Novo sistema de auto-moderação de comunidade em testes


Encontra-se desde a semana passada em testes um novo sistema de auto-moderação de comunidade, baseado na existência de uma nova propriedade dos passaportes, à qual foi dado internamente o nome de KARMA.

O Karma de um passaporte é um valor que pode ser maior ou menor e positivo ou negativo. O valor de Karma varia consoante, no decorrer da actividade normal de um utilizador, essa actividade seja avaliada positiva ou negativamente pelos restantes utilizadores.

A “avaliação” da actividade de um utilizador ocorrerá em circunstâncias específicas, pré-definidas. Em algumas dessas circunstâncias, o utilizador que avalia, e o que está a ser avaliado, têm consciência de que está a acontecer uma avaliação. Noutros casos, a avaliação é indirecta ou inferida, sendo nesse caso transparente para avaliador e avaliado que ocorreu uma avaliação.

O sistema de Karma é baseado nos seguintes princípios:

  • o valor absoluto da avaliação, positiva ou negativa, depende do valor absoluto de karma do avaliador
  • tendencialmente, as diferentes “circunstâncias de avaliação” serão auto-controladas, no velho princípio do Blá de que “quanto mais se usa uma ferramenta, menos eficácia essa ferramenta tem”.
  • algumas das acções de avaliação terão soma zero.
  • nesta data, foi atribuído a todos os passaportes um valor de Karma proporcional à antiguidade do passaporte.
  • novos passaportes têm karma=0.
  • futuramente, algumas funcionalidades do Blá irão requerer que o utilizador tenha Karma não negativo.
  • karma is a bitch

Estão previstas para já 4 diferentes “circunstâncias de avaliação” que irão atribuir karma aos intervenientes.

Destas, uma encontra-se já implementada e a funcionar desde a semana passada, em testes. É um exemplo de uma circunstância de avaliação “transparente”: o avaliador e avaliado não sabem que ocorreu uma acção de avaliação.

Brevemente, será lançada a segunda circunstância de avaliação: a avaliação da acção de expulsão de visitantes por gurus ou de gurus por OPs eleitos. Esta avaliação, semelhante ao mecanismo de “atirar malaguetas”, será visível a quem puder intervir na avaliação.

O valor de karma de um passaporte será invisível ao próprio e a terceiros.

Como sempre, comentem aqui e divirtam-se pelo Blá.

___________________________________________________
actualização, 2014.04.28: foi colocada online funcionalidade de avaliação da acção de expulsão de visitantes por gurus e de gurus por OPs eleitos

  1. #1 by @lon3_in_th3_d@rk at Maio 12th, 2014

    Anônimo diz-me onde está a regra que não poderei usar o bladimir na brincadeira e somente o posso usar para avisar? Não vejo nada que me proíba de fazer o que me apetecer por bladimir….
    Mas ainda bem que dizes que eu o uso para brincar se eu o usasse para o mal é porque era para o mal, se o uso as vezes para brincar é porque o uso para brincar… Bah anonimo sempre a tentarem meter veneno, estás a vontade….
    Diverte-te ;)

    • #2 by visitante_2 at Maio 13th, 2014

      Concordo com a Anônimo. Tanto usas para brincar como usas para o mal. Ainda há dias aqui vim denunciar as expulsões de que fui vitima apenas por não gostares daquilo que escrevi na sala Amizade. E as regras não precisam de estar todas escritas. As pessoas têm cabecinha para pensar e há uma coisa que se chama de bom senso. Se as opções de OP são para moderar entao nao sao para brincar! És mais que os outros utilizadores para te dares ao luxo de falar em privado numa sala publica? Não me parece! Alem disso isso so traz confusão à sala pois deixa-se de saber quem esta a responder a quem e vês pessoas a falar sozinhas. E para de dizer voces isto e voces aquilo (FAQ), falas como se estivesses nalgum pedestal aqui no chat e como se os outros fossem o povo. Não es ninguém para dar licoes daquilo que é comportamento adequado ou nao. Tu próprio não te sabes comportar! Livra… cada vez fico mais aborrecida de ca vir.

