Novo Blá: dia zero


Concluída há dias a migração do Blá para novos servidores, chegou a hora do novo Blá.

Há umas semanas, iniciámos o desenvolvimento daquele que será, um dia, o “Blá 5.0″.
Foi decidido fazê-lo de forma gradual, evolutiva, ou seja, não ficaremos 5 ou 7 meses à espera de ver nascer o novo Blá. Traçámos um caminho, com a ajuda das opiniões aqui deixadas pelos utilizadores, e vamos percorrer esse caminho vendo nascer o novo Blá à medida que o fazemos.

Na primeira etapa deste caminho, antes de abordar aspectos funcionais ou estéticos, iremos concentrar-nos em aspectos sociais e comportamentais, procurando resolver aqueles que parece claro serem neste momento os principais problemas da comunidade.

Dentro de poucos dias, serão dados os 2 primeiros passos nesse caminho, com alterações importantes no funcionamento do Blá em dois aspectos:
–> Alteração de comportamento do interface “Quem Está”
–> Alteração de comportamento das falas com links.
O passo seguinte, daqui a umas semanas, trará um novo mecanismo / conceito de registo de nicks.
Segue-se abaixo informação importante acerca destas duas alterações. A vossa opinião é bem vinda e o vosso contributo necessário, poderão fazê-lo em comments a este post.

————————————————————————–
ALTERAÇÕES NO FUNCIONAMENTO DO BLÁ:
————————————————————————–

novo selector de conversa1. Alteração de comportamento do interface “Quem Está”

O novo interface de selecção de falas trará as seguintes alterações:
- deixará de ser necessário clicar na tecla “control” para seleccionar múltiplos utilizadores
- para seleccionar um (ou mais) utilizadores, bastará clicar no seu nome ou na checkbox “Falar” à esquerda (max.3).
- tendo múltiplos utilizadores seleccionados, clicar num deles afecta apenas esse utilizador.
- haverá uma 2ª checkbox, com uma nova função: “Ignorar”
- quando se clica na checkbox “Ignorar”, deixamos de receber as falas do utilizador seleccionado.
- quando se clica num utilizador ignorado, voltamos a ler as falas do utilizador.
- de cada vez que usamos a função “ignorar”, os utilizadores na sala são informados de que estamos a ignorar ou a ler o utilizador seleccionado.

A mais importante destas alterações é a nova função “Ignorar”. Uma vez lançada, iremos analisar o seu real impacto na dinâmica da sala. Tem como principal objectivo dotar os utilizadores de um mecanismo de defesa pontual contra quem “incomoda” e estigmatizar quem o faz. Adicionalmente, será mais uma forma de defesa contra os comportamentos residuais de “spam” que ainda se manifestam ocasionalmente.

2. Alteração de comportamento das falas com links

Dois dos problemas “sociais” com que o Blá se debate são, tal como são conhecidos na comunidade, as “espanholas” e os “paus”. São problemas diferentes, com soluções diferentes.
Para tentar endereçar especificamente o problema das “espanholas”, vai ser alterado o comportamento de injecção na sala de falas com links, da seguinte forma:
- quando uma fala contiver um endereço web (http//..) “desconhecido”, o comportamento normal da fala passará a ser NÃO transformar o endereço em link, isto é, não será “clicável”, dificultando aos utilizadores o acesso ao link e tornando menos “rentável” fazer spam de endereços.
- haverá uma “whitelist de domínios”, isto é, uma “lista branca” de endereços conhecidos considerados “bons”, permitindo que se clique normalmente nos links do YouTube, Hi5, Google, etc…
- haverá uma “blacklist de domínios”, isto é, uma lista negra de endereços conhecidos considerados “maus”, que, se enviados para a sala, trarão consequências “desagradáveis” para quem os envia.

Estas duas listas de endereços conhecidos “bons” e “maus” serão mantidas dinamicamente e actualizadas com a ajuda dos utilizadores. Contamos com essa ajuda, desde já.
————————————————————————–

No primeiro comment a este post, são dadas as primeiras sugestões para as listas branca e negra de domínios conhecidos. Façam o favor de enviar as vossas sugestões para a construção das duas listas, bem como quaisquer outros comentários ou opiniões que achem por bem aqui deixar.

