Satisfazendo a natural curiosidade levantada pelo anúncio da implementação para breve de um sistema de eleição de OPs do Blá, adiantamos abaixo, de forma genérica, informações úteis acerca dos princípios em que o sistema se vai basear.
Estando o sistema ainda em desenvolvimento, este é o momento adequado para que acerca dele se pronunciem já os Gurus. Sugestões úteis e opiniões construtivas vão a tempo de contribuir para que a mudança seja para melhor.
Aqui ficam então as perguntas mais frequentes que nos têm chegado.
1. Que salas vão ter OPs eleitos?
Algumas salas vão ter OPs eleitos, mas nem todas. A Kamasutra, por exemplo, não tem, nunca teve, e não vai ter OPs.
Salas em que não haja Gurus, não terão OPs. Pelo menos, até terem Gurus que o justifique.
Salas com poucos Gurus e visitantes vão ter poucos OPs eleitos. 2 ou 3.
Salas com muitos Gurus e visitantes vão ter mais OPs. 3 ou 4, por exemplo.
2.Quem pode eleger?
Numa sala que possa ter OPs, os mesmos serão eleitos pelos Gurus da sala que tenham passaporte há mais de um ano e que tenham pelo menos um nick com 5 estrelas. O Guru vota com o seu passaporte.
3. Quem pode ser eleito?
Numa sala que possa ter OPs, são elegíveis os Gurus da sala que tenham passaporte há mais de um ano, que tenham pelo menos um nick 5 estrelas nesse passaporte, e que nunca tenham sofrido nenhuma acção sancionatória grave por parte da administração do Blá.
4. Em quem é que se vota?
Vota-se no nick que seja ‘guru da sala’, independentemente do número de estrelas do nick, desde que o passaporte desse nick seja elegível.
Por exemplo, se a sala ‘Chat das 5′ tiver OPs, e o sistema identificar que o passaporte do nick ‘Camomila’ tem mais que 1 ano e pelo menos um nick 5 estrelas, o nick ‘Camomila’ é o que aparece para ser votado, apesar de ter apenas uns dias e 1 estrela.
5. E quem são os gurus da sala?
O ‘Bladimir’ encarregar-se-á da árdua tarefa de identificar quem é que, num dado período de tempo, é Guru de uma determinada sala.
6. Durante quanto tempo se é OP da sala?
Por tempo indeterminado, até serem eleitos outros OPs. Ao votar num elegível, o Guru está a entregar o seu ‘voto de confiança’ a outro guru. Em qualquer altura o voto de confiança pode ser retirado ou dado a outro candidato. Periodicamente, o ‘Bladimir’ verifica, em cada sala, quais são os gurus elegíveis nessa sala com mais votos de confiança de gurus eleitores nesse momento nessa sala, e determina quem são os OPs.
7. Onde e como é que se vota?
Em cada sala em que possa votar, um Guru terá acesso ao ‘boletim de voto’ com os nicks elegíveis nessa sala, aqui:

8. O que vai poder fazer um OP eleito?
Tudo o que um OP faz agora.
9. Incluindo expulsar outros OPs?
Não. Um OP (eleito ou não) não pode expulsar outro OP. Apenas um OP Global pode expulsar um OP.
10. Que vai acontecer aos OPs actuais? Terão que ser eleitos?
Os OPs (Globais ou não) actualmente activos mantém toda a confiança do Bladimir e continuarão em funções por tempo indeterminado.
11. O que acontece se elegermos um OP e ele actuar incorrectamente?
Retira-se-lhe o voto, dá-se a outro Guru. O Bladimir vai ser muito rápido a perceber que naquela sala afinal o Guru com mais votos é outro.
12. Um Guru pode escolher não ser votado?
Não. Desde que seja Guru da sala, o nick aparece na lista. Se for eleito, o Guru pode recusar-se a ser OP, bastando para tal ‘nunca fazer nada’.
13. Que acontece se um Guru for eleito, e nunca fizer nada?
Nada. Muda-se o voto para um Guru que faça.
14. O que acontece quando um OP da sala deixa de vir à sala durante muito tempo?
Muito antes que passe muito tempo, deixou de ser um ‘Guru da Sala’, não é?
15. Mas isto tudo vai funcionar bem?
Vamos rezar aos anjinhos para que corra tudo bem.
16. Vamos saber quem são os OPs da sala?
Não. Num dado momento, não se saberá quem são os Gurus que nessa sala têm mais votos e são OPs. Apenas se saberá, quando um Guru expulsar alguém, que esse Guru é um dos que, naquele momento, naquela sala, é OP.
Excepto, claro, no caso dos Gurus que forem eleitos e puserem um card a dizer ‘Mãe, eu sou OP!’.
17. Não vão surgir grupinhos a ‘controlar as salas’?
Depende. Um passaporte, um voto. Se uma sala tiver um grande grupo, esse grupo deve poder eleger ‘o seu OP’, não é?
Mas se tentar eleger todos os OPs da sala, arrisca-se a não conseguir eleger nenhum.