  2. #3 by Anônimo at Maio 12th, 2014

    @lon3_in_th3_d@rk ,és op eleito na sala amizade e usas muitas vezes o Bládimir para uso desnecessário para teclar com registadas. Brinca,brinca,@lon3_in_th3_d@rk.:)

  3. #4 by @lon3_in_th3_d@rk at Maio 11th, 2014

    Acho que o Kick deveria de explicar o que se baseia mesmo este sistema, alguns exemplos para que o karma servirá, como ganhar o karma ou como perder, se o votarmos bem ou mal o que prejudica na realidade ou o que beneficia, se não votarmos ou digamos não dermos a nossa opinião se é mau.
    O estrafegar por o que percebi é uma maneira de sabermos se o nosso karma estará somente melhor do que a outra pessoa ou não, mas que não trás nenhuma consequência considera-se uma mera brincadeira, quando se estrafega alguém ou quando não se consegue estrafegar aparece na sala para todos verem como fosse alguém a ignorar outro ser… Mas acho que se deveria se conseguir saber o nosso karma, como se sabe os pontos que se tem, kudus ou malaguetas, era uma forma de talvez as pessoas poderem melhorar o seu comportamento para futuras ações… Mas leio muitas criticas de certas pessoas aqui que ainda nem sabem o que ira ser na realidade este sistema, e não dão uma oportunidade para o sistema estar a 100% e já existe um monte de criticas, tenham um pouco de paciencia quando este sistema estiver a 100% logo se farão as criticas e os elogios, o que melhorou ou piorou… Cumps

  4. #5 by Cristinna at Maio 10th, 2014

    Ou seja,uma vez que não tenho pretensão de alguma vez ser OP o karma não serve para nada :P . Obrigada Tiago

  5. #6 by Cristinna at Maio 10th, 2014

    E se nos for permitido estrafegar,o nick estrafegado sabe que o foi? Alem disso que beneficios nos traz o karma ou a falta dele?

    • #7 by Tiago at Maio 10th, 2014

      Transcrevendo:
      - futuramente, algumas funcionalidades do Blá irão requerer que o utilizador tenha Karma não negativo;
      - no momento do apuramento dos OPs eleitos numa sala, os gurus com “Karma” negativo não são considerados;
      - quando um guru com karma não negativo entra numa sala vazia, é OP da sala até sair.

      Quanto ao estrafegar, e embora não tenha a certeza, suponho que todos os utilizadores da sala terão conhecimento que determinado nick foi estrafegado, incluindo o próprio. (corrijam-me se estiver errado, s.f.f.)

  6. #8 by Carlos Barradas at Maio 9th, 2014

    kick :
    Estrafegar não tem nenhuma consequência ou vantagem, excepto ficarmos a saber se o podemos fazer.

    Boa tarde,

    Ou seja…. serve apenas para encher chouriços??
    Para quê criar código, se o mesmo de nada serve?
    Será que no futuro vão aparecer mais funcionalidades que de nada servem? Tipo olhar, rir, chorar, dar mimo, mandar uma sapatada

    • #9 by kick at Maio 9th, 2014

      Caro Carlos Barradas,
      Estrafegar tem a função de lhe permitir saber se o pode fazer.

  7. #10 by toto.sou.eu at Maio 6th, 2014

    o que tenho lido e visto nas salas deixa me confuso afinal para ter karma o que temos que ter? não li em lado algum onde se vota, ou se o Karma é dado como são os kuds, e como sabemos se votaram para termos karma? como essa de estrafegar alguns é o meu caso aparece não tem karma suficiente, chamem o que quiserem karma ou lá o que queiram para mim é uma treta

  8. #11 by SilentSea at Maio 5th, 2014

    Loooool. Rindo muito.

  9. #12 by Angel@ at Maio 3rd, 2014

    PS… as melhoras pró dentinho ahahahah

  10. #13 by Angel@ at Maio 3rd, 2014

    Meninos e meninas… se a coisa (“Karma”) existe.. por alguma razão é precisa… Confiem nas novas mudanças, nas inovações. Pessoalmente eu gosto e tento sempre acompanhar as novas mudanças, actualizações etc do bla. E como diz o Kick… Por favor tenham….Karma…isto não é nem vai ser o fim do mundo nem do chat.

