Ao longo destas semanas, estivemos em festa. Comemorámos o 10º aniversário do Blá com diferentes actividades que nos permitiram conviver, estreitar laços e conhecer-nos melhor.
Mas mais do que celebrar o passado, interessa-nos também preparar o futuro. Há um novo Blá a caminho, que queremos que seja um Blá melhor. Temos 2 directrizes importantes já traçadas:
- Reestruturar profundamente a forma de entrada nas salas e o sistema de registo de nicks
- Exterminar os derradeiros problemas que ainda prejudicam o ambiente de convívio nas salas
Além disso, iremos aperfeiçoar os mecanismos de relacionamento da comunidade e lançar algumas funcionalidades novas (p.e., salas pessoais personalizadas, novo mapa de navegação das salas, entre outros)
Queremos que este novo Blá seja feito por todos. Por isso, a última actividade de comemoração dos 10 anos que passaram é um apelo a que todos participem na construção dos próximos 10:
Bla10anos #10: 3-3+3=+10 anos
Nos comments deste post, digam-nos por favor:
- 3 coisas boas do Blá
- 3 coisas más
- 3 sugestões para um Blá melhor
Recuperem se necessário algumas das ideias, sugestões e críticas que já nos foram deixando no Blog ou enviaram por email. Sejam criativos, sejam construtivos…
… e encontramo-nos por aqui, neste Blog, que, findas as comemorações fica para o futuro, como espaço aberto de comunicação e troca de ideias da comunidade do Blá.

#1 by Feliz Aniversário at Maio 16th, 2010
Muitos parabéns!
#2 by joao silva at Agosto 23rd, 2009
Olá senhor kick (trato o com respeito)e agradeço as suas palavras em resposta as minhas até pq muito sinceramente nao esperava resposta foi só uma simples observaçao da minha parte mas que toca a muita gente.
!!!
Ok,o que voce afirmou tem de facto sentido e quem sou eu para achar isto ou aquilo,voçe e o manda chuva.^^
Só fico pensando pq nao referiu uma vez só aos seus “servos” ops..mas que interessa?afinal de contas o que importa sao outras coisas..:p
Mas o bla e interessante sim e com uns emoticons (a chatear de novo lol) isto ficava mesmo mais jeitoso
Obrigado pela sua atençao e passe bem senhor kick!
#3 by kick at Agosto 21st, 2009
Caro João Silva,
Obrigado pelo seu comentário, que é quase todo muito interessante.
Permita-me umas observações:
A função Ignorar tem várias virtudes, e o seu comentário chama a atenção para mais uma, e grande: permite-nos escolher quem queremos ignorar, sem impor aos outros a nossa escolha. Pelo contrário, a função Expulsar é impositiva: por exemplo, eu, subjectivamente, não gostei de algo no comportamento de outro, e expulso-o, impondo aos restantes a minha escolha, quer tenham ou não achado que tem razão de ser.
Esse é o motivo pelo qual a função Expulsar deve ser usada apenas em circunstâncias especiais, deve ter limites e deve “depreciar” a capacidade de a usarmos de cada vez que a usamos.
Pelo contrário, a função Ignorar é uma escolha pessoal, que afecta principalmente quem a usa. E se tem tanta eficácia que o ignorado reage “com horror”, mais uma razão para ser usada em vez da Expulsar. Assim, ficam as coisas apenas entre quem ignora e quem é ignorado.
Tirada tal conclusão, a função Ignorar será revista e brevemente deverá deixar de ter limite.
Quanto ao sistema de registo que propõe, estamos a seguir uma abordagem diferente no novo sistema de registo. Estamos a tentar baixar a subjectividade do sistema. Como muito bem diz, o problema do Blá é na raiz, e na raiz queremos que haja cada vez menos necessidade de fazer o papel de iluminados que definem critérios e de juízes que vigiam a sua aplicação.
#4 by joao silva at Agosto 21st, 2009
Ola a todos.
Tenho lido e concordo com inumeros factores (obvio) mas outros e obvio que nao!
Em 1o lugar eu nao espero que considerem isto apenas apetece me escrever muahahahahah!!!
Nao deixa de ser no minino estupido (desculpem a expressao) de andarem constantemente a falarem das estrelas e nicks e bla bla bla..
Pensem:isto e um chat!!!
Para conversar e nao para ver quem e superior(e nao me venham dizer que nao tem a ver pq no fundo e isso que se ve por la)..o tempo de Salazar ja era..
Eu por exemplo,tinha 3 estrelas e se pudesse dar,dava sem problema nenhum a alguem que as quisesse (nem sei para..).que importa te las se o que importa somos nos,as nossas conversas sejam elas tristes ou alegres!!
Sejamos sinceros: ELAS NAO SERVEM PARA NADA!!
quantas vezes ja assisti uma pessoa nao registada ter conversas decentes ao inves de alguem com 5 estrelas á grandao??
quanto ao topico Op,eu penso que tem que ser alguem de extrema responsabilidade e com uma mentalidade muito flexivel e nao crianças mimadas por ai!!
Quanto ao registo,epah,que tal meterem umas perguntas ao vosso gosto,umas que possam minimamente testar a capacidade de maturidade de cada um?
Para pessoas de tao elevado conhecimento (digo eu..)julgo que nao deve ser dificil desencantar algo do genero.
Essa do ignorar as pessoas tem muito que se lhe diga…quantas vezes se assiste seja a quem for,quando e ignorado aquela sensaçao de desprezo desagradavel que no fundo niguem gosta e que doi bastante??nota se na escrita o horror que e ser desprezado..se acham lindo entao tenho pena de voces!!!
Tentem ser cordiais e se a pessoa realmente nao ceder essa simpatia ai sim,toca a ser expulso NAO IGNORADO!!
isto e um chat repito nao um monte de ignorantes desculpem..