  1. #1 by joão nuno at Fevereiro 19th, 2010

    olá
    caro kick, o meu nome é joão nuno, e venho-lhe dizer que, devido às dificuldades que tenho em socializar no bla por ser invisual, preferia antes a antiga interfase do bla. a única coisa que consigo fazer de momento é ler e deixar mensagens nas salas. vou exemplificar. antigamente, era possível ler-se. joao entra na sala, ou entra joao. e o histórico das conversas. como deve saber, se não o sabe, uma pessoa invisual usa softwares de leitura de ecrã, para poderem usar o pc. mas e agora? gostaria que partisse da ideia que o bla é para todos, não só para quem vê, para quem é dito normal. obrigado.

  2. #2 by Punkas at Setembro 21st, 2009

    Boas kick, eu vim aqui sugerir uma ideia acerca da função “ignorar”. A sugestão é a seguinte, apartir do momento em que um nick fosse ignorado por x nicks, seria automaticamente kickado da sala.
    Talvez evitasse certas situações.
    Cumps Kick

    • #3 by MeninaDoSkate at Setembro 21st, 2009

      Punkas
      Era uma ideia magnífica,mas expulso por pelo menos 30 minutos exp,se prevaricasse,levava com 2h assim acabava-se o verdadeiro pandemónio em determinadas salas :)

  3. #4 by menina_do_red_bull at Setembro 6th, 2009

    Olá kick eu gostava de dar um endereço para colcoar na lista branca do bla! O site de que falo é uma radio online, http://www.radiovertente.com é uma radio que nao contém qualquer tipo de publicidade, é um site onde se pode ouvir boa musica e fazer dedicatorias em directo para as pessoas online. A nossa radio tem tido bastante adesao por parte das salas do bla, nomeadamente sala bar, blitz, espera e coliseu, sendo que até existem locutores das respectivas salas a fazer rádio. gostaria que considerasse o nosso link para a lista branca.Obrigada menina_do_red_bull/ sorrisinhos

    • #5 by kick at Setembro 21st, 2009

      O dominio radiovertente.com foi adicionado à “whitelist” do Blá.

  4. #6 by X_Nights at Agosto 22nd, 2009

    eu sugeri isso porque vi numa sala a brincarem com o “ignorar”
    Um ignorava e atras dele iam uns quantos.
    quem ignora devria faze lo por si proprio e nao porque viu alguem a ignorar essa suposta pessoa.
    daí eu ter sugerido,quanto á eficacia n sei mas
    concerteza seria um serviço mais discreto.
    Mas como diz “faz parte do conceito ignorar”
    se faz parte do serviço prontos:)

    Cumps Kick…

  5. #7 by kick at Agosto 22nd, 2009

    Boa noite, X_Nights
    Por vários motivos, faz parte do conceito do “Ignorar” que quem é ignorado saiba que as outras pessoas sabem que uma dada pessoa o ignorou. Se não for assim, não tem eficácia.

  6. #8 by X_Nights at Agosto 21st, 2009

    Kick uma sugestao…
    Os utilizadores nao
    deveriam ver quem ignora quem,

    so o utilizador que foi ignorado deveria ver

    cumps..

  7. #9 by Inkieta at Agosto 18th, 2009

    Bom dia para todos!

    kick, por alguma razão, o blá tem andado de uma lentidão imensa, ideia que se estende a muitos dos utilizadores.

    Bem que já pedi à minha Piradoquela para te propôr um carregador de pilhas como um dos próximos prémios, mas ela ainda não o fez. :P

    Trincas e afins.