  11. #14 by LeoaSerenaMSelf at Maio 3rd, 2014

    Ah! Gostei Imenso que o comentário que escrevi não fosse exposto 1º.

    O Comentário supostamente exposto, anteriormente, espera moderação??? ehehehehehe

    Não me admira que se lembrem de políticas tão mal elaboradas.

    Nem Zeus, nem Deus ou o Diabo pode recomendar-vos, né?

    Cumprimentos Kick
    Espero que não lhe dôa o dente para não perder a Kalma ;) )

  12. #15 by LeoaSerenaMSelf at Maio 3rd, 2014

    To Kick…

    Merci bien pour ton poéme mais il me dit absolument rien, pas moi ou à moi.

    Justice? Where Dear?

    E, já agora e por favor, não mencione “preguiça” a alguém que não conhece de lado algum.

    Mantenho a postura de há 10 anos atrás (se você já cá estivesse, sabê-lo-ía):
    Venho rir o máximo que puder, com gente sã (casos raros, confesso).
    Ouvir e partilhar música… O verbo ‘Partilhar’ é-me Muito Querido.
    “Ouvir/intuir” dores de quem não as exprime e se possível atenuá-las… à minha maneira. Capisce bambina o ragazzo?

    Just that, no more else, really.
    Ciao.

    P.S. Desejo profundamente que tenha resolvido a questão da dor de dente. É extremamente difícil manter a ‘kalma’ com dores ;) *

  13. #16 by JUDAS_TADEU at Maio 1st, 2014

    Estrafegar ficar com barriga vazia…..

  14. #17 by NomOlvides at Abril 30th, 2014

    Nem deu tempo para falar,tristeza de bla :o (

  15. #18 by @lon3_in_th3_d@rk at Abril 30th, 2014

    Quais são as consequências de ” estrafegar ” uma pessoa, ou seja o que acontece, quais são os aspectos negativos do estrafegar e o que acontece a outra pessoa? E o que se ganha a estrafegar alguém?

    • #19 by kick at Abril 30th, 2014

      Estrafegar não tem nenhuma consequência ou vantagem, excepto ficarmos a saber se o podemos fazer.

  16. #20 by joao at Abril 30th, 2014

    Finalmente acabou op,s de sala entrar em 1ª uff .

  17. #21 by Rucaman at Abril 30th, 2014

    Realmente vocês, enfim.. Mais tretas de votação! Ainda não aprenderam que não resulta? Imagine-se, amanhã coloco-me numa sala com 3 nicks, (Extremamente fácil) com 1 kiko-me de visitante, com o outro concordo, belo Karma. ;) Ou, o A não gosta do B, nunca concordará mesmo que seja bem expulso para tramar o Karma do outro. Já são horinhas de abrirem os OOlhinhos, a estratégia de dar “oportunidade” a todos de ser Op não está a resultar a olhos vistos, piora a cada ideia nova! Deviam mesmo fazer algo com os pés na terra e a cabeça nos ombros para aumentar a audiência, até eu já percebi que ela baixou drasticamente! Isto é só um chat, o único que tem de fazer é com que seja utilizável. Acabar com a malcriação e há ferramentas para isso e excessos de parvoíce como kicks despropositados. É impressionante a forma como complicaram o que é suposto ser simples!!!

    • #22 by kick at Abril 30th, 2014

      Caro rucaman,
      Conforme dito no post:
      - algumas votações terão soma zero, outras não.
      - o abuso da ferramenta diminui a sua eficácia
      Portanto, tenha karma, que vai correr tudo bem.