Uma coisa que era muito agradavel ter por aqui sao os emoticons *.*
Se conseguissem por ca alguns ao bom estilo msn isso e que era por demais!!rsrsrsrs
Ja agora pessoal,pq andam sempre a fazer mau juizo de (x) e (z) da sala (x) se o problema desta arvore que e o bla vem da raiz?? (nao menciono nomes,nao preciso :p)
#5 by al_kapone at Julho 6th, 2009
Olá a todos!
Que confusão se faz neste chat, tanto barulho, tanta mesquinhice, inveja, luta incesante para ser o Deus do blá para de repente( e como aconteceu há uns tempos) uma pessoa desaparece desta vida(Deus o tenha em descanso ao guru tribalove)!
Deus não agradou a tds, não vai ser o bla que o vai conseguir. Se todos os users levarem isto na descontração, ignorarem acima de tudo(esta é uma grande arma, melhor ate que expulsar), não se pode é viver em demasia o bla no sentido de nos afectar!Façam amizades, troquem ideias, musicas, tubes engraçados, marquem jantares, joguem a bola como alguns o fazem e sejam felizes! Concordo com a maioria de todos vos e subscrevo plenamente algumas coisas que foram ditas, e agora quem de direito que analise pois não me vou repetir naquilo que foram as sugestões dos meu «companheiros» de chat!
Vivam a vida, tirem proveito daquilo que de melhor ha no bla, ignorem os conflituosos(alguns ate têm piada) e esqueçam a busca incessante e quase absurda por ser Op….não interessa muitos a «mandar» basta um bom mandador e seus colaboradores(tdos nós) remarem para o mesmo lado!
A vida, a família e os nossos amigos são muito importantes, o Bla é laser, diversão, convivío, discussão de ideias….mas depois desliga-se o pc e há vida!
Bem disse o que sentia mal ou bem!
Adoro o bla e ha users mesmo impecaveis!
Bom trabalho e bjos e abraços para tds!
#6 by ZARA at Junho 22nd, 2009
*Bom dia.
Bem gente ..
- 3 coisas boas no meu ponto de vista são…
-1ª Ter a sheera aí disponivel para nos ajudar a manter um chat melhor…
- 2ª Termos o kick, pelo mesmo motivo anteriormente mencionado.
- 3º Termos o Bladimir, Que faz-nos companhia, mesmo com as salas vazias:-)
No meu ponto de vista, as 3 coisas más são..
-1ª Haver gurus que usam seus nicks parar usar linguagem imprópia, e a expulsão injustamente.
-2ª Haver op’s que lamentávelmente utilizam suas fonções para fins inapropiados.
-3 Não poder ajudar numa sala, visto se existem visitantes conflituosos, visto que se os expulsa-mos perdemos de imediato as estrelas, quando as usamos com precaução, e moderadamente.
3 Sugestões…
-1ª haver condições sérias, para que a pessoa possa usar nicks sublinhaos e deste modo, fazer melhor uso ao seu nick.
-2ª Haver OP’S a tempo inteiro, para que possa melhorar ambientes em salas que assim necessitem e estejam dispostos ajudar.
-3ª Que apartir de uma certa altura de avaliação de cada nick, visto que tem um comportamento exemplar, não perderem mais estrelas, quando expulsam visitantes que só estão nas salas para conflitos.
Espero ter ajudado:-)
Cumprimentos a todos sem exceção.
Beijinhos:-)*
#7 by ZARA at Junho 22nd, 2009
Pss: (Observação) “As discussões, e rivalidades, existem sim, mas a causa não são as estrelas dos nicks, isso continuaria acontecer mesmo que as estrelas deixassem de existir… A causa é simplesmento do comportamento imaturo dos nicks que teem essa mesma posição.Seja por inveja, ou outro motivo qual quer, todos sabemos que fazem isso por vários motivos.E que qual quer coisinha será motivação para a pessoa o fazer.
Cabe a cada um de nós ser ponderado e moderado nas suas “palavras” atitudes e pensar em substituir esse comportamento imaturo, por um mais consciente e adulto.”
Pensem nisso.
Obrigada pela vossa atenção:-)
Até uma próxima, beijinhos:-))
#8 by ZARA at Junho 22nd, 2009
Bom dia.
Bem gente ..
- 3 coisas boas no meu ponto de vista são…
-1ª Ter a sheera aí disponivel para nos ajudar a manter um chat melhor…
- 2ª Termos o kick, pelo mesmo motivo anteriormente mencionado.
- 3º Termos o Bladimir, Que faz-nos companhia, mesmo com as salas vazias:-)
No meu ponto de vista, as 3 coisas más são..
-1ª Haver gurus que usam seus nicks parar usar linguagem imprópia, e a expulsão injustamente.
-2ª Haver op’s que lamentávelmente utilizam suas fonções para fins não inapropiados.
-3 Não poder ajudar numa sala, visto se existem visitantes conflituosos, visto que se os expulsa-mos perdemos de imediato as estrelas, quando as usamos com precaução, e moderadamente.
3 Sugestões…
-1ª haver condições sérias, para que a pessoa possa usar nicks sublinhaos e deste modo, fazer melhor uso ao seu nick.
-2ª Haver OP’S a tempo inteiro, para que possa melhorar ambientes em salas que assim necessitem e estejam dispostos ajudar.
-3ª Que apartir de uma certa altura de avaliação de cada nick, visto que tem um comportamento exemplar, não perderem mais estrelas, quando expulsam visitantes que só estão nas salas para conflitos.
Espero ter ajudado:-)
Cumprimentos a todos sem exceção.