  8. #10 by Regalo at Agosto 17th, 2009

    Como todas as mudanças….acho que cada vez estamos melhor…agora falta conformarmo-nos com as mudanças….abraços

  9. #11 by Basofias at Agosto 14th, 2009

    Parabéns
    Tal como refilo pelo que esta mal também me regozijo quando algo de bom é feito.
    Pois tal como vós próprios o reconheceis, este novo arranjo no blá só peca por tardio, pois aqui lhe deixo os meus parabéns por terem tomado a iniciativa de alguma coisa fazerem quer contribui-se para a melhoria do sistema.
    Embora não resolvas todos os problemas é já um largo passo na caminhada para que esses se vaiam esbatendo e que o blá se vaia assim sendo um ponto de boa referencia e não como vinha acontecendo.
    No entanto estas alterações terão muito mais efeito na sua aplicação, se a par delas as mentalidades de quem esta na supervisão, pois muitos dos problemas que grassam no blá são originados pelos grupinhos de protegidos que vegetam em redor dos ditos Ops, pois o é esse o problemas mais grave de que o blá tem. Convicto que a curto prazo também esses problemas serão sanados, A medida de reduzir o número de Nikes registados é uma das medidas mais louváveis, pois na sua vida civil as pessoas também tem só um nome, porque não deverão de usar só um nik?
    Assim gosto, espero que continuem por este caminho agora iniciado.
    E que os catologados de bons sejam na verdade os bons e que os maus sejam os maus. Que não sejam ludibriados por tendenciosos e falsos dados onde os protegidos continuam impunes fazendo o lixo que lhes é habitual e as vitimas só porque depois de já saturados se permitem um dia desmascarar esses tipo de pessoas. Bem-haja e felicidades para o blá blá e que daqui por 10 anos aqui voltemos para escrevermos mais um louvor.

  10. #12 by NackedEyes at Agosto 11th, 2009

    Há quem deteste ser ignorado… e no preciso momento que vem que alguem lhes faz isso…lança mais achas á fogueira anteriormente inicada. :s

  11. #13 by Tripeira1971 at Agosto 10th, 2009

    kick :

    Prometeo :Ola,Apenas uma opinião. A de não aparecer escrito a acção do script de IGNORAR ou LER na sala. Evitar-se-iam assim comentários escusados. Ninguém precisa de saber se A ignora B. E com salas de 50 pessoas onde ja era dificil seguir conversas acrescentar mais centenas de linhas sem valor não ajuda em nada. Só confunde.De resto parabéns pela iniciativa.Abraços

    Obrigado pela sua opinião, Prometeo, mas discordo. É precisamente o contrário. A essência da função ignorar e a sua eficácia não reside em poder ignorar um utilizador, reside precisamente em que esse utilizador, e os restantes na sala, saibam que decidiu ignorá-lo.

    kick concordo com o Prometeo!!!
    Não me parece necessário saber quem ignora quem… isso é só diz respeito à pessoa que ignora outra.. e realmente evita-se certos comentários :)
    Pense nisso kick… a frase ” A ignora B ” só devia aparecer para o A e para o B. É que é mesmo incomodativo ver essas frases aparecerem!!

  12. #14 by Mc_Solrac at Agosto 7th, 2009

    Alterar a forma de registo dos nicks bla bla bla!

    Mas perdemos os nossos actuais nicks ou sera simplesmente uma situação tal como foi com a entrada dos ” cards ” ?

    Obrigado :)

  13. #15 by Prometeo at Agosto 6th, 2009

    Ok Kick aceito embora discorde. Coloque-se como guru para já nem falar de op numa sala durante duas horitas seguidas.
    Apostinha em como de noite até sonha com o “ler-ignorar”. Vale umas minis?

  14. #16 by kick at Agosto 6th, 2009

    Prometeo :
    Ola,
    Apenas uma opinião. A de não aparecer escrito a acção do script de IGNORAR ou LER na sala. Evitar-se-iam assim comentários escusados. Ninguém precisa de saber se A ignora B. E com salas de 50 pessoas onde ja era dificil seguir conversas acrescentar mais centenas de linhas sem valor não ajuda em nada. Só confunde.
    De resto parabéns pela iniciativa.
    Abraços

    Obrigado pela sua opinião, Prometeo, mas discordo. É precisamente o contrário. A essência da função ignorar e a sua eficácia não reside em poder ignorar um utilizador, reside precisamente em que esse utilizador, e os restantes na sala, saibam que decidiu ignorá-lo.