  18. #23 by LeoaSerenaMSelf at Abril 29th, 2014

    Blá e Compª.
    Regressei há pouco, depois de anosss e a vontade já é de me ir, again.
    Rucaman … Retirando aqui e ali, não poderia estar de maior acordo e não o conheço: de utilizada para utilizado.
    Trancrevo-o: “a parte da “automoderação” sem dúvida, acho que vocês se esqueceram já há algum tempo que..o blá necessita de novo “sangue”, isto parecendo que não, cansa!! Quero com isto dizer.. Com tanta treta de OP pelas salas (E já deve haver mais OP que Utilizadores) descuraram um pequenino pormenor.. Os novos utilizadores não apanham uma, passam a vida a ser kikados portanto, cansam-se e desistem. Esta palhaçada dos OP eleitos ou criadores só veio fazer com que alguns se divirtam(OP) e outros sejam as vítimas(Restantes) Fomentando a “criação” de grupos e rivalidades”… (…)eu percebo que queiram “trabalhar” menos e por isso “empurraram” o cargo de Op Ilibando-se assim de “responsabilidades, frases como(Entre muitas outras coisas o “fulano” é também o mais votado” mas enfim… (…) não é menos correto que se o vosso site tiver uma politica inteligente de gestão de informação e proteção dos utilizadores seria um site com certeza mais credível”.
    Dizendo o que penso: Grande parte dos Gurus não não sabem ser sensatos quando excluem alguém, Idem para os operadores, bem mais ainda. Amiguinhos aqui, ali, é o que realmente interessa. As medidas tomadas Nunca são as mesmas!
    Op’s, gurus… Para mim são iguais, os 1ºs com a “Felicidade” se puderem expulsar aleatoriamente.
    Há os sensatos, poucos tanto quanto observei e os que expulsam conforme lhes dá na real gana.

    • o valor absoluto da avaliação, positiva ou negativa, depende do valor absoluto de karma do avaliador
    Sério?
    Acredito que ‘alguém’ que continuou, entretanto, com este site, tenha uma boa aprendizagem de Psicologia e Psiquiatria, desejo-o honestamente. OU vão falhar, no meu ponto de vista, já o estão.
    Mas, votos de bons resultados. Nestas últimas 2 semanas, desde operadores a gurus, vi falhas que: ‘Malha-me Deus, os Santos e todos os Deuses do Olimpo!…
    Li que era uma experiência? Humm… Assim seja. Oremos!

    • #24 by kick at Abril 30th, 2014

      Cara Leoa…

      O meu karma hoje está fraquinho e não está a aguentar ler de novo que as coisas que “estamos a inventar” é para “termos cada vez menos trabalho”.

      Assim sendo, deixo-lhe um singelo poema, que lhe dedico com amizade:

      Rais parta ninguém entende esta gente
      Que quando por si decidem que fazer
      Protestam logo que querem escolher
      Mas quando na mão entregam a decisão
      Logo dizem isso não, isso não

      Não há forma de deixar contente
      Quem tanto clama por democracia
      E afinal não era isso que queria
      Tanto se queixa da falta de justiça
      E afinal pior que isso é a preguiça

      Rais parta ainda por cima dói-me um dente

  19. #25 by penajoinha at Abril 29th, 2014

    Kórror… the_exciting_storm…K biolencia.. Logo eu q sou PoRtIsTa de gema….. Não esqueça de ir á sala 50+ dar-me do seu “karma” . Beijinho .. Boa terça feira.

  20. #26 by ThE_ExCiTiNg_StOrM at Abril 29th, 2014

    Ora bem !! As meninas que estão fazendo estagio no blog!!Um exemplo de bom “Karma”.;)A equipa principal de futebol do Benfica está a um pequeno passo de poder chegar à final da Liga Europa. Quinta-feira joga a 2.ª mão da meia-final em Turim frente à Juventus. No primeiro jogo venceu por 2-1 e o antigo jogador do clube da Luz Stefan Schwarz, em declarações ao jornalista da Antena 1 João Miguel Nunes, admitiu que a vitória frente ao FC Porto para a Taça da Liga reforçou a moral da equipa para o jogo frente aos italianos.:)Olé,olé olé olé, vamos ganhar, seremos campeoes.:)

  21. #27 by joao at Abril 28th, 2014

    Mais uma das tretas do blá karma nao tem pés nem cabeça paracem tipo F.B.I tenham vergonha srª administradores uma lógica que vai alimentar mais porcaria entra as pessoas mais guerras tenham juizo…. boa noite

    • #28 by kick at Abril 29th, 2014

      tenha karma, que vai correr tudo bem.

  22. #29 by Lilian@ at Abril 28th, 2014

    ehehheeh ideias brihantes mesmo rs rs rs

  23. #30 by lu@n@@ at Abril 28th, 2014

    xiii meu karma e mt negativo sera k sou mt má??