Beijinhos:-)*
#9 by WildMindMan at Junho 15th, 2009
Boa tarde a Todos, o meu primeiro comentário vai precisamente para o tema que considero mais relevante de ser debatido relativamente ao Bla.
3 coisas Boas:
- As pessoas
- A liberdade
- Os sonhos
3 coisas Más:
- As pessoas
- A liberdade
- Os sonhos
3 sugestões:
- Cada um de nós (visitantes, registados, gurus, Ops e outros) fazer uma introspecção e de facto melhorar o seu comportamento no chat. Todos teremos a ganhar com isso.
- Criar/classificar salas às quais só é permitido o acesso por convite (que poderá ser atribuído ou revogado em qualquer altura). Não se trata de excluir ninguém, trata-se de criar a “mentalidade” que o bom comportamento compensa. Naturalmente manter salas de livre acesso, dentro da filosofia actual, que tanto contribuem para o engrandecimento do Bla.
- Acabar com todos os sistemas de pontos e estrelas dos gurus. Penso que só contribuem para criar rivalidades/discussões. Ser registado, sim. Permite garantir a exclusividade do nick. Não é “importante” quem tem estrelas, é “importante” quem se preocupa com o bem estar dos restantes utilizadores.
Cumprimentos a Todos e força Bla!
#10 by Inkieta at Junho 13th, 2009
Olecas para todos!
Para quem não sabe, ando no Blá desde 2004, trazida por uma grande amiga não virtual, cujo nick mais conhecido aqui é marla.
A que propósito refiro eu a marla aqui? Simples! Muito embora com percursos diferentes, conseguíamos (como tantos outros registados/gurus) criar e manter ambientes de brinde, de concursos, de festa e de gargalhada, em salas diferentes (ela na Aveiro e na Porto e eu na Kamasutra (claro rs!), Aeiou, Aveiro, Porto e, mais recentemente, 30-30 e 40-40, entre outras) e com a participação activa e positiva de variadíssimos nicks.
Esta é, de facto, uma das mais-valias do Blá! O permitir a criação de uma verdadeira empatia e de um saudável convívio entre quem se predispõe a isso. Pessoal fantástico e com grande capacidade de se divertir existe aqui, sem dúvida!
Mas.. (sim, agora, o “mas”) há, de igual forma, muita e tanta gente que não sabe estar e quando se lembra de usar o dedo do pé grande (e a troca é propositada) como “cérebro”, nem sempre corre bem!
A forma de comunicar de muitas destas pessoas fica aquém do que seria de desejar. Fica. Agressividade verbal (desde insultos, passando por vocabulário tido na sociedade como “pecaminoso”, entre tantos outros exemplos) é pão-nosso de cada dia aqui agora. Mas já o era há anos! Desde que cá ando, que tal acontece! Mas também é sabido que a agressividade esconde a total fraqueza e insegurança de quem a pratica. Basta pensar um pouco.
Esta forma de estar é a que tem estado na boca dos “nicks”, que se queixam disto e daquilo. Esquecem a “bela” manipulação, tão ou mais presente do que a agressividade, embora bem menos visível. Quantos aqui não tentaram por esta ou por aquela via menos clara e objectiva atingir determinado objectivo, aqui mesmo no Blá? “Fulano/a x ou fulano/a y sabe isto sobre sicrano e eu preciso dessa informação para poder chegar a ele/a”.
As posturas que tomamos em relação a esse tipo de abordagem são da nossa inteira responsabilidade. Aceitamos sermos manipulados ou não. Aceitamos contar ou não. Aceitamos falar dos outros ou não. Da mesma forma que não é culpa de x ou de y se z sabe da nossa vida! Contamos ou não. Nós decidimos.
(Acho que já me estou a alongar, mas pronto, vou continuar! Rs)
Onde pretendo chegar? O Blá é uma pequena aldeia e a nossa forma de estar vai reflectir-se na forma como os outros estão connosco e isto é verdade em termos globais. Por isso, escolham bem as vossas postura e forma de estar!
Por outro lado, também a nossa forma de lidar com insultos e similares pode e faz, regra geral, a diferença. Cada qual tem a sua consciência. A minha está bem e recomenda-se! A dos outros? Nada como lembrar-lhes como (não) está a deles, sem recorrer a respostas/vocabulário idênticas/o.
Sugestões para o que se considera como sendo o que diferencia o NOSSO Chat de outros chats? Sendo nós todos a fazermos parte dele.. aqui vão:
. Maior assertividade por parte de todos nós;
. Maior capacidade de ler/escrever efectivamente com atenção, o que implica maior capacidade de distanciamento e de objectividade;
. Maior capacidade de gerir as emoções;
. etc, etc, etc..
Agora, passemos às “estrelas”, que “geram” o estatuto de quem por cá anda. Elas não criam qualquer tipo de estatuto, do meu ponto de vista. Ou melhor, o único estatuto que podem efectivamente atribuir é o da responsabilidade de cada um.
É giro fazer convites discretamente ao lado, quando se assume publicamente que não se priva! Não é preciso que toda a gente saiba que se priva (porque todos o fazem mesmo, não é?), mas..
É giro poder expulsar só porque o/a nick/visitante x ou y se está a fazer ao nick z e eu não suporto ver isso..
É giro.. é giro.. e é giro.. É tudo muito giro! (É giro, mas eu não considero como giro, para que a ideia fique clara.)
Quanto aos OPS (e reparem que Operadores não tem apóstrofe, ou seja, aquela pestaninha que separa o OP do S!), concordo que, efectivamente, nem todos estão preparados para o serem. Uns, porque têm as emoções à flor da pele; outros, porque pura e simplesmente actuam a seu belo prazer; outros por não terem a capacidade para dialogarem. Utopicamente, deveriam ser escolhidas pessoas que tivessem a capacidade quer de liderança, que de comunicarem efectivamente e às claras.