  15. #17 by Prometeo at Agosto 6th, 2009

    Ola,
    Apenas uma opinião. A de não aparecer escrito a acção do script de IGNORAR ou LER na sala. Evitar-se-iam assim comentários escusados. Ninguém precisa de saber se A ignora B. E com salas de 50 pessoas onde ja era dificil seguir conversas acrescentar mais centenas de linhas sem valor não ajuda em nada. Só confunde.
    De resto parabéns pela iniciativa.
    Abraços

  16. #18 by malita_a_cota at Agosto 6th, 2009

    Bom dia:
    Desculpem lá mas como estas coisas dos chats ainda têm muitos segredos para mim, havendo alterações, perco-me completamente.
    Se falo com um nick e depois quero falar com outro sem continuar a falar com o 1º, ou clico em todos e só depois no 2º nick com qm pretendo falar, ou fico a falar com os dois. Será? Já me aconteceu e não gostei muito. Eu já sou lenta a escrever, assim ainda demoro mais e às tantas os nicks até pensam que eu desisti da conversa. vejam lá isso melhor. Obrigada.

  17. #19 by Angel@ at Agosto 6th, 2009

    Continuando…
    Cada vez que essa pessoa fosse ignorada o Bladimir podia avisar que qualquer frase que ela escrevia a ofender passaria a ser invisivel durante uns tempos..uns minutos..

    Humm…
    Pensanduu..(estarei a ser severa demais?)

    :-) ) eheheh Por vezes passo-me mesmo…aii..aii a minha vida….
    :-) ) Um dia lindo a todos**

  18. #20 by Angel@ at Agosto 6th, 2009

    :-) Kick Bom dia.
    Reparei nas função “Ignorar” e hoje decidi experimentar na salita 50 visto que de manhã estavam já lá dois nicks a dar cabo da paciencia das outras pessoas.
    O engraçado é que “pegaram” por isso e levei porrada..ou seja, sentiram-se ofendidos por eu os ignorar!!!
    Kick.. que acha da ideia de quando se clica na função ignorar, essa pessoa passa a ser mesmo inibida de transmitir frases vingativas para a pessoa que o ignorou??
    :-) ) Por favor pense nisso… senão não vale de nada essa função…

  19. #21 by D@kota_Duo at Agosto 6th, 2009

    Em Certas Alturas, Mais Vale Estar Calado(…)
    Parabéns kick, parabéns Bla AEIOU.
    Continuação a Todos.

  20. #22 by Tripeira1971 at Agosto 5th, 2009

    Pedro31 :ohhh tripas deves sonhar com isso. prudentes? hostalizar? Achas isso mais importante do que os palavreado que existe nas salas , os insultos…venha o IGNORAR… Assim já posso entrar na sala Porto e ignorar metade da sala pk é só mer**…

    O meu mau feitio preferido.. tu sabes que te adoro mas vir logo tu falarno palavreado e insultos na sala??? ai essa memória tão curta
    ehehehheheheheheeheh

    beijocas com muita amizade

  21. #23 by Serenna at Agosto 5th, 2009

    Ser do Sporting é so para quem tem PERSONALIDADE e BOM GOSTO……:)

  22. #24 by Serenna at Agosto 5th, 2009

    Tbm qdo se marca dois nicks pa falar e se desmarca o ultimo q selecionamos…aparece la….q ignoramos a pessoa grrrrrrrrrrrrrrrr

  23. #25 by Serenna at Agosto 5th, 2009

    Os nicks nao ficam em ordem alfabetica komo era:(
    Aii aiiiiiiiiiiiii

  24. #26 by Serenna at Agosto 5th, 2009

    Isso de desmarcar o nick a cada atualizaçoa é mesmo muitooooooooooooooo aborrecido grrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr

  25. #27 by Serenna at Agosto 5th, 2009

    Xiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii
    Num sei naoooooooo a eficacia …..se sera a esperada :(

  26. #28 by Porteiro_D@_Sal@ at Agosto 5th, 2009

    Boa tarde venho por este meio dar os parabéns pela inovação feita nas salas não resolve todos os problemas mas ira certamente atenuar muitos faço votos que continuem assim com novas ideias com os melhores comprimentos Porteiro_D@_Sal@

  27. #29 by Serenna at Agosto 5th, 2009

    Mas ha algo a ser visto…cada vez q a sala atualiza automaticamente…o nick q tinhamos selecionado para falar…é desmarcado…isto é aborrecido.

  28. #30 by Nirvas at Agosto 5th, 2009

    kick tem que mudar e meter aquilo do ignorar, porque fazem spam, ignorando e voltando a receber mensagens dessa pessoa, nao sei como pode mudar isso mas tenho uma ideia, cada pessoa que ignorar outra, so pode voltar a ler essa pessoa passado 5 ou 10 minutos…

  29. #31 by GeniuS at Agosto 5th, 2009

    Boas a minha opinião sobre os endereços mybrute.com
    fica como lista nenhuma
    :)

  30. #32 by kick at Agosto 5th, 2009

    Caros, precisamos da vossa opinião:
    Os endereços mybrute.com/ deve estar na lista negra, na branca, ou nenhuma?
    lista negra: acontecem “coisas más”
    lista branca: aparecem com link – mybrute.com/
    nenhuma: aparece o endereço sem link – mybrute.com/

  31. #33 by Afvallige at Agosto 5th, 2009

    acho as ideias muito boas principalmente a de ignorar so keria deixar aki um link para a “whitelist”

    http://imageshack.us/

    ah outra coisa nao sei se ja foi falado mas axo k cada guru e op deveriam ter acesso a toda a informaçao tipo pontos… lista de amigos… etc…

  32. #34 by Inkieta at Agosto 5th, 2009

    Olecas para todos!

    A inovação sempre se associa ao experimentalismo e, como se costuma dizer, já desde, pelo menos, os tempo da Revolução Industrial, “Necessity is the mother of invention”. Parabéns pelas inovações! Todos nós, utililizadores, testaremos as suas viabilidade e eficácia efectivas.

    Críticas? Acredito que sejam bem-vindas, mas que sejam igualmente construtivas, ou seja, nada como (tentar) apresentar soluções possíveis, à medida que se veja que isto ou aquilo não funcione tão bem quanto seria de esperar.

    Elogios? Bem-vindos igualmente, do meu ponto de vista.

    Agora, uma pergunta, kick. Posso continuar a distribuir “trincas” (já que acho que fui eu que comecei com essa mania na Kamasutra, há uns anos atrás lol) e afins e manter os meus “500″ Ratinha disto e daquilo? :P

  33. #35 by Pedro31 at Agosto 5th, 2009

    ohhh tripas deves sonhar com isso. prudentes? hostalizar? Achas isso mais importante do que os palavreado que existe nas salas , os insultos…venha o IGNORAR… Assim já posso entrar na sala Porto e ignorar metade da sala pk é só mer**…

  34. #36 by Put_A_Smile at Agosto 5th, 2009

    <~ Aiii tao linda que tou :D

    :|

  35. #37 by Put_A_Smile at Agosto 5th, 2009

    Vou ficar sem os meus nicks ? ,_, 8-)
    agradecia que me respondessem :D

    Cumps x)

  36. #38 by Sentada_na_Lu@ at Agosto 5th, 2009

    Credo………avispinhadinha , podes crer que es bem chata.uhuhuh….bj

  37. #39 by Tripeira1971 at Agosto 5th, 2009

    Mais uma vez aqui deixo uma chamada de atenção a todos os utilizadores do nosso chat:
    cuidado quando usarem a ferramenta IGNORAR!!
    Sejam prudentes e não abusem dessa função para hostilizar quem não merece.