18. O ambiente não vai piorar com os Gurus a ‘portarem-se bem’ só para ser eleitos?
Importa-se de repetir?
19. Um Guru que consiga ser OP não vai poder influenciar as votações seguintes, afastando outros candidatos?
O Bladimir está atento a isso e previu um mecanismo que impede o enviesamento da elegibilidade por acção de OPs eleitos.
20. Mas não é uma irresponsabilidade deixar que sejam os Gurus a escolher os OPs? Não é muito mais correcto o sistema actual em que os OPs são ‘escolhidos pela administração do Blá’?
Há quem diga que sim. Há quem diga que não.
Aparentemente, ‘a administração do Blá’ acha que os Gurus poderão fazer um melhor trabalho a escolher os seus OPs, com mais conhecimento de causa, mais rapidamente, mais reactivamente, menos subjectivamente e com ‘mais justiça’.
Viva a democracia!
21. Ok, e quando é que começa?
Assim que estiver pronto.

#1 by kick at Fevereiro 1st, 2013
Caros,
As listas de ‘eleitores/elegíveis’ estão em construção. Deixem lá o ‘Bladimir’ trabalhar uns dias, que ele é lento e não prima pela inteligência…
#2 by PATETINHA/BLUR/DOIDITO em at Fevereiro 1st, 2013
ha ja ta esclarecido ainda ta em testes o bladimir ta a trabalhar a base de calmantes e outras substancias
mas n seria de bom grado explicar ao user o que o faz ser user de uma sala? visto que eu vou a varias salas pois por vezes as ditas salas estao vazias .
mas voltando ao guru de sala x e que tipo sei de nicks k passam a manha e tarde completas a teclar nalgumas salas e o nick desses users n constam nas listas para ser opzes .
e sei k esses users teem passaportes antigos visto terem nicks de 2011 se teem nicks dessa altura e pk adicionaram depois de ter o passaporte ou os criaram e visto teclarem em duas ou tres salas.
mas muita duvida no ar como acontece sempre e o esclarecimento dado ja foi dado na explicaçao pouco clara ou compreensiva e cheia de duvidas…
os post sempre a espera de moderaçao ??
#3 by ice_men at Fevereiro 1st, 2013
Bem então algo esta errado , pois tenho passaporte desde que foi implementado , paro sempre na mesma sala e devo ter uns 20 nicks com 5 estrelas , agora diga-me o que falta looool , mas tudo bem , ta visto que as coisas ainda não estão a funcionar como devem ser …. pois devo ser o ” guru” mais velho da sala ….penso que 2007 o nick mais velho que tenho na minha pequena colecção de 30 nicks do passaporte quase todos de 5 estrelas..fora outros anteriores que não me lembrei da passe , mais antigos claro , 2005 e 2006 …. mas estou certo que as coisas vao ser rectificadas , ou não
…mesmo assim….. um bem haja e uma continuação de boa noite eheheheheh
#4 by ice_men at Fevereiro 1st, 2013
haaaa e esqueceu-me outra coisa , como é que um guru consegue ter dois nicks a votos na mesma sala , sei que essa pessoa tem dois ou talvez mais passaportes , e porta-se que é uma maravilha na sala eheheheheh
ate se porta muito melhor que eu loooool , mas isso ate nem me interessa , kero mesmo é poder ver quem sao as pessoas a eleger e poder votar …afinal devo ser dos mais antigos a parar naquela sala, senao mesmo o mais antigo , nao que a antiguidade seja um posto , mas prontos … só keria ver mesmo quem pode ser eleito , ” pode ser sr. kick ?, pleaseee ” ehehehehe , continuação de boas noites ,
#5 by kick at Fevereiro 1st, 2013
Caro Ice,
Se uma pessoa tem mais do que um passaporte e mais do que um nick, e o Bladimir (que não vê pessoas, só vê nicks) acha que os nicks são todos elegíveis, é porque essa pessoa deve ser mesmo guru da sala…
Se algum desses nicks depois é ou não eleito, é outro assunto. O Bladimir não vota.
#6 by PATETINHA/BLUR/DOIDITO em at Fevereiro 1st, 2013
ta em fase de testes lol
#7 by PATETINHA/BLUR/DOIDITO em at Fevereiro 1st, 2013
boas kick
tenho passaporte com data de registo Data de registo: 2010/01/29 ( sao 3 anos de passaporte )
uma kantidade de nicks com 5 estrelas
de
sou usuraio habitual de varias salas onde vou tds dias a essas salas ,,,( podes explicar o k e um guru de sala x? )
e k nas salas onde costumo ir plo k sei tem nicks que so a frekentam a cerca de uma semana e ja estao em votaçao para ops e eu nem tenho a opcao de voto como e que explicam estes acontecimentos?
e que sou meio lento em raciocinio mas ok como muitso nicks k teclei k podem votar em salas k n sao habituais e em salas que sao habituais nao podem :/ estranho mas ok
nada e perfeito so mesmo a imaginaçao e que e perfeita acho que o bladimir anda a abuzar dos copos
cumps e boas teclas
#8 by ice_men at Fevereiro 1st, 2013
boas noites . esta mesmo a começar bem , eu só paro na sala Guimarães e não consigo sequer ver quem são os ops a eleger lool pk será ?????? aguardo serenamente a resposta eheheheh e logo eu que me porto sempre bem -.- , continuação de boa noite
#9 by kick at Fevereiro 1st, 2013
caro Ice_Man,
Para poder ver os OPs a eleger numa sala, tem que poder votar nessa sala.