Lembro-me de ver um OP bastante conhecido que tinha essa excelente capacidade e tenho presente bastantes situações em que era eficaz nos diálogos que tinha com variadíssimos nicks (de ocasião ou não) e com visitantes, que tinham algum tipo de comportamento mais dúbio ou menos simpático.
OPS como este precisam-se!
Outra sugestão?
Fazer o FESTIVAL BLÁ ANUAL, no Pavilhão Ratinha (fiu fiu fiu), com muita música, dança, gargalhadas, alegria e com o Bladimir a contar as suas belas anedotas!
kick e sheera, não me “marretem” por ter quase ocupado uma página! Hoje devo ter acordado inspirada! Rs
Para todos, afins, mortadelas, eteceteras e restantes, um excelente dia! : )
(Agora sim, sem gralhas rs)
#11 by BLUR at Junho 12th, 2009
sera k 3 ops por sala xegaram?
tipo os utilizadores do bla trabalham.
ou estudam ou alguns fazem ambas?
mt se fala dos ops mas seram mesmo necessarios ops?
somos nos simples gurus e nao gurus k somos o bla.
em tempos n existiam gurus e o chat corria bem
n e por haverem gfurus e ops k as salas iram mudar.
iram sempre existir os maus da fita.
kem nunca foi um mau da fita?
eu ja ando no chat desde o inicio e antes haviam mt mais problemas eram nicks k repetiam as msgs ate nunca acabar .
k se insultavam como se n houvesse o amanha.
tudo pra darem nas vistas pk algum nick n lhes falou ou simplesmente n cumprimentou.
tive um episodio na sala ponta delgada interessante .
tava a falar com nicks conhecidos e entra um nick de seu nome de_passagem
k começou a pegar com uma amiga .
kem via parecia k era uma guerra na sala mas ate k a conversa se alargou ate as 4 da manha o jovem devia andar com os azeites mas uma conversa com alguns nicks e ate k foi nice.
a k tentar todas as solucoes antes dos kicks…
abraço
#12 by Mad_Cursor at Junho 12th, 2009
Falcao grande abraço, amigo
Espero que estejas bem, visto ter perdido o teu contacto, desde que me mudei.
Grrr, muito obrigado.
Acho que devemos ir ao fundo das questoes, sem rodeios.
Apenas isso, e com a intençao de que seja util a quem de bem…
Abraços.
#13 by Grrr at Junho 12th, 2009
Nunca li nada tão certo como o texto do (Mad_cursor) não só concordo, como assino em baixo…
Licença.
#14 by Mad_Cursor at Junho 12th, 2009
Nao era mal pensado tmb, mudar o tema…
De 3, passar a 30… (sujestoes e coisas mas/boas)
Por acaso ja alguem pensou que tudo rodeia à volta de… Op’s?
Tudo vai dar ao mesmo lado. Parece uma rotunda, que nunca mais se sai dela!
E tambem, ja alguem pensou que é mais simples do que parece?
-Op’s “invisiveis”.
Passo a explicar: nomear pessoas competentes, (dois ou tres por sala) de modo a que esteja presente sempre um, com uma caractristica simples… Serem “invisiveis”.
Isso acaba com inumeras questoes.
Nao poderiam divulgar quem sao.
Nao haveriam pseudo-Deuses.
Nao haveriam “guerrinhas” e conflitos entre gurus/Op’s.
Nao haveriam visitantes a destabilizar as salas.
Nao haveriam “chatices” com estrelas e pontuaçoes.
Acho que o grande “buraco do ozono” do Bla… rodeia-se e entrelaça-se, nos Op’s.
Um grande Op, como ja conheci alguns (poucos), nao precisade se expor para fazer um grande “trabalho” numa sala de chat.
Ja pensaram que todas as rivalidades se cruzam com… Gurus/Op’s?
Quantos gurus nao querem ou anceiam ser Op’s?
E porque?…
Se pensarem bem, 99% dos “problemas” do Bla, deixavam de fazer sentido.
Falta saber se… Assim o desejam
Por vezes umas intrigazinhas nas salas… Interessam a muita gente…
Pensem bem…
Beijos e abraços.
#15 by Falcão at Junho 12th, 2009
Olá amigo boa tarde:.-)
Gostei das tuas reflexões e espero que as medidas em curso surtam os efeitos desejados e as salas se tornem um «espaço» mais agradável.
Um abraço amigo do
Falcão
#16 by ManuGuna at Junho 11th, 2009
Boas Noites Porto e resto do País (looooooool)
Vou dar a minha opinião sobre certas coisas hoje,desculpem se irei magoar alguem mas sempre fui conhecido no blá por imparcial e sincero,comecemos então: para todo tem sempre uma solução escusa de ser logo terminal ou seja, acho normal alguns gurus quererem usar um nick com 5 estrelas pq asssim revelam “maturidade” do Blá ora qd assim acontece é raro as vezes que perferem n expulsar n registados de uma sala com o intuito de perservar as suas estrelas ,nestes casos como disse há sempre uma solução ,façam mais nicks,estilo nicks de kicks, assim perservam o seu nick e mantem uma sala com bom ambiente durante 5 min.No outro caso muito badalado no Blá prende-se com o facto dos Op`s estarem ou não presentes numa sala,lembro a todas as pessoas que tanto Gurus e Op´s n são pagos para fazer o seu trabalho,apenas todos nós somos voluntarios de um chat muito popular,senão o mais famoso,passo a lembrar tb a todos que uma expulsão já de si nem todo resolve,resolve sim temporariamente mas n futuramente,por isso concordo em parte com algumas das palavras da Inkieta,as informações pessoais que prestamos numa sala são da responsabilidade das pessoas que as fornecem,todos sabem e deveriam saber que isto é um chat ou seja estamos expostos a uma infindavel comunidade de pessoas,sejam boas ou más,como tal essas informações já de si deviam ser moderadas,outra das coisas que queria salientar aqui é que ás vezes uma boa conversa para estabilizar uma confusão numa sala ajuda,ignorar também ajuda, não vale a pena responder á mesma altura do que os pretensos nicks que vem para o chat com o proposito de estabilizar as salas,lembro a todos que isto é um chat e que o visor dos pc´s os protegem,n se deixem influenciar por palavras ofensivas,divirtam-se sim no Blá pq este espaço foi criado para desabafar,criar amigos,passarmos algum tempo das nossas vidas. Beijos e Abraços a todos ,resto de boa semana no Blá e na vida real
#17 by PalavraSoltas at Junho 11th, 2009
Olá!! Boa tarde a todos ….e que linda tarde
Sobre o assunto…a minha opinião é a seguinte:
Coisas Boas
* Existência de salas temáticas
* O Convívio-( ainda ha gente bonita)
* A Partilha…bem gratificante
Coisas Menos Boas
*A falta constante de 1 moderador nas salas o
que facilita a entrada cada vez mais de usuários menos agradaveis.