    Desculpem estes meus recadinhos, mas é mais forte do que eu

    Beijos para todos da chata da Tripeira

  38. #40 by Tripeira1971 at Agosto 5th, 2009

    GataOlhosAzuis :golo do scp ..bah kick tens mesmo sorte rsrs

    O kick é do sporting??????
    Ahhhhhhhhh???
    Que desilusão…
    kick nunca mais lhe falo e esqueça as minhas sugestões…
    Aqui aplico o primeiro IGNORAR da história do blá ——– IGNORAR »» KICK

    ehehehehhehehehhehehehehhehe

  39. #41 by xuva at Agosto 4th, 2009

    foi nada auto golooooo, e vivó sportinggggggggggg

  40. #42 by Pedro31 at Agosto 4th, 2009

    Obrigado kick por teres me expulsado da sala café… já não basta os ops que tens e tu tb… não admira que eles façam o que fazem…já que tu o proprio fazes….

  41. #43 by D.M at Agosto 4th, 2009

    Mau Mariiiia ! Aiéé .. se voçem voçês .. vai la catar moscas como kick dizia com ratos de tapete (a)

  42. #44 by Sol_@ at Agosto 4th, 2009

    Coitados.. só mesmo com ajuda da equipa adversária.. rsrs

    D.M. :p

  43. #45 by D.M at Agosto 4th, 2009

    Goooooooolozinhoooooo *.* … ihih .. tinham de vir refilar do auto golo , Scp sempre :c

  44. #46 by Sol_@ at Agosto 4th, 2009

    Sorte mesmo.. logo auto-golo.. bah..

    • #47 by GataOlhosAzuis at Agosto 4th, 2009

      bahhhhhh
      ..podes crer

  45. #48 by Serenna at Agosto 4th, 2009

    Mas Kick…a regra dos nicks valera daki para frente?
    E os nicks q ja possuimos? Os perderemos?
    :(
    Grata pela resposta anterior.
    Bjinhu.

  46. #49 by GataOlhosAzuis at Agosto 4th, 2009

    golo do scp ..bah kick tens mesmo sorte rsrs

  47. #50 by quedinhas at Agosto 4th, 2009

    oh kick os nossos mu@s vao akavar???
    puxah e agra??
    komo dou mu@ aos meus miguitos??
    tnh k arranjar um kumprimento fixolas e fofito *:*
    e k tal muahhhhhhhhhh? ou xuakkkkkkkkk fika aki a ideia.. kem souber mais algum k o diga…..
    bjnhs da quedinhas

  48. #51 by j_a_c_k - Pormenor_Magico at Agosto 4th, 2009

    A função “ignorar” será um teste? Poderá o Bla aceitar reclamações diversas de forma a melhorar esse serviço ou retira-lo?

    É que continuo a achar que os Op’s é que deviam agir porque essa ferramenta poderá ser motivo de brincadeiras inumeras nas diversas salas…

  49. #52 by Pedro31 at Agosto 4th, 2009

    dar estrelas a quem se porta bem? loool…. bem ainda á pouco fui expulso na sala café possivelmente por um op que obviamente foi chamado mais uma vez pela pittbull_woman…assim o chat continua a mesma mer** não modifica muito… eu que por incrivel que pareca não disse um sequer palavrão…já estou quase a 1 hora excluido do blá enquanto que continua a insultar nas salas fica lá dentro… querem melhorias? é preciso querer mesmo mas não estou a ver que com esta novas modalidades isso vá resultar . devia era começar por modificar os ops que tem..estou a ficar ultrapassados e com certas atitudes que são de tudo mas não de moderadores de um chat.

  50. #53 by vampirinha at Agosto 4th, 2009

    boa noite ..

    kick, ouvi dizer k iria haver um limite de nicks para cada pessoa… poderia-me explicar como isso funciona ??

    tipo:

    se podemos escolher dentro dos nossos nicks ja registados pk eu tenho alguns da kual gosto mt ….e kual o limite de nicks

    obrigado*************

(will not be published)

  1. No trackbacks yet.