Para poder votar numa sala, tem que reunir um conjunto de requisitos que recordo:
- passaporte com mais de 1 ano
- pelo menos um nick com mais de 5* nesse passaporte
- ser guru da sala
#10 by Bonequinha_De_Trapos at Janeiro 31st, 2013
Boa noite.
Isto parece começar bem… como é possível a mesma pessoa ter dois nicks candidatos a OP, na mesma sala?!
Nada contra a pessoa em questão, apenas contra o sistema.
#11 by kick at Fevereiro 1st, 2013
cara Bonequinha_De_Trapos,
O Bladimir identifica os nicks que são gurus de uma sala. Não identifica ‘pessoas’.
#12 by Rucaman at Janeiro 30th, 2013
Your comment is awaiting moderation. (lol) Exemplo de monarquia ou ditadura.
#13 by Rucaman at Janeiro 30th, 2013
Vou-me fixar no “mais ou menos” mas…Num “governo parlamentar” quem fica incógnito são os eleitores e não os eleitos, isso como observação, acho ainda que a “monarquia” continuará. “Os OPs (Globais ou não) actualmente activos mantém toda a confiança do Bladimir e continuarão em funções por tempo indeterminado.” Ou seja, quem realmente manda “ou faz o que quer” continuará a fazê-lo.
Democracia seria por exemplo aparecer quano o “Bládimir” kika, aí sim seria transparente e poder-se-ia formar uma “opinião” sobre o bom ou mau trabalho. Reparem que se não aparece que o Bládimir kikou ninguém tem a possibilidade de o saber e muito menos o porquê! Seria óptimo em TODOS os casos além de ” o Fulano_2 kikou o Fulano_3″ aparece-se o motivo (ou não) que o Kickador coloca.
#14 by PATETINHA/BLUR/DOIDITO at Janeiro 27th, 2013
“e sim tens nicks” deve ler se e sim tem ou existem nicks ,,,
#15 by Zer0Zer0 at Janeiro 27th, 2013
#16 by Zer0Zer0 at Janeiro 27th, 2013
O sistema que querem implantar, no meu entender vai piorar o ambiente, o fretismo, os grupinhios e nao vai contribuir em para o bom funcionamento da sala, se ja assim acontece depois será bem pior.
Por exemplo no meu caso, sou muitas vezes expulso por dizer as verdades e sei sobre o que digo e a quem as digo, nao gostam de as ler correm comigo, por outro lado temos uma Registada ( de nic ) com um comportamento deploravel e bem pior que o meu, com uso constante de ofensas e vernaculo, no entanto nunca é expulsa, porque sera? pensem nisso, Usem a cabeça Senhores do bla bla e deixem de ironizar com as mensagens que aqui postam, deixem de ser ridiculos e ouçam quem usa asala.
#17 by PATETINHA/BLUR/DOIDITO at Janeiro 27th, 2013
isso acontecera sempre os grupinhos as ofensas as proteccoes
mas o tiago tem toda a razao ..
so que knd ele fala em uzar as malaguetas n concordo que o efeito de 650 malaguetas sejam so dois minutos ou ate por vezes menos .
claro que muitos vao se autonomear ou votar em si mesmos porque teem varios passaportes muitos iram votar num nick e esse nick ira votar em kem votou nele..
mas e isso o chat sao amizades ou la o que lhes queiram chamar e a simpatia e impatia entre nicks e influenciar nick z a n teclar com y pk n gosta da sua forma de estar na sala.
dizes k es expulso por dizer as verdades mas seram mesmo verdades as coisas que dizes e como e que as dizes que tipo de linguagem usas ?
e sim tens nicks que fazem porcaria e permanecem em salas porque ja teem essas amizades e fazem uso delas ou fazem se de santos e teem varios nicks mas isso e a conduta das pessoas n culpa da adm do bla mas la que poderiam fazer algo ?
talvez .mas vamos esperar plas mudanças devem tar ai a chegar e ver o que vai acontecer ..
cumps
#18 by Registada at Janeiro 28th, 2013
Não sei como é que o Zerinho lê o meu vernaculo, se ele me ignoram mal entra ou mal eu entro. ….
Eu por outro lado leio tudinho o que escreves, acerca de toda a gente.
#19 by Tiago at Janeiro 26th, 2013
Boa noite.
Houve, em tempos, uma rapariga tão perfeita tão perfeita que alguém não gostou de tanta perfeição e a matou.
Nunca existirá um blá ideal e isto porque todas as pessoas são diferentes. É impossível agradar a todos e tudo na vida é e será sempre assim.