* A 1 Guru que lhe foi retirado o nick o mesmo ser-lhe devolvido com a mesma pontuação e ainda lhe ser facilitada a hipotese de novos registos.
* Os Gurus terem que fazer as vezes de um moderador (inexistente) e perderem a sua pontuação ao expulsarem quem está a ser desagradavel em sala.
Sugestões:
* A 1 Guru que lhe tenha sido retirado o nick, o mesmo lhe seja devolvido sem pontuação (1ª advertência). Se for reicidente ficar sem o nick e sem a possibilidade de novos registos…(pelo menos durante algum tempo significativo).
* Possibilidade de haver um mecanismo nas salas…em que seja possivel ignorar quem está a ser inconveniente… (nada do que escreve será lido em sala).
* Cada sala ter pelo menos 2 Ops, sendo estes dois residentes da mesma. A eles, devem caber as tarefas de moderarem a sala e a de apresentarem, mensalmente, um pequeno relatório( via email), para que a administração do Blá possa ter efectivo conhecimento do que se passa nas salas, por forma a ter uma maior e mais eficaz capacidade interventiva.
Por ultimo os meus Parabéns a toda a equipa do Blá.
A todos os que tenho conhecido por aqui ( são alguns), o meu bem-hajam
#18 by BLUR at Junho 12th, 2009
palavras soltas bem haja (linguagem militar lol)
em relaçao a nicks serem expulsos e voltarem a entrar com outros nicks,
sabes k deve ser dificil acontecer o control dos registos no bla pois podes ter imensos mails e nrs de tlm.
e a administracao do bla de certo n sabera se a pessoa k ta a registar o nick ja teve algun nick registado.
mas deviam deixar so registar 2 a 3 nicks por mail ou nr de tlm.
e de acordo com o desenvolvimento do nick poder ser dada a hipotese de registar mais nick.
mas ixo e mt dificil de fazer .
e facil pra nos falar mas por em practica e mt mais dificil
#19 by watchman at Junho 11th, 2009
Boas…
Pontos num nick: quando se expulsa perde-se pontos, estrelas… a meu ver é uma boa segurança para que um guru não ande a expulsar todo o mundo por aí… por outro lado, um guru ao perder pontos, vai “desligar” mais de moderar a sala ou salas. Se… e se… um guru tivesse os motivos de expulsão já predefinidos pelo sistema do bla e assim o sistema possa dar razão ou não ao guru que expulsa e assim retirar ou dar pontos? É claro que tinha de haver alguém (o próprio kick ou sheera ou op) a rever a expulsão e assim decidir se a expulsão foi bem ou mal efectuada e assim atribuir ou retirar pontos.
Gurus/registados com mais “poderes”. Quantas e quantas vezes é que se tem de ir procurar por um(a) op a uma outra sala e mesmo assim não se encontra (acontece), Muita gente não conhece os nick’s op’s e quando se procuram… não se encontram… ou não fazem nada. Muitas das vezes o gurus/registados, têm de ficar de braços caídos sem poder fazer nada ao que está a insultar, maltratar. Já aconteceu à sala que frequento ficar a “zero” de nicks por não haver quem expulsasse um guru que resolveu ficar de mau humor.
Na minha tropa existiam os sargentos dia… Não sei se sabem a que me refiro mas… tirando daí a ideia, porque não existir um op dia e um guru dia na vigia das salas…? Uma salinha para estes nicks escolhidos (tirados à sorte) por o sistema e quando algo de mal se passa-se numa das salas, uma mensagem directa do nick que pede ajuda a essa salinha onde se situam os nick’s op e guru dia ou aviso no cartão de vista… op dia ocupado… iria o guru dia até a sala e aí impor ordem na sala. Não seria necessário um dia inteiro ao op ou guru, mas sim apenas enquanto está online não ultrapassando duas horas para não massacrar e correr a vez a todos e se tivesse de sair accionava o sistema de procura de novo op/guru dia que esteja online (presente nas salas)… um aviso no cartão que tinha sido escolhido por o sistema… aceitava ou não…
Ideias boas ou más, aqui estão elas… espero ter ajudado…
Cumprimentos
#20 by BLUR at Junho 12th, 2009
watchman tu falas a minha lingua lol…
mas pk n ser o oficial dia o sargento dia o cabo dia e tb o piquete?
deste uma ideia excelente ..
mas e tudo relativo pk existem nicks registados k teem varios nick e por vezes teem nick pra armar granel.
mas olha k n deve ser facil ser op ou moderador.
pois nao se sabe o k acontece no dia de uma pessoa por vezes as emocoes estao a flor da pele e basta um minino insulto e acontece uma explosao..