  24. #31 by OTOPINHAS at Abril 28th, 2014

    Estou acompanhando o caso, sera que é desta vez que o BLA do chaT VAI ENTRAR em Ordem e Democracia, ou em Selvajaria como devez enquando anda.
    A esperar para ver-ahahahah BEM HAJAM, e que tudo corra pelo melhor–que o OMNIPRESENTE-OMNISCIENTE-OMNIPRESENTE acompanhe a situação ou ba FORÇA ou forças para quem é agnostico.a.
    Um BEM HAJA…
    A.G.P.

  25. #32 by Frank_Jaeger at Abril 28th, 2014

    Parece ser uma ideia interessante e imprevisivel no que toca a resultados…
    Poderiam era colocar o valor do Karma de cada um visivel a todos, assim era mais facil sabermos quais são as pessoas com mau Karma para as podermos evitar! hehehehehehe
    Podiam era dizer em que tipo de circunstancias pré-definidas é que somos avaliados, para não sermos apanhados desprevenidos.
    Já agora, será que algumas das hipoteses acima referidas vão requerer avaliação feita a mim por outros utilizadores?

  26. #33 by pomba at Abril 27th, 2014

    Ideias brilhantes.. pffff

  27. #34 by ursinh@_delicad@ at Abril 27th, 2014

    ola pessoal..vou estrafegar-vos a todos..ehehehheheh
    beijinhossss

  28. #35 by Rucaman at Abril 25th, 2014

    Kick, fala-me do “Estrafegar”, esse não está invisível!

  29. #36 by MulherFatal at Abril 25th, 2014

    eu só tenho um comentário k espero não ferir os sentimentos de ninguem. As pessoas teem k crescer e aprender a respeitar os
    outros. Tenham um bom fim de semana

  30. #37 by BL@STER at Abril 24th, 2014

    karma mulher de armas……

  31. #38 by BL@STER at Abril 24th, 2014

    karma ta piradinha………..

  32. #39 by Serenna at Abril 24th, 2014

    Tiago….bjinhos filhote .

  33. #40 by Serenna at Abril 24th, 2014

    ThE_ExCiTiNg_StOrM…..nao preciso d nada pra me iluminar pk ja tenho meu brilho natural… bom feriado pra vc….e meu karma sao voces :)

  34. #41 by penajoinha at Abril 24th, 2014

    karma |cárma|
    (sânscrito karman, .ação)
    substantivo masculino
    O mesmo que carma.

    “karma”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/karma [consultado em 24-04-2014].

  35. #42 by Tiago at Abril 24th, 2014

    O post é bem explícito. Pode ser um pouco difícil perceber o novo sistema à primeira leitura mas nada que não se resolva com a segunda ou terceira (e um pouco de atenção).

    Espero que tenha sucesso e melhore o ambiente das salas.

    Parabéns à equipa pelo esforço.

  36. #43 by ThE_ExCiTiNg_StOrM at Abril 24th, 2014

    :) Serenna Compre uma imagem de Buda sorridente:):) e coloque sobre o computador vai iluminar seu “karma”:))Ele preenche seu redor com alegria e ilumina o seu rosto:))BOM FIM DE SEMANA… amanhã é feriado:):)

  37. #44 by Ella_ex_pirada at Abril 24th, 2014

    Sinceramente, li o texto e fiquei ainda mais confusa! :)

  38. #45 by Serenna at Abril 24th, 2014

    LOL Cristinna, isso nao é pra se entender rs…. é só pra se ter ciencia rs bj miuda.

  39. #46 by Serenna at Abril 24th, 2014

    Ja agora nao sei se é só comigo q acontece….mas está dificilimo a entrada na sala, depois de trocentas tentativas e reinicio de pc e de net é q consigo entrar na sala, e isso só acontece ao site do bla.. :(

    Q será q se passa?