É normal haver conflitos no blá, dentro de certos limites: se estes não existissem, é porque se calhar estaríamos perante uma ditadura; se fossem demasiados, talvez se devesse à inexistência de controlo. É preciso encontrar um equilíbrio.
Cabe aos gurus (os pontos e as malaguetas não são para coleccionar, servem para alguma coisa) e aos OP’s zelar e CONTRIBUIR para o bom ambiente e funcionamento das salas. A responsabilidade não é só de uns nem só de outros!
Se a equipa do blá não faz nada, são uns sacanas, se o tentam melhorar optando pela criação de um sistema de eleição de OP’s… continua a não servir porque não agrada a todos e é falível.
A percepção que tenho quanto à implementação do aviso público de expulsão é de que reduziu bastante o abuso dessa funcionalidade, pelo menos nas salas que frequento (podendo, contudo, a realidade ser outra).
E muito mais poderia dizer mas não vale a pena porque haverá sempre pessoas com opiniões fora dos limites considerados “normais”.
Força nisso.
#20 by silly_b0y at Janeiro 24th, 2013
Gostava de saber por que razão a sala Kamasutra não vai ter OPs, se faz favor.
#21 by kick at Janeiro 24th, 2013
Caro silly_b0y,
A sala Kamasutra nunca teve OPs e está previsto que não tenha pelo seguinte motivo:
Desde sempre no Blá houve salas com OPs muito diferentes (uns são magros, outros gordos, uns azuis, outros amarelos…)
E isso é bom, porque quem gostar de OPs azuis deverá sentir-se bem numa sala em que o OP seja azul. Quem gostar de OPs gordos, deve procurar uma sala com um OP gordo.
Mas há ainda quem não goste de OPs. Nem magros, nem amarelos, de nenhum tipo de OP.
Para quem assim pensar, foi previsto que houvesse uma sala que nunca tivesse OPs. E foi escolhida a Kamasutra.
#22 by PATETINHA/BLUR/DOIDITO at Janeiro 24th, 2013
vou interfir e sei k vou receber criticas,,,
axo bem k a sala n tenha ops a kamasutra pk a sala ta kaye sempre xeia e encontras um ou dois registados ,,,
e se viesse a ter op ja se sabe o k iria acontecer …
#23 by Rucaman at Janeiro 25th, 2013
Loooooooooooooooooooooooooooooool Que explicação mais débil, Rs Ou seja, pela lógica o Op da Kamasutra deveria ser tarado sexual. Ahahaha
#24 by Zer0Zer0 at Janeiro 23rd, 2013
Esta visto o que isto vai dar, uma grande borrada.
Vai ser um fartote de fretes a amigos, com tantos iluminados afetos ao AEIOU e dá nisto, nao adianta nada nos reclamar, eles estao-se lixando para as nossas opinioes. Ja alguma vez fizeram alguma reclamaçao sobre situçoes menos abonatorias (tipo nº tlm e nomes terceiros) passadas no chat e as quais obtivessem resposta? estao a ver!!!
Interessas-lhes sim, essas janelinhas ao lado com publicidade isso é que lhes dá dinheiro, mas façam como eu instalem o adblock que fica resolvido
#25 by no.coiso at Janeiro 24th, 2013
..que engraçado este Zer0Zer0. Logo ele, que passa a vida a dizer mal de todos e com perseguições abusivas. Claro que se entende que não goste nem queira OP’s na sala, para continuar a fazer mais do mesmo. Como está farto de ser avisado devido à sua conduta…para bom entendedor…
#26 by ice_men at Janeiro 23rd, 2013
o.0 Aiiiiii jazuz AMANHÃZINHA até me põens cantar aquela musaica muitooo bonita ” não sejas má pra mim hóoo hooooo ”
eheheheheh ….. uma boa tarde para todos ” e para mim também
looooooool
#27 by amanha at Janeiro 23rd, 2013
ah ah ah quem esta com soninho é o menino ice. Todos sabem que existem gurus com vario passaportes. Mas por acaso o menino leu o que eu escrevi?!! Eu disse evitar fazer novos. DAHHHHHHHH
#28 by ice_men at Janeiro 23rd, 2013
AMAZINHAAA isso é tudo soninho nao é
… há guros com dois e tres e talvez mais passaportes e todos com mais de um ano … mas alguém estará atento a isso ” pelo menos espero”
#29 by HDP at Janeiro 22nd, 2013
Lol, agora os Ingleses ficaram ofendidos :p
#30 by amanha at Janeiro 22nd, 2013
Oh que caraças será que não entendem que o facto de ser exigido que o nick tenha pelo menos 1 ano é para evitar que alguns gurus façam mais passaportes novos com a ideia de se autonomiar
#31 by ice_men at Janeiro 22nd, 2013
Ora vamos la todos dar um”LIKE” a menina.crescida .
. I like
Como ela diz e muito bem …. antiguidade não é um posto e as estrelas não significam antiguidade ……HAJA BOA DISPOSIÇÃO looooool
#32 by menina.crescida at Janeiro 22nd, 2013
Antiguidade não pode ser posto, mas estrelas também não significam antiguidade, as maçãs e as entradas em massa tornam a 5ª estrela acessível a qualquer um. Não é a 5ª estrela que determina o carácter do guru nem a sua boa ou má participação na sala.