#21 by Inkieta at Junho 9th, 2009
Olecas para todos!
Para quem não sabe, ando no Blá desde 2004, trazida por uma grande amiga não virtual, cujo nick mais conhecido aqui é marla.
A que propósito refiro eu a marla aqui? Simples! Muito embora com percursos diferentes, conseguíamos (como tantos outros registados/gurus) criar e manter ambientes de brinde, de concursos, de festa e de gargalhada, em salas diferentes (ela na Aveiro e na Porto e eu na Kamasutra (claro rs!), Aeiou, Aveiro, Porto e, mais recentemente, 30-30 e 40-40, entre outras) e com a participação activa e positiva de variadíssimos nicks. Esta é, de facto, uma das mais-valias do Blá! O permitir a criação de uma verdadeira empatia e de um saudável convívio entre quem se predispõe a isso. Pessoal fantástico e com grande capacidade de se divertirem, de divertirem existe aqui, sem dúvida!
Mas.. (sim, agora, o “mas”) há, de igual forma, muita e tanta gente que não sabe estar e quando se lembram de usar o dedo do pé grande (e a troca é propositada) como “cérebro”, nem sempre corre bem!
A forma de comunicar de muitas destas pessoas fica aquém do que seria de desejar. Fica. Agressividade verbal (desde insultos, passando por vocabulário tido na sociedade como “pecaminoso”, entre tantos outros exemplos) é pão-nosso de cada dia aqui agora. Mas já o era há anos! Desde que cá ando, que tal acontece! Mas também é sabido que a agressividade esconde a total fraqueza e insegurança de quem a pratica. Basta pensar um pouco.
Esta forma de estar é a que tem estado na boca dos “nicks”, que se queixam disto e daquilo. Esquecem a “bela” manipulação, tão ou mais presente do que a agressividade, embora bem menos visível. Quantos aqui não tentaram por esta ou por aquela via menos clara e objectiva atingir determinado objectivo, aqui mesmo no Blá? “Fulano/a x ou fulano/a y sabe isto sobre sicrano e eu preciso dessa informação para poder chegar a ele/a”.
As posturas que tomamos em relação a esse tipo de abordagem são da nossa inteira responsabilidade. Aceitamos sermos manipulados ou não. Aceitamos contar ou não. Aceitamos falar dos outros ou não. Da mesma forma que não é culpa de x ou de y se z sabe da nossa vida! Contamos ou não. Nós decidimos.
(Acho que já me estou a alongar, mas pronto, vou continuar! Rs)
Onde pretendo chegar? O Blá é uma pequena aldeia e a nossa forma de estar vai reflectir-se na forma como os outros estão connosco e isto é verdade em termos globais. Por isso, escolham bem as vossas postura e forma de estar!
Por outro lado, também a nossa forma de lidar com insultos e similares pode e faz, regra geral, a direrença. Cada qual tem a sua consciência. A minha está bem e recomenda-se! A dos outros? Nada como lembrar-lhes como (não) está a deles, sem recorrer a respostas/vocabulário idênticas/o.
Sugestões para o que se considera como sendo o que diferencia o NOSSO Chat de outros chats? Sendo nós todos a fazermos parte dele.. aqui vão:
. Maior assertividade por parte de todos nós;
. Maior capacidade de ler/escrever efectivamente com atenção, o que implica maior capacidade de distanciamento e de objectividade;
. Maior capacidade de gerir as emoções;
. etc, etc, etc..
Agora, passemos às “estrelas”, que “geram” o estatuto de quem por cá anda. Elas não criam qualquer tipo de estatuto, do meu ponto de vista. Ou melhor, o único estatuto que podem efectivamente atribuir é o da responsabilidade de cada um.
É giro fazer convites discretamente ao lado, quando se assume publicamente que não se priva! Não é preciso que toda a gente saiba que se priva (porque todos o fazem mesmo, não é?), mas..
É giro poder expulsar só porque o/a nick/visitante x ou y se está a fazer ao nick z e eu não suporto ver isso..
É giro.. é giro.. e é giro.. É tudo muito giro!
Quanto aos OPS (e reparem que Operadores não tem apóstrofe, ou seja, aquela pestaninha que separa o OP do S!), concordo que, efectivamente, nem todos estão preparados para o serem. Uns, porque têm as emoções à flor da pele; outros, porque pura e simplesmente actuam a seu belo prazer; outros por não terem a capacidade para dialogarem. Utopicamente, deveriam ser escolhidas pessoas que tivessem a capacidade quer de liderança, que de comunicarem efectivamente e às claras.
Lembro-me de ver um OP bastante conhecido que tinha essa excelente capacidade e tenho presente bastantes situações em que era eficaz nos diálogos que tinha com variadíssimos nicks (de ocasião ou não) e com visitantes, que tinham algum tipo de comportamento mais dúbio ou menos simpático.
OPS como este precisam-se.
Outra sugestão?
Fazer o FESTIVAL BLÁ ANUAL, no Pavilhão Ratinha (fiu fiu fiu), com muita música, dança, gargalhadas, alegria e com o Bladimir a contar as suas belas anedotas!
kick e sheera, não me “marretem” por ter quase ocupado uma página! Hoje devo ter acordado inspirada! Rs
Para todos, afins, mortadelas, eteceteras e restantes, um excelente dia! : )
#22 by Inkieta at Junho 9th, 2009
“É giro.. é giro..”, mas eu não considero como “giro” (para que a ideia fique clara rs).
#23 by Chrissy at Junho 8th, 2009
#24 by ti at Junho 9th, 2009
Oh!
