. Obrigado

  3. #3 by Patinhofeio at Abril 16th, 2014

    Isto funcionava se o bladimir confirmasse o IP dos passaportes de quem elege.
    Ha salas em que o OP tem 30 ou 40 passaportes com os quais vota em si mesmo para ser dono e senhor da sala, expulsando quem fale com as amigas proprias, as pessoas que lhão lhe responsam de feição ou o ignorem.
    Em 2002 quando comecei, o bla era bem melhor. Agora é a gerra do poder, sempre desmedido, em vez do respeito pela serenidade das salas.
    Fica a sugestão para controlarem os passaportes por IP caso achem bem. Se pelo contrario quiserem o bla com a bagunça atual, felicidades

  4. #4 by penajoinha@aeiou.pt at Fevereiro 2nd, 2013

    Pergunto a quem de direito, me responda a uma duvida. Vi (li) toda a espécie de nicks como candidatos/as a OP. Se as pessoas que trabalham não estão presentes de dia na salas … Como vão vigiar … para o caso de haver distúrbios… dos gurus e outros. O aeiou sabe da vida dos gurus??? sabe quem trabalha ou não ??? Obrigada.

    • #5 by kick at Fevereiro 2nd, 2013

      penajoinha,

      Sim, o sistema sabe se os gurus estão ou não presentes na sala.

      Os gurus que não estão presentes na sala, para poder ‘vigiar a sala’, provavelmente não serão identificados pelo sistema como ‘Gurus elegíveis’ para OP.

      E se forem, há quem saiba ainda melhor que o sistema da vida dos Gurus e se estão ou não presentes na sala: os outros Gurus, nomeadamente os que votam, e que escolherão com conhecimento de causa quem é que está em condições de ‘vigiar a sala’.

      E às tantas, os Gurus até se saberão organizar e escolher OPs para o turno do dia e para o turno da noite, para que as salas estejam sempre bem vigiadas.

  5. #6 by kick at Fevereiro 1st, 2013

    Caros,
    Esclarecimentos diversos prestados no post ‘Sistema de eleição de OPs, Fase 1, lançado

  6. #7 by @louc@ at Fevereiro 1st, 2013

    Acho injusto kem tem registo a menos de um ano nao poder dar seker um voto…:(

  7. #8 by maria at Fevereiro 1st, 2013

    Engraçado…

    Apesar de cumprir todas as condições de elegibilidade o meu nick não aparece. Não desejo ser op, mas é estranho pois aparecem nicks que até já tiveram o seu acesso ao chat bloqueado por bastante tempo pela administração. Como explicam?

  8. #9 by I_Just_Read at Fevereiro 1st, 2013

    Tem graça que tenho um passaporte há mais de 3 anos, nick’s com 5 estrelas.. E seja qual for a sala que entre, não vejo rigorosamente nada onde possa votar para eleger um Op.
    Bom dia. :’)

  9. #10 by Zer0Zer0 at Fevereiro 1st, 2013

    Realmente nao prima mesmo pela inteligencia, mas nao é so o Bladimir é tudo que rodeia este sistema que esta viciado, a começar pelos responsaveis.
    São lentos a trabalhar e a raciocinar ainda mais, se a lista está em construçao, como pode já ser possivel votar? E os niks que la deveriam estar e não estão? Não estao ser prejudicados pelo facto de quando forem inseridos na lista, ja toda gente tenha votado?, pergunto eu, é essa a tal democracia que vem do povo?.

  10. #11 by PATETINHA/BLUR/DOIDITO em at Fevereiro 1st, 2013

    AHhhh peço desculpa afinal posso votar mas em salas que raramente vou

    percorri as salas todas e verifikei que posso votar em pelo menos 4 salas mas sao salas que raramente vou mas k ia muitas vezes plo menos a duas…

    mas se ja n vou a muito tempo a essas salas nao deveria de deixar de ser dessas salas?

    e entao se eu posso exercer o direito de voto e visto ter as condiçoes exigidas para votar , estas nao sao as mesmas para ser op? epha k eu sou um gajo xeio de duvidas arre pha .
    se tenho essas condiçoes pk nao aparece la um dos meus nicks?

    como posso votar em salas em k nao as frekento? e nas que frequento nao posso

    esses sistema ta mau poderiam era ter juntados uns knts users de umas kntas salas e feito mini testes.

    encontram se nicks do mesmo passaporte em votaçao e tambem e o contrario tambem ..

    e ja agora em knts nicks se pode votar ?
    se uma sla pode eleger 3 a 4 opzes como pk se votar em todos aparece voto registado? e so aparece selecionado o ultimo k escolhemos?

    podemos votar em todos?
    em quantos podemos votar?
    explikem como se eu tivesse entrado no chat ontem e fosse um novo utilizador :)

(will not be published)

  1. No trackbacks yet.