Não ver um nick conhecido na sala, não significa que o op não esteja lá, não ver “aquele nick” não significa que o op esteja inactivo.
Dar papel aos registados para participarem na escolha é um bom princípio, mas como em todas as sociedades, há mais e menos influenciáveis. O blá não foge à regra.
Continuo a dizer, quem faz o blá são os frequentadores. A minha liberdade acaba onde começa a liberdade do outro. Haja boa disposição
#33 by David at Janeiro 22nd, 2013
Mas desde quando é que este sistema é para ser infalível? A polémica de sistemas falíveis fomenta muitas vezes publicidade gratuita..
A meu ver esta questão de eleger op’s é errada. Como está neste momento, é certo que já é polémico o suficiente e para o conceito em questão já funciona muito bem..
Se querem ver queixas diarias, emails e topicos lotados de “replys” então vão no caminho certo
.
Cumprimentos.
#34 by PurpleFlower at Janeiro 22nd, 2013
Existe a muito bem pensada opção de ignorar quem não queremos ler e isso, na minha opinião, é a ferramenta necessária e suficiente para que o ambiente nas salas seja do nosso agrado.
Se alguém está na sala a ter um comportamento incorrecto pode ser ignorado por quem não quer assistir. E, claro, pode continuar a dar o seu espectáculo para quem o quer ver. E todos sabemos que há quem goste dessas tristes figuras e até as incentiva mais e mais. E por último, como já alguém disse, a maioria das pessoas que estraga o ambiente nas salas entra como não registado (embora muitos o sejam) e qualquer Guru pode expulsá-lo, se assim entender.
Por tudo isto acho que o papel dos OP’s é totalmente dispensável, já que todos podemos escolher quem queremos ler, e esta polémica das imparcialidades e grupinhos de amigos nem sequer existia.
A mim chega-me a opção de ignorar, ela basta para “limpar” o que os meus olhos vêem.
#35 by QuietWoman at Janeiro 22nd, 2013
Provavelmente a/o Recente..mente nunca passou pela experiência de ser expulsa/o por dá cá aquela palha, porque discutiu com um/a amiguinho/a de um OP ou porque pura e simplesmente assumiu que não gosta do/a OP X ou Y, e ainda bem, mas se tivesse passado ou tivesse conhecimento concreto de algumas atitudes incorrectas por parte de alguns deles certamente o seu comentário já não era tão “boa onda” e não ia merecer o like do Kick.
Também não conheço nenhum OP, nem preciso. Assim como não conheço o user A, B ou C mas escolho a companhia deles com base no que conheço das suas atitudes e comportamentos. E o mesmo se aplica aos OP’s. Sabendo quem são, sabemos com o que podemos contar dos seus comportamentos e imparcialidade e é isso que permite a escolha dos novos que o Blá propõe. Se não interessa saber quem são, se não há como ter critérios de escolha, que interesse tem eleger um ou outro guru? Se não interessa saber quem são, que interesse tem tudo isto para nós, users registados com nicks com 5 estrelas ou mesmo para os que têm menos estrelas ou nem são registados? Se não interessa quem são enquanto Gurus e em alguns casos enquanto OP’s até hoje e que assim se vão manter, não interessa para nada haver as ditas eleições. Se o Blá escolheu até hoje (e em alguns casos mal, embora mantenha a sua “total confiança em todos”) então que tudo fique como está, porque a eleição de novos só vai trazer uma coisa: mais pessoas a usarem e abusarem desse poder.
#36 by kick at Janeiro 22nd, 2013
Cara QuietWoman,
Há duas diferenças fundamentais entre o sistema actual e o novo que vem a caminho. São mais ou menos as diferenças entre uma ‘monarquia’ e uma ‘democracia parlamentar’:
- o poder de um rei é divino e eterno.
- o poder de um ‘governo parlamentar’ vem ‘do povo’ e tem um mandato finito.
São estes dois detalhes do novo sistema que acreditamos que vão marcar a diferença: os novos OPs serão eleitos por terem a confiança de quem os elege, e permanecem OPs apenas enquanto a mantiverem.
Portanto, se numa dada sala, um OP eleito ‘usar e abusar’ do seu ‘poder’, caberá aos gurus dessa sala ‘gostar ou não gostar’ do seu modo de actuar.
#37 by Recente..mente. at Janeiro 22nd, 2013
QuietWoman, boa noite.
Sabe porque nunca passei por essa experiência? É que estou tão entretida com o bom da coisa, que o mau passa-me ao lado!
Nem conta dou…
#38 by QuietWoman at Janeiro 23rd, 2013
Boa noite, Recente..mente.