  40. #47 by Rucaman at Abril 24th, 2014

    kick :
    o valor de Karma é invisível

    Tal&qual o KARMA. :)

  41. #48 by Cristinna at Abril 24th, 2014

    Sinceramente li,mas não percebi nada. Não vi qualquer alteração no meu passaporte,não vi nada que se refira a karma nenhum. Ou isto é só para eruditos,ou sou menos inteligente do que eu pensava :)

  42. #49 by Serenna at Abril 23rd, 2014

    rsrs

  43. #50 by Lord_Pitt at Abril 23rd, 2014

    E lá com essa historia toda do “Karma” Lá vou em andar em “karma” negativo.
    Acho que vou falar com a “Maya” a ver se consigo “Karma” positivo.

  44. #51 by Lord_Pitt at Abril 23rd, 2014

    Lool, tive de rir.
    Com este andamento isto ainda vai acabar em blog de astrologia.

  45. #52 by @lon3_in_th3_d@rk at Abril 23rd, 2014

    Não consegues mesmo ajudar em nada…

  46. #53 by ThE_ExCiTiNg_StOrM at Abril 23rd, 2014

    :) O karma de cada signo!!!http://consultoriodeastrologia.blogs.sapo.pt/1109383.html ….Espero ter ajudado..Fico feliz em ajudar:) :)

  47. #54 by @lon3_in_th3_d@rk at Abril 23rd, 2014

    Como conseguimos ver o nosso karma?

    • #55 by kick at Abril 24th, 2014

      o valor de Karma é invisível

  48. #56 by ThE_ExCiTiNg_StOrM at Abril 23rd, 2014

    Mas o mecanismo!!!! É basicamente o mesmo so batizaram com outro nome….“karma”!!Ioh my god…..deias inovadoras procuram-se..Obv…. Dê-me Imunidade Diplomática eu trato puxar o tapete certa gente..Ficam a Refrescar 10mnt…vêm mais (espertinhos/as)lool:)ver se a administração nao interfer no meu comentário!!Copyright by ThE_ExCiTiNg_StOrM!!

  49. #57 by ThE_ExCiTiNg_StOrM at Abril 22nd, 2014

    É Impossível a pessoa que escreveu isso ter lido o artigo?.. É favor fazer a tradução do artigo para português(Portugal)sff.humm deve ser efeito do sol de Páscoa!!Mais Um que anda com o “karma”avariado..

  50. #58 by Rucaman at Abril 22nd, 2014

    Boa noite.. Se isto é mais uma tentativa de melhorar o ambiente das salas, espero sinceramente que não seja mais uma falhada! “Avaliador&Avaliado”!! “Cheira-me” a votação na mesma mas..vou deixar o cépticismo algo de lado e esperar para ver. Parece-me bem a parte da “automoderação” sem dúvida, acho que vocês se esqueceram já há algum tempo que..o blá necessita de novo “sangue”, isto parecendo que não, cansa!! Quero com isto dizer.. Com tanta treta de OP pelas salas (E já deve haver mais OP que Utilizadores) descuraram um pequenino pormenor.. Os novos utilizadores não apanham uma, passam a vida a ser kikados portanto, cansam-se e desistem. Esta palhaçada dos OP eleitos ou criadores só veio fazer com que alguns se divirtam(OP) e outros sejam as vítimas(Restantes) Fomentando a “criação” de grupos e rivalidades perdendo-se assim o bom ambiente e a sensatez(bom senso) apregoadas pelo Kick. Já é alturinha de fazerem algo com pés e cabeça, eu percebo que queiram “trabalhar” menos e por isso “empurraram” o cargo de Op Ilibando-se assim de “responsabilidades, frases como(Entre muitas outras coisas o “fulano” é também o mais votado” mas enfim.. O Terravista(Chat) tem(ou tinha) uma particularidade interessante, sempre que um utilizador troca de nick o sistema identifica-o publicamente na sala, ou seja, seria bastante difícil o insulto a utilização/divulgação de dados pessoais entre outras coisas. É certo que cada um de nós deve proteger-se da melhor forma mas não é menos correto que se o vosso site tiver uma politica inteligente de gestão de informação e proteção dos utilizadores seria um site com certeza mais credível, não estando com isto a dizer que não é, entenda-se. Tal como nunca deixei de o fazer, desejo-vos Boa sorte em mais uma aventura, Rs, Este “mais uma” significa que Sim, se tem aplicado em melhorar.

(will not be published)

  1. No trackbacks yet.