Tu disseste:
- ‘Ou seja Ti … os gurus seriam ainda mais penalizados por fazer o que não lhes compete… Moderar…’
Ou seja…….. se tu és guru e achas que não te compete moderar, simplesmente não o fazes.
A minha filosofia está certa!
Estrelinhas há muitas no céu..lol
#25 by MV at Junho 8th, 2009
Apenas dei uma sugestão
quanto aos gurus poderiam ser diferenciados por qualquer coisa como disse o Puma (muito boa a ideia dele), sempre se consegue algo quando verdadeiramente se quer, a mente humana evolui nesse espaço/tempo – razão ou valorização.
Eu não sou nova no blá (embora o meu nick seja de 2004, mas ando à mais tempo aqui), e sei pela vivência tida em anos de várias salas, que …antes de se dar a faceta de guru a todos, havia confusão sim (afinal uma confusãozinha sempre é bem vinda), mas havia mais controle/respeito? mentes diferentes? não sei.
Também sei que a boa convivencia deveria partir de nós, e não de sermos controlados, mas não é isso que se passa e todos sabemos, Por exemplo: aquando do alargamento se usuários da sala, entrando mais pessoas…deveria haver mais vigilância e mais OP por sala (e não me alargo mais).
Quanto ao perder estrelas eu não me importo, se isso puder dar o meu contributo a uma estabilização de acções e palavras em qualquer sala onde esteja.
Poderei dar a opinião errada, poderei expôr ideias não concretizáveis, mas pediram e eu fiz, com um enorme gosto de poder ver as salas do web chat blá, numa brincadeira saudável, numa confraternização plena e porque não? No rir e brincar com alguma discussão (não ofensiva demais), porque isso até faz …como se diz…atiçar o ambiente de todos nós.
Desculpem-me
mas a MV é refilona mesmo.
Um beijo enorme para ti Blur, gostei do que li, afinal isto é mesmo para a troca e partilhas de ideias…Obrigada
#26 by blur at Junho 8th, 2009
concordo ctg mv.
mas agora n depende so aos nicks registados (gurus) controlar o k se paxa numa sala mas sim dos ops pois os famosos visitantes e nicks insultadores ja se tornaram registados e nos simples registados n podemos moderar as salas.
em parte concordo com a perda de pontos ao expulsar eu ja referi desde algum tempo k deviam investigar as expulsoes dos nicks.
e em tempos fui abordado plo kick por ter dito k prefiro perder estrelas e moderar uma sala.
mas sera k vale a pena?
se logo depois entra o mesmo com mais força?
e k perdemos pontos e estrelas e o ambiente mantem se.
abraço
#27 by MV at Junho 8th, 2009
3 coisas boas :
- conhecer novas pessoas
- poder com as nossas palavras acarinhar alguém que esteja doente, triste ou a precisar de apoio
- podermos rir e sentirmo-nos acompanhados quando estamos sós.
3 coisas más :
- a falta de educação de vários nicks
- a falta de confiança, apoio e de resposta do blá para algum OP
- dar os nicks de novo a reincidentes na má educação e no mau ambiente do blá.
3 sugestões
- Não se perder pontos ao expulsar com motivo válido.
- Mais “força” de actuação e de expulsão aos OP
- Tirar-se a extrema facilidade em que um usuário normal se transforma em guru…e criar mais responsabilidade aos que são efectivamente gurus (os que não tiveram as estrelas só pelos pontos),…para mim o ser guru não deveria ser uma benesse facilitada…mas sim conquistada.
#28 by Alexandre (Willy) at Junho 8th, 2009
Muito boa tarde.
Começo por dizer que esta iniciativa de, criar um chat, há 10 anos atrás foi como que, o ‘acender de uma chama’ para muita gente. Gente que por trás de um nome virtual, têm sentimentos, embora muitas vezes se esqueçam disso. Três coisas boas do blá? – O convivio; A oportunidade de expressão e facilidade em se aprender sempre algo.
Três coisas más do blá – A facilidade como ainda hoje, passados 10 anos se dá a volta a quem deveria estar protegido pelo site, isto é os OP’s, pois apenas com o ‘poder’ deles, as salas possam melhorar um pouco de ‘ambiente’; A rivalidade que ainda hoje existe entre OP’s e talvez o mau ambiente criado e gerado, muitas das vezes por ‘visitantes’, em salas pacíficas e a facilidade que estes têm em incutir a desordem.
A meu ver, só um pormenor a melhorar. Não tenho nada contra ‘visitantes’, mas talvez fosse boa ideia, fazer com que eles ‘deixassem de existir’. Uma coisa, é um nick registado usar e abusar das palavras, outra bem diferente e ‘alguém’ que duplamente escondido, se aproveita de ser um local público, e exerce sobre determinadas pessoas uma carga psicologica muito violenta, como já tive, infelizmente, oportunidade de verificar.
Contudo, os meus sinceros Parabéns (ATRASADOS), ao Chat, à sua Equipa, que bem ou mal lá vai levando o barco para a frente e Parabéns sobretudo para a iniciativa de poder fazer com que alguém que possa estar sózinho, por variadissimas razões, possa ter ‘a companhia’ de todos vocês.
Um Abraço. (Willy)
#29 by Mad_Cursor at Junho 8th, 2009
Acabaram os brindes para a meia duzia de “Op’s”, agora ning os ve aqui a opinar…
Actualmente, aparecem mais gurus que nao eram vistos por ca antes… (pena que ainda sao poucos)
Derivado ao tema em questao??
Dà que pensar…
Va la… Façam um Bla de todos para todos!