Tem a sua razão, já que é assim que está no chat. Mas sabe, eu não tenho essa forma de estar e, mesmo que esteja entretida com o bom da coisa, o seu mau não me passa ao lado e não é por não ser eu a pessoa expulsa ou com razões de queixa deste ou daquele OP que deixo de me indignar com comportamentos incorrectos, venham eles de OP’s, de registados ou de não registados. E como o Blá é democrático e tem este blogue precisamente para cada um dizer o que pensa, foi o que fiz, é o que faço e será sempre isto que farei. Por muito entretida que esteja com o bom da coisa, não me passa ao lado o mau dessa mesma coisa. E dou conta, tanto dou que me manifestei.
#39 by PATETINHA/BLUR/DOIDITO at Janeiro 21st, 2013
a pouco li numa sala alguem a dizer que deviam acabar com os visitantes ou nao registados , mas estes esquecem se que antes foram nao registados e muitos k hoje teem registo se fosse a uns 3 a 4 anos atras n seriam registados pk pra o ser era preciso alguem facultar o dito link do registo…
e se o mal sao os nao registados pk sao necessarios os ops?
porque muitos dos nao registdos vulgo visitantes sao registados que entram para criar mau ambiente em salas e depois entram com nicks e armam se em santidades ,
mas venham de la essas votaçoes
mas nunca ira mudar a historia de op x defende nick z
#40 by Recente..mente. at Janeiro 21st, 2013
Ainda não entendi…
mas afinal que importa quem são os Op’s?
Importa quem somos nós e com quem gostamos de teclar. Nada mais importa.
Não conheço nenhum e sinceramente nem falta me faz.
Vou, teclo com quem gosto e quem me apetece e divirto-me.
Só isso e é tão simples… experimentem!
#41 by kick at Janeiro 22nd, 2013
Em alguns comentários fazia falta um botãozinho para podermos dizer ‘LIKE’…
#42 by ice_men at Janeiro 21st, 2013
xiii que confusão , acho que mais vale por o coelhinho e o gasparzinho e mais alguns senhores do governo a ops das salas , afinal passam o dia a bocejar nas cadeiras da assembleia , ao menos assim passavam as tardes entretidissimos loool.
#43 by Vitor at Janeiro 21st, 2013
Li recentemente alguém a queixar-se aqui de que viu um nick com actividade na sala que não constava na lista, ao qual se mostraram indignados negando essa possibilidade. Pois bem, estou precisamente agora a assistir a isso na sala Guimarães com o nick birr@. Será assim tão impossível este acontecimento de “nick oculto”? nao será uma das regalias de ser OP? Só vejo esta situação pois esse mesmo nick está desesperadamente e “gratuitamente” a expulsar visitantes mal eles entrem e até mesmo gurus impedindo-os de entrar com o seu nick registado. Deixo uma sugestão para que melhorem os vossos critérios de atribuição do estatuto de OP a certos utilizadores, pois este acto pode facilmente tornar-se numa arma na mão de uma criança.
#44 by Kic at Janeiro 21st, 2013
Boa noite.
Ao ler a resposta do kick ao Blur vejo que interpretei mal o ponto 11. “O que acontece se elegermos um OP e ele actuar incorrectamente?
Retira-se-lhe o voto, dá-se a outro Guru. O Bladimir vai ser muito rápido a perceber que naquela sala afinal o Guru com mais votos é outro. “Pensei que quem elegia eram os Gurus, mas que quem poderia retirar posteriormente essa função por mau exercicío da mesma seria o Bladimir.
Verifico que não é assim e discordo, porquê? porque se um Guru não gosta de algo que o OP faça ou escreva pode retirar-lhe o voto e pedir aos amigos que por solidariedade o façam também, isto torna o sistema susceptivel de gerar compadrios, guerrinhas, discussões intermináveis e ser injusto, o que pode criar mau ambiente nas salas. Por pensar que era o Bladimir a retirar a confiança ao Guru eleito, é que disse no meu comentário anterior que o nick do Guru não deveria ser conhecido dos utilizadores da sala quando procedesse a uma expulsão ( sendo apenas visivel para todos: Nick (X) expulso por um OP.) Sendo apenas do conhecimento do Bladimir o nick do OP para lhe retirar a função se necessário e propôr a eleição de outro Guru.
Continuação de bom fim de semana.
#45 by PATETINHA/BLUR/DOIDITO at Janeiro 21st, 2013
16. Vamos saber quem são os OPs da sala?
Não. Num dado momento, não se saberá quem são os Gurus que nessa sala têm mais votos e são OPs. Apenas se saberá, quando um Guru expulsar alguém, que esse Guru é um dos que, naquele momento, naquela sala, é OP.
Excepto, claro, no caso dos Gurus que forem eleitos e puserem um card a dizer ‘Mãe, eu sou OP!’.
aqui e a minha duvida se n sabes quem e o op como sabes que o teu voto e o que da o dito poder ao guru op?
tenho um voto em alguem que ate poderia ser op mas como age incorrectamente retiro e dou a outro que podera ser o que e oi op na altura …
e kic quem escolhe sao os gurus o dito bladimir e que contabiliza os votos e da essas funcoes aos gurus mais votados e isso dos amigos votarem ja ta acontecer agora muitos ja se estao a fazer ao poiso…
#46 by ice_men at Janeiro 20th, 2013
Acho que vai ser interessante ver os “grupinhos” a tentar eleger alguém de confiança dentro do próprio grupo eheheheh , mas é sempre bem vindo novas melhoras nas salas de chat , continuação de bom trabalho e um bom ano looool
.
#47 by MarioJorge at Janeiro 20th, 2013
..rsrsrsrrsrsrssr..opah deixem-se de filme e façam as coisas sem malicias e malandrices porque quem quer fazer alguma coisa de positivo,vem logo os “ratinhos” tipo fura sistemas e invenções para prejudicar terceiros.—calem-seeeeeee,deixem seguir os tramites,deixem trabalhar e pelo menos vcs,nao empatem dahhhhhhh
#48 by PATETINHA/BLUR/DOIDITO at Janeiro 20th, 2013
uma curiosidade ou duas curiosidades
11. O que acontece se elegermos um OP e ele actuar incorrectamente?
Retira-se-lhe o voto, dá-se a outro Guru. O Bladimir vai ser muito rápido a perceber que naquela sala afinal o Guru com mais votos é outro.
quem e que retira o voto?
quem da a outro?
se for os users da sala como e que vamos tirar o voto?
a sala que frequento tem o nr de x de nicks em votacao tipo 10 eu votei em dois deles como posso retirar um voto? como sei que tou a tirar o voto certo e n estou a alimentar o ditio poder do op que esta la ou os ops?
e se for a adm a quem da o voto?
ao que tava a seguir ?
2.Quem pode eleger?
Numa sala que possa ter OPs, os mesmos serão eleitos pelos Gurus da sala que tenham passaporte há mais de um ano e que tenham pelo menos um nick com 5 estrelas. O Guru vota com o seu passaporte.
digamos que o luis tem um passaporte de 2010 ( quando surgiram os passaporte ) tem 16 nicks maior parte ante do passaporte mas que deixou de vir ao chat e voltou ao chat a cerca de 3 meses e usa nicks novos em determinadas sals durante esses 3 meses e fiel a uma sala tem boa conduta n e canditado :/ ( e que nem todos nicks colhem macas e n se colhendo macas e mais complicado conseguir pontos e estrelas.
depois tem o outro caso um user k criou 3 passaportes em 2012 tem 3 nicks em cada um deles e vai a uma sala e tem ma conduta e colhe as macas tds dias tem 3 votos garantidos pk consegue 5 estrelas em tds os nicks durante um ano e tem as ditas condicoes
bem haja e keep going
#49 by kick at Janeiro 20th, 2013
Caro Blur,
Quem dá e tira votos são os Gurus.
Numa sala em que possa eleger, o Guru terá uma lista dos nicks que podem ser eleitos nessa sala. Dessa lista, escolhe UM candidato, a quem ‘entrega o seu voto’. Em qualquer altura, volta a essa lista e pode ‘retirar o voto’, ou entregá-lo a outro candidato.
#50 by PATETINHA/BLUR/DOIDITO at Janeiro 21st, 2013
mas a questao aqui e se o op age incorrectamente sala numa sala k tenha 10 nicks em votaçao, e que e seja frequentada por 30 users sao 30 votos se tds votarem mais uns knts votos de outros passaportes ,
e eu votei inicialmemte num nick k a meu ver e correcto.
mas nick k esta como op tem o simdroma do poder, o poder subiu aos dedos e nos dedos na sala expulsa de animo quente , como sei k ao retrirar o meu voto n alimento essa situaça?
acho que sao duvidas frequentes
#51 by Kic at Janeiro 20th, 2013
Boa noite.
Concordo com os 20 pontos mencionados, e é importante o facto de preverem que OP que não se comporte com a maior imaparcialidade possível deixará de o ser. Alteraria um pouco apenas dois pontos, penso que o tempo a que é necessário ter passaporte, (1ano) é pouco. Concordo plenamente que quando um Op expulsa seja mencionado esse facto, mas penso que mencionar o nick do OP pode eventualmente levar a tentavivas de condicionar o seu trabalho, acho que deveria dizer apenas: “Nick (X) expulso por um OP”. De qualquer modo não há sistemas perfeitos e podem sempre aperfeiçoar.
Há muitos anos que falo neste assunto dos OPS, parabens por finalmente se terem debruçado sôbre ele e espero francamente que com esta medida o ambiente nas salas melhore, não com expulsões mas fazendo pedagogia por uma das melhores ferramentas que os OPS têm, o poderem “falar” pelo Bladimir.
Parabéns à equipa por mais esta medida.
Bom fim de semana.
#52 by limarq at Janeiro 20th, 2013
Quero alertar para uma situaçao, o sistema de votos pode ser falivel… em caso de empatede votos? o que acontece?
#53 by Puma at Janeiro 19th, 2013
Nunca (na minha vida) pensei que isto pudesse vir a ser possível..é mesmo verdade?