E acabem com os pseudo-Deuses pf…
#30 by Chrissy at Junho 7th, 2009
Ou seja Ti … os gurus seriam ainda mais penalizados por fazer o que não lhes compete… Moderar…
#31 by ti at Junho 8th, 2009
Ou seja.. Ao não moderares não estás a perder pontos.. logo se achas que não compete a um guru moderar..não estas a ser penalizada!Pois não vais moderar, logo não perdes nada!Se um guru não perder pontos ao excluir é facil por tudo e por nada excluir.
#32 by ti at Junho 7th, 2009
3 coisas boas :
-Perder pontos ao excluir.Assim evita mais excluir sem motivo!
-É um chat nacional!O que é nacional é bom..
-Registo de nicks,podemos ter o nosso proprio nick sem outros o poderem usar.
3 coisas más :
-Alguns Operadores abusarem do poder!E como são conhecidos não lhes é feito nada!:p
-Cookies.. lol
-Publicidade de quem entra no site,deviam ser aceites só links do youtube.. e que pretencem ao Aeiou.
3 sugestões para um Blá melhor :
-Melhorar o blá para certos anti-virus, pois em alguns tem que se “Pausar” A Protecção da Internet,senão fica muito lento.
-Melhorar o sistema de registo de nicks,Alguns exemplos porquê:
O Puma tem o nick “Oh” Registou primeiro que eu, eu registei “Ohh” e foi aceite.
Eu tenho o nick ti, alguém registou tiii e também deu..
Não são completamente copias, mas é quase.
-Melhorar o sistema de kick dos gurus e Op’s.
Porque é muito facil dar a volta a um kick de um Op.
Os gurus deviam poder excluir de 1 a 10 minutos (poderem controlar o tempo) quanto mais tempo se mete mais pontos se perde.
Fiquem bem.
#33 by Chrissy at Junho 7th, 2009
2 coisas boas no bla
As boas pessoas que por cá se encontram
A companhia que faz
2 coisas más
As pessoas de baixa indole que o frequentam
Perder estrelas ao moderar
3 sugestoes
Perder estrelas sim,mas por mau comportamento
O sistema automatico de moderaçao que ja aqui sugeriram,iria impedir que se pudesse escrever certas palavras,que sao compostas por outras,dou um exemplo “computador” lol por isso censurar palavras nao creio ser uma boa alternativa
Mas deixar de perder estrelas,desde que se comprovasse a legitimidade duma expulsão,é uma boa sugestão,os prevaricadores perderiam não só estrelas como o próprio nick se fosse caso disso.
Vedar o acesso aos reincidentes… isso era óptimo.
Um bom domingo a todos
#34 by greguita at Junho 7th, 2009
ir à missa fazer o que?, nem se pode fumar, com medo que calquemos as beatas….
#35 by Sentada_na_Lu@ at Junho 7th, 2009
bom dia……….gente linda—***
#36 by M@ri@48 at Junho 7th, 2009
Ola bom dia a todos.Por muito que lamemte para a sala de Viseu, cointinuar como está, sem ninguém ou alguns disfarçados, será melhor fecha-la. O pessoal desapareceu, porque a sala está constantemente a ser vigiada por pessoas que não tem competência nem a dignidade suficiente, embora tentem passar essa imagem, para o fazer. Há aqui muita gente hipócrita e cínica, que aponta aos outros asneirasm que eles próprios as têm feito, tanbém se fazendo passar por visitantes e sendo nicks registados.
Penso que o kick, devia ouvir e avaliar tudo e todas as informações que lhe são e já foram prestadas e evitar cometer erros com certas informacões que lhe estão a ser prestadas agora. E tenho dito, obrigada.
#37 by ManuGuna at Junho 7th, 2009
Bons dias
mais um dia de alegria amor e tau tau loool
bamos todos á missa,oremos irmãos e irmãs
#38 by Mad_Cursor at Junho 6th, 2009
Voar…
Essa foi de mestre!!
“Agora o pessoal desapareceu…”
Eheh… why?
Serà por nao haver brindes…?
Ou… Falta de coragem de dizerem tanta coisa que esta mal no Bla?…
#39 by gome at Junho 5th, 2009
Haver so pessos registadas na salas , so aceitar dois nicks por pessoa, o bla excluir automaticamente as pessoas ke maltratarem as outras. Jorge_v
#40 by romy at Junho 5th, 2009
o servidor devia de ser melhor e mais rapido muitas vezes encrava
muitas vezes nem se concegue entrar
#41 by Sentada_na_Lu@ at Junho 5th, 2009
Bom dia ,,,,,,gente linda—***
)
#42 by VOAR at Junho 5th, 2009
Bom dia a todos, Agora o pessoal desapareceu….
#43 by Dedinhos at Junho 3rd, 2009
respondendo ao desafio 10. ja muito foi dito, comcordo com o post do puma..mas enfim a responder a questao
3 coisas boas do bla, de entres muitas destaco as verdadeiras amizades virtuais que criei neste chat e posteriormente reais, é um vicio saudavel rsrs e tb pk é o nosso chat
3 coisas más no bla, na minha opiniao perder pontos a moderar a sala, visto que muitas delas nao tem operador, e o tempo do kick ser muito curto… é uma luta tipo david golias em 2 minutos o kikado entra e volta pior,ã facilidade com que quem perde o nick o torna a registar, e o comportamento de certos gurus, e utilizadores
3 sugestoes, ora bem… quem kika por justo motivo, nao devia perder pontos, ou pelo menos os mesmos pontos,, poder ser visivel no cartao do guru ou em qualquer outro sitio informaçoes sobre o nick , tipo os pontos que tem, … quem tiver mau comportamento de seja banido do chat( e uma medida dura mas em outros chats funciona)
bem …muito ja foi dito e explicado aqui nao queria repetir;), vem ai o novo bla bla a ver que mudanças traz, e sempre iremos ter o bla blog aqui para dar sugestoes
um bem haja