#54 by Filho_Da:Night at Janeiro 26th, 2013
trololol
#55 by Rucaman at Janeiro 19th, 2013
Creio que vocês estão a descorar um outro pequeno pormenor….Há utilizadores com uma quantidade imensa de passaportes.
Como vão controlar mesmo as votações?
#56 by kick at Janeiro 19th, 2013
Caro Rucaman,
Para eleger ou ser eleito não bastará ter ‘uma quantidade imensa de passaportes’. É preciso que o passaporte tenha pelo menos um ano. Que tenha pelo menos um nick 5*. E é preciso ser ‘guru da sala’…
#57 by MarioJorge at Janeiro 19th, 2013
..Engraxadores sempre houveram mas podiam ser engraxadores mas nao despresarem as salas e terem um pingo de vergonha para entergar a “ferramenta”.
-A maioria dos Ops é inoperante e tem as ferramentas por ego e vaidosismo,isto faz com que o chat se tivesse tornado no que está.
-parabens ao bla.
#58 by Rucaman at Janeiro 19th, 2013
Isto promete..Rs Estou em “pulgas” por ver os engraxadores insurgirem. Vou deixar isso do rezar aos anjinhos para pessoas mais habilitadas mas desejo-vos boa sorte.
#59 by Recente..mente. at Janeiro 18th, 2013
Estou ” trabalhada “…
Tenho idade, e sei o que faço.
Não tenho é posto nem estrelas, mas brilho!: )
( a rir )
#60 by Pii at Janeiro 18th, 2013
Espero que isto corra bem
…que os novos op’s façam um trabalho bom ou tão bom como os anteriores.
#61 by Bonequinha_de_Trapos at Janeiro 18th, 2013
Hummmm… não sei se isto vai correr bem, mas é esperar para ver.
#62 by Rucaman at Janeiro 19th, 2013
O facto de acabar os kicks anónimos na Coimbra já é óptimo.
Espero que saibam eleger Op.
#63 by energiieee at Janeiro 18th, 2013
Que seja justo, apenas isso, justo:) e bora divertir:) Bladimiir faz-me um filho
:)
#64 by Tiago at Janeiro 17th, 2013
Bem mais complexo do que imaginei. Não tenho nada a apontar, resta esperar para ver.
A do “Mãe, sou OP” foi brutal lol
#65 by kick at Janeiro 18th, 2013
Tens razão, Tiago, o desenvolvimento é complexo. Mas o uso vai ser muito simples:
- Entras numa sala. Se podes votar, é só um click. Se não podes, nem lá vês nada.
- Quem tiver mais votos, ‘aparece-lhe o cenas de OP’. Se fizer alguma coisa, faz. Se não quiser, não lhe mexe…
#66 by Puma at Janeiro 19th, 2013
Já começaste a angariar o teu grupo? Vai ser só “padrinhos” o blá
#67 by Recente..mente. at Janeiro 17th, 2013
A antiguidade é um posto? Não é democracia.
#68 by kick at Janeiro 18th, 2013
Caro recente…mente,
Não é uma questão de antiguidade. Em qualquer ‘sistema eleitoral’ há uma idade mínima para se poder votar sabendo o que se está a fazer
#69 by David at Janeiro 17th, 2013
Que complicação desnecessária. Quanto à obrigatoriedade das 5* acho errado uma vez que muitos 5* agem de forma completamente ridícula prejudicando muitas vezes a propria sala.. Seria mais eficaz a escolha indiferenciada por quem mostrasse interesse ao invés de dar aos amigos dos grupinhos o controlo da sala.
cumprimentos.
#70 by Puma at Janeiro 19th, 2013
Se estivessemos em 2005 concordaria mas agora..as estrelas nascem nas árvores
#71 by sofia at Janeiro 17th, 2013
Esperando que não seja o genero para op
#72 by katy@ at Janeiro 17th, 2013
Patetinha, tenho que admitir que ler os teus comentários e perguntas chega a ser mais animado que estar numa sala do chat! E o mais interessante é sabermos que vais ter sempre alguma coisa a dizer e a perguntar, o que nem sempre acontece quando teclamos com alguém! loool ……… Juro que me divirto
#73 by PATETINHA/BLUR/DOIDITO at Janeiro 17th, 2013
pontos 12 e 13 o que e o nada?
#74 by MarioJorge at Janeiro 17th, 2013
..é melhor sim..porque assim a responsabilidade é dos users da sala,escusa-se de andar horas e horas á procura de Op (gerais) e mais,se se podesse fechar as salas a nao registados,como há muitas nessas condições,nem era preciso Ops,pensem nisso,cada sala que tenha interesse em ser vedada a ordinarices,que podesse ser fechada por vós ,pois assim forçaria a registos e passaportes,todos ficava-mos a ganhar pois uma sala só com registados tem muito melhor ambiente.Parabens.
#75 by amanha at Janeiro 17th, 2013
“15. Mas isto tudo vai funcionar bem?
Vamos rezar aos anjinhos para que corra tudo bem.”
Ah ah ah adorei esta parte.
#76 by Puma at Janeiro 19th, 2013
Nada corre sempre 100% bem…é aí que